MATO GROSSO DO SUL - Corumbá

Corumbá - MS

   Corumbá é a principal cidade do Pantanal, com uma população de, aproximadamente, 110.000 habitantes, distante 418 quilômetros de Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul e a voltagem é 110 V. A temperatura média é de 28 graus, clima tropical úmido. O município limita-se com sete municípios do Pantanal, com a Bolívia e com o Paraguai. É servida por rodovia asfaltada (BR-262). É Guarnição Especial Categoria A, então tem adicional de 20%. Tem muita influência da pesca e do Rio Paraguai, que enche no verão (vale fazer um passeio de barco e conhecer um pouco do pantanal). Faz muito calor, mas, de noite, dá uma esfriada. Chove quase todo dia (tipo chuva de verão).
Vista aérea 
Serviços: Corumbá possui 23 hotéis; 09 pensões; 05 motéis, 07 pontos de táxi, 10 agências bancárias, 20 lanchonetes, 05 locadoras de veículos, 15 farmácias, 11 postos de combustível, 14 restaurantes e churrascarias, 06 locadoras de vídeos e 02 agências de correios. Possui diversas redes bancárias, entre elas: Banco do Brasil, Caixa Econômica, Bradesco, HSBC, Unibanco e Santander.
Supermercados: PANOFF, FRUTAL (que tá quase falido), um Atacadão e outros mercadinhos.
Transporte público basicamente não tem, poucos ônibus e muita demora. Mas, o transito é tranquilo, a cidade é pequena, não tem engarrafamento. O táxi é mais caro que no Rio de Janeiro.
Tem um aeroporto, com voo diário para a capital, no mesmo horário (Chegada da aeronave: todos os dias, às 13h30, e saída 14h15), e a única empresa é a TRIP.
Tem um terminal rodoviário com as seguintes empresas: Andorinha (passagens para Campo Grande), Cruzeiro do Sul (passagens para Miranda, Bodoquena, Bonito, Jardim e Buraco das Piranhas), Cruceña (passagens para Campo Grande e São Paulo).
PNR: A deficiência no tocante ao atendimento das necessidades de PNR é muito sensível. Existe nas proximidades do 17º Batalhão de Fronteira uma vila com 34 casas e um prédio com 06 apartamentos para St/Sgt. A relação para a fila de espera é normalmente extensa. Os PNR destinados para os oficiais, além dos funcionais, são em número de 24, entre casas e apartamentos, localizados nas proximidades do Cmdo 18ª Bda Inf Fron, no centro da cidade. Estão distribuídos da seguinte maneira: 11 PNR para oficiais superiores - 03 funcionais: Gen Cmt Bda, Ch EM da Bda e Comandante do 17º B Fron. 08 PNR para oficiais intermediários. 05 PNR para oficiais subalternos.
Aluguel: casas próximas ao centro e razoável estão em torno de R$800,00, pra mais.
Hotel de Trânsito: misto, com 8 aparatamentos e do lado da brigada. Telefones: (67) 3232-1617 e 3231-2701 - Fax: (67) 3231-2861
Lazer: não tem shopping, cinema nem bob's ou mc donald's na cidade. Tem uma boate, onde acontecem as festas, casas de pagode (como a do Império), bares e restaurantes (recomendo: Rodeio, Miguéis, Laço de Ouro, Espeto de Ouro e o Gaúcho). Além de alguns festivais que vão para cidade. Tem também clubes, como o Corumbaense, Círculo Militar de Oficiais e Clube Militar de Sargentos e Subtenentes.
Educação: Tem escolas e creches municipais, estaduais e particulares. Escola para criança pequena minha amiga recomendou o JARDIM DOS PIRILAMPOS. As melhores escolas são: ENAM, TENIR, OBJETIVO, SANTA TERESA, CENIC, SESI, nessa ordem (o ensino médio na melhor escola está por volta de 400 reais). Faculdades: Missão Salesiana de Mato Grosso, Faculdade Salesiana de Santa Teresa, Universidade Católica Dom Bosco e um campus da UFMS. Tem Fisk, CNA, WIZARD e BE FIRST de curso de inglês.
Segurança: Por ser fronteira, o que tem mais é roubo de carro e moto, prostituição e crimes ligados ao tráfico de drogas. Mas, em geral é uma cidade tranquila, nada disso é visível.
Saúde: O setor voltado para o atendimento dos militares e seus dependentes é considerado bom. Existe no interior do 17º Batalhão de Fronteira, um Posto Médico de Guarnição (PMGu). É composto pelas sessões de clínica médica, gabinete odontológico, farmácia, laboratório de análises clínicas, fisioterapia e radiologia, que desenvolvem o apoio necessário à família militar na área de saúde. Realiza consultas clínicas gerais, ginecológicas, pediátricas, ortopédicas, cirurgia geral, odontológicas e exames laboratoriais, 24 horas por dia, inclusive com apoio de ambulância. Tem seus serviços complementados pelo Hospital Naval de Ladário, organizações civis de saúde da guarnição e profissionais de serviço autônomos, e em alguns casos seus usuários podem ser encaminhados, também, para o Hospital Geral de Campo Grande. Em Corumbá podemos encontrar, também, o Hospital Beneficiente Corumbaense e clínicas particulares, tais como SAMEC, PRONTOMED, UNIMED, PRONTOCLIN e outras.
Hotel de Trânsito: para oficiais e praças, ao lado da Brigada.
Quarteis18ª Brigada Infantaria de Fronteira e 17º Batalhão de Fronteira.


*AERONÁUTICA
- Quartel: 
DTCEA-CR, no Aeroporto.
- Hotel de Trânsito: não tem.
- Hospital: não tem hospital da Aeronáutica.
- Vila:


*MARINHA: os quarteis da Marinha se concentram na cidade vizinha, Ladário, onde fica o 6º DN.

Fonte: https://www.facebook.com/groups/cidadeinteressemilitar/doc/208309969271665/

12 comentários :

  1. Olá! Sou Sgt DAURO, tenho 3(três) dúvidas sobre MIRANDA-MS e gostaria que algum militar ou familiar pudesse me esclarecer (sobre o Campo de Instrução de Betione-CI BETIONE):
    a) Como funcionam as atividades no dia a dia no Campo de Instrução para militar transferido para Miranda-MS? b) Há PNR disponível para S Ten/ Sgt? c) Se há, quanto tempo em média se espera na fila para ocupar o PNR de S Ten/SGT? Grato
    Marcelo DAURO A. Oliveira- 1º Sgt

    ResponderExcluir
  2. Olá, Alguém sabe informar sobre a fila de espera do PNR para sargento? E se tem internet e sinal de celular no local?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segundo os mais antigos que estão aqui é possível pegar PNR somente no terceiro ano de guarnição. O sinal de internet é oferecido pela operadora Oi e outras empresas locais via
      radio. Sinal de celular é oferecido pelas 4 operadoras.

      Excluir
  3. CRISTINO SILVA DE OLIVEIRA28 de agosto de 2016 às 13:11

    O quartel paga o quê quando encaminha para o Hospital de Campo Grande?

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde!
    O custo de vida é alto em termo de moradia e alimento?

    ResponderExcluir
  5. Qual o tempo de espera na fila do PNR ?

    ResponderExcluir
  6. Boa Noite!

    Qual o valor pago de transferência?

    ResponderExcluir
  7. Necessito do número de telefone celular de empresas ligadas ao comercio de compra e venda de carros de passeio. Se alguém puder me informar. desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia, Pessoal.

    Alguém poderia me informar como está a cidade atualmente? Quanto tempo para ocupar o PNR (Exército)? Qualidade do sistema de saúde público ou como funciona o FUSEX? Qualidade do ensino? Custo de Vida?

    Desde já, agradeço a atenção de todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No caso de praça do EB, se desistir do trânsito, consegue do segundo para o terceiro ano. Caso pegue o trânsito normalmente, os 30 dias, fica três anos pagando aluguel e apenas no quarto consegue PNR.

      Excluir
  9. Olá! Gostaria de saber se a cidade é boa (infraestrutura), se há muitas missões e escala apertada (cmt guarda e sgt dia/ 3º SGT) e se consegue marcar consultas com facilidade.

    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Corumbá, lugar bom de se morá.. vem tranquilo vai ser feliz

      Excluir

O que achou da postagem?
Comente Aqui e não esqueça de se identificar!

(Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog. Se achar que algo seja impróprio ou ilegal, denuncie para a administração.)

* AO COPIAR, DÊ OS CRÉDITOS DEVIDOS.