MATO GROSSO DO SUL - Aquidauana

Aquidauana - MS 

     Princesa do Sul ou Portal do Pantanal, Aquidauana é um município brasileiro do estado de Mato Grosso do Sul que possui mais de 45 mil habitantes. Situada na Serra de Maracaju a 139 km de capital de Mato Grosso do Sul, e 203 km de Bonito (cidade linda, com muitos balneários maravilhosos). Conecta-se ainda com o município de Anastácio através da Ponte da Amizade que cruza o Rio Aquidauana. Juntas, as duas cidades somam mais de 70 mil habitantes, pois parecem ser a mesma cidade de tão perto que ficam uma da outra. Ah, antes que eu esqueça, Aquidauana possui muitos índios. A energia é 110 V. É Guarnição Comum Categoria B, percebendo adicional de 10%.
Vista aérea parcial
Custo de vida: O custo de vida varia bastante. A cidade é pequena , mas tem restaurantes para todos os bolsos, eu gostava muito do Princesa, do Casarão e do Moderna. Apesar da cidade pequena, ela é bem organizada. Lá o pessoal costuma sair bastante, pois tem muitos barzinhos e pizzarias.
Serviços - Bancos: Banco do Brasil, Bradesco, HSBC, Itaú, Caixa Econômica.
Internet:
Telefonia:
Mercados: Possui 3 supermercados, o Princesa, o Nakagame e o Atlântico. Quem quer pode comprar até em Anastácio, pois parecem ser a mesma cidade, apenas uma pequena ponte as separa.
Comércio: Quanto a vestuário, tem pra todo bolso também. Tem lojas bem boas e caras, que vendem marcas, mas tem outras mais acessíveis. Já para móveis, lá é ótimo, pois tem Casas Bahia, Magazine Luisa, Pernambucanas, Gazin. Lá tem um “mini-shopping”(mais precisamente um aglomerado de lojinhas, por nome de Barraquech) que vende uma variedade de objetos trazidos do Paraguai, mas quem puder ir ao próprio Paraguai é bem melhor!!!
Transporte Público: Não possui transporte coletivo. Possui moto táxi e táxi. Lá o pessoal costuma usar bastante bicicleta.
Trânsito: Lá não é nada muito longe, e é bastante tranquilo para dirigir, o trânsito é tranquilo e é fiscalizado.
Rodoviária / Aeroporto: Não possui aeroporto, apenas rodoviária. Quem quer viajar de avião, só indo para Campo Grande. A rodoviária tem ônibus que passa em frente ao aeroporto.
PNR: Os PNRs situam-se ao lado do quartel. Tanto para a vila dos sargentos, quanto para a dos oficiais dá pra ir andando, ou de bicicleta quem prefere. As casas são boas, mas a dos sargentos são 4 tipos de casas, ou seja, 4 modelos e tamanhos diferentes, sendo umas pequenas e outras bem grandes. A dos oficiais, acredito que sejam todas iguais, a fila para pegar pode chegar a 1 ano. Apesar de ser na rua, é bem tranquilo e seguro. O bairro do quartel é bom (bairro Alto). O clube dos oficiais fica vila dos oficiais, já o clube dos sargentos fica mais afastado, sendo que este não tem vínculo direto com o quartel, não pertence ao quartel, tem que ser sócio.
Aluguel: Os bairros mais próximos do quartel são o Bairro Alto (onde fica o quartel), o Guanandi (mas devem preferir morar na parte mais alta, pois na parte baixa tem alagamento) e o Centro. Um pouco mais afastado, fica o Santa Teresinha, mas não é muito distante, dá pra morar lá quem vai para o quartel. Os mais afastados são a Vila Bancária, o Nova Aquidauana (um pouco perigoso), a Vila Quarenta e Exposição. Os primeiros aconselho mais. O aluguel varia entre 400 e 800 reais, sendo que há solteiros se juntam e alugam casas de até 1000 reais. A cidade possui muitos casarões, pois lá tem muitos fazendeiros, principalmente no bairro Guanandi. Também dá para morar em Anastácio, é bom conhecer, eu prefiro Aquidauna, mas muita gente do quartel gosta de Anastácio e, como falei, parece a mesma cidade, são coladas.
Imobiliárias:
Educação: Não possui colégio militar. Possui cursos de língua estrangeira (CCAA), e tem tbm Microlins. Quanto ao ensino infantil, possui Creche Pública, várias escolas públicas, escolas particulares (destaco o Instituto Educacional Falcão, mas tem outras com preços mais acessíveis). Tem também campus do IFMS com cursos técnico de edificações e de informática e graduação em sistemas para internet.
Ensino Superior: Lá possui campus universidade Federal (UFMS - Cursos: administração, ciências biológicas, geografia, história, letras, matemática, pedagogia e turismo) e Estadual (UEMS - Cursos: agronomia, engenharia florestal e zootecnia), e também umas particulares à distância.
Emprego: Não acho bom para emprego. Mas vai da sorte e conhecimento.
Saúde: O quartel possui dentistas e médicos. Na cidade, o FUSEX tem convênio com o Hospital Cassemes, mas não é nada maravilhoso, tendo em vista que a cidade que não possui variedade de especialistas, mas quem precisa de coisas mais avançadas vai para Campo Grande, pois não é muito distante. Lá tem ainda o Hospital Regional e o Funrural. O básico tem em Aquidauana.
Lazer: Possui barzinhos e pizzarias espalhados por toda cidade, mas pricipalmente na Pantaneta, que é uma avenida bastante frequentada pela população. Nos fins de tarde as pessoas fazem caminhadas, e a noite vão tomar uma cervejinha. Lá tem muitas festas, principalmente sertanejas. Tem a Expoaqui, Festival Pantaneiro, no carnaval tem desfiles de alegorias que é bastante interessante, blocos carnavalescos, a Festa da Farinha, uma homenagem ao Nordeste (em Anastácio), tem shows... O município ainda não dispõe de shoppings e/ou cinemas. Uma viagem ao Paraguai se torna lazer, e também os inúmeros e belíssimos balneários que a região proporciona, como em Bonito-MS e Jardim-MS, por exemplo. Com o tempo você vai conhecendo tudo e se apaixonando, podendo desfrutar das belezas até no quintal de casa, ao ver araras e tucanos voando pertinho de você a todo instante. As praças são bem fequentadas a noite, e também as sorveterias, pois lá quando faz calor é bastante quente. Também tem comida japonesa, para quem gosta. Você pode ir passear no Trem do Pantanal, que faz um passeio por dentro da região pantaneira, que vai de Campo Grande à Miranda, não fui, mas dizem que é lindo de se ver e vale muito à pena. Antes que eu esqueça, o melhor lazer do pessoal de Aquidauana é se juntarem com os amigos para tomar tereré, uma erva que se toma com água gelada, e assim pode rolar bons papos com a turma, eu particularmente não gostei da bebida.  A cidade possui vários rios para pesca entre os mais piscosos do país e diversos pontos para safáris fotográficos e passeios ecológicos, no entanto, o rio que dá nome a cidade é o principal deles.
Pontos Negativos: Quando tá época de calor é bastante calor, o tempo fica muito seco, nem um ventilador ajuda tanto. Na época do frio, faz muito frio, tem que preparar bons cobertores, luvas, botas, casacos, cachecóis... Quando chove muito, enche o Rio Aquidauana provocando enchentes, e o pessoal que mora na parte baixa fica alagados. Fica um caos! Mas não afeta toda a cidade, somente a parte baixa. (Não esqueçam de ver isso antes de alugar uma casa, se fica em área de alagamento).
No mais, não é uma cidade violenta, é muito bom pra se morar. É um lugar bastante tranquilo e bem agradável. Tenho amigos que já estão lá há 6 anos e ainda querem ficar mais tempo.
Hotel de Trânsito: O HT é misto, ou seja, o mesmo tanto para oficiais, como para praças. Devem fazer reservas com antecedência. Telefone: (67) 3241-3044 / Fax: (67) 3241-3896 e e-mail: htm-becmb9@hotmail.com
Quartel: 9º Batalhão de Engenharia de Combate ( 9º BECmb). Situado na Rua Duque de Caxias, Bairro Alto. A escala de serviço na época de meu esposo era apertada, mas deve ter melhorado. O quartel tinha muita missão a todo tempo, até porque lá costumam preparar o pessoal que vai para o Haiti, então sempre era puxado. Além de na época das cheias do rio, o exército lá dá todo o apoio no resgate das pessoas.

4 comentários :

  1. Olá. Qual o tempo de espera na fila p casa na vila?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. William,
      para oficiais depende do ano. Ano passado, alguns tiveram que esperar ano para pegar. Esse ano, é provável que todos consigam pegar.
      Para praças, não tivemos a reposta de ninguém que está morando lá.
      Boa sorte!

      Excluir
    2. Olá! Sou Sgt DAURO, tenho 3(três) dúvidas sobre MIRANDA-MS e gostaria que algum militar ou familiar pudesse me esclarecer (sobre o Campo de Instrução de Betione- CI BETIONE):
      a) Como funcionam as atividades no dia a dia no Campo de Instrução para militar transferido para Miranda-MS? b) Há PNR disponível para S Ten/ Sgt? c) Se há, quanto tempo em média se espera na fila para ocupar o PNR de S Ten/SGT? Grato
      Marcelo DAURO A. Oliveira- 1º Sgt

      Excluir
  2. Olá, sua Ten Alu da ESSEX e tenho chances de servir como médica no 9º BEC de aquidauana.
    Gostaria de saber como é o trabalho por lá, o telefone do quartel ou da sessão de saude e se tem como trabalhar no meio civil como médica (sou dermatologista).
    Obrigada!

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Comente Aqui!
Não esqueça de se identificar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog. Se achar que algo seja impróprio ou ilegal, denuncie para a administração.