MATO GROSSO DO SUL - Porto Murtinho

Porto Murtinho - MS

     O município de Porto Murtinho está localizado no sudoeste de Mato Grosso do Sul, região denominada Baixo Pantanal, e faz limite com o Paraguai e com as cidades sul-mato-grossenses de Corumbá (563 km) e Bonito (213 km). A distância até a capital Campo Grande é de aproximadamente 435 km e sua população é de cerca de 16 mil habitantes. É Guarnição Especial Categoria A, adicional de 20%. A voltagem é 110 V, mas pode ter 220 V.
Clima: Possui clima tropical, variando em média entre 10 no inverno e 40 graus no verão.
Custo de vida:
Serviços - Bancos: tem agência do Banco do Brasil, posto do Bradesco e Lotéricas.
Internet:  é via rádio ou velox.
Telefonia: fixo só da Oi. Telefonia móvel tem Oi, Tim, Vivo e Claro.
Mercados:
Comércio:
Transporte Público:
Trânsito:
Rodoviária/ Aeroporto: Tem um terminal rodoviário e o aeroporto mais próximo fica na capital.
Saúde:
PNR
: possui Vila Militar de Oficiais, Subtentes/Sargentos e Cabos/Soldados. Tanto as casas para Oficiais quanto as casas para Subtententes e Sargentos possui sala, três quartos, cozinha, área de serviço, banheiro, quarto de empregada, quintal, jardim e garagem. Já as casas para Cabos e Soldados constituem-se de dois quartos, cozinha, banheiro, área de serviço, quintal e jardim. Nas cassas da vila chegam as 2 voltagens.
Para os oficiais sobre PNR, para os SGT/Sub, se não abrir mão do trânsito, só depois de 1 ano.
Aluguel: A cidade não tem muitas casas para aluguel e também não são muito boas. O preço médio é R$ 600,00.
Educação:
A educação é muito carente, o ensino público é horrível e existe apenas um colégio particular, somente do ensino fundamental.
Emprego:
Lazer
: O Grêmio dos Subtenentes e Sargentos de Porto Murtinho possui uma área de lazer com campo de futebol, piscina, salão para festas e área com churrasqueira. No quartel tem uma academia que pode ser utilizada pelos dependentes também.
Pontos Negativos:
Hotel de Trânsito
: dentro da vila, misto e com 3 apartamentos. Tel: (67) 3287-1330 – (67) 3287-1116.
Quartel: 2ª Companhia de Fronteira. O quartel tem 2 Destacamentos (INGAZEIRA e BARRANCO BRANCO) e 2 Subdestacamentos (Ilha da República e Foz do Apa, de responsabilidade do destacamento de Ingazeira).
Chega-se à Ingazeira por meio fluvial, utilizando-se o Rio Paraguai e depois o Rio Apa, ou por terra, através de uma estrada (com cascalho) de 60 Km; na época de chuvas a estrada fica intransitável para viaturas não-tracionadas em alguns pontos. São 6 PNRs e um alojamento para os solteiros. Não tem escola. Tem um telefone público via satélite e rádio, mas tem internet pra quem quiser levar o seu computador. A energia é 24h por dia.
Atualmente a única forma de chegar ao Dst de Barranco Branco é por meio de fluvial, utilizando-se para isso o Rio Paraguai. Não tem escola, mas a esposa de um militar dá aula em uma sala cedida. São 8 PNRs e mais um alojamento coletivo para os solteiros. Tem telefone público via satélite e internet.
Os subdestacamentos ficam a pouco mais de 60 km da sede da CIA FRON e os militares destacados são voluntários e não podem levar suas famílias. Lá tem telefone público via satélite e estação de rádio. O subdst de Foz do Apa está entrando em desativação e o de Ilha da República tem fornecimento de energia 10h por dia.


*MARINHA
- Quartel: 
Agência Fluvial de Porto Murtinho.
- Hotel de Trânsito
: não tem.
- Hospital: não tem hospital da Marinha.
- Vila:

11 comentários :

  1. Atualmente estou servindo em Porto Murtinho. A cidade tem sim Hotel de Trânsito Misto com 03 apartamentos a reserva é feita ligando pra 2ª Cia Fron (67) 3287-1330. Para os oficiais tem PNR sobrando, para os praças se não desistir do trânsito vai amargar no aluguel um ano.A cidade não tem muitas casas para aluguel sendo o preço médio R$ 600,00. Casas não muito boas. A educação é muito carente, o ensino público é horrível, existe apenas um colégio particular somente do ensino fundamental.

    ResponderExcluir
  2. Nesses destacamentos e sub destacamentos, paga-se 2% ao dia

    ResponderExcluir
  3. Sou esposa de militar e estamos aqui em Porto Murtinho a 1 ano e 3 meses. Se alguem tiver alguma duvida, deixa aki que respondo. Uso bastante esse site e seria ótimo se todos atualizassem as informações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite!
      Todas as informações que você puder nos passar (pode ser aqui nos comentários mesmo, ou por e-mail, se preferir) serão extremamente úteis para completarmos e atualizarmos as informações!
      Muito obrigado desde já!

      Excluir
    2. Já consiguiu pnr? E como é a escala de sv? Para os sgt

      Excluir
  4. Minha encorporação ao Exercito no ano de 1987 na 4ª Companhia de engenharia e combate mecanizada, aonde fiz CFC ,No Parque Regional de Manutenção da 9ª Região Militar em Campo Grande MS .Neste período de quatro anos fui cabo , tive muito ganho na vida militar .Deste este tempo tive a chance de servir em Porto Murtinho por meio de transferência de unidade Seria uma troca com um amigo Ursulino aonde eu iria pra Porto Murtinho e ele viria pra jardim ms .Bom hoje já tarde e o tempo são outros ,.Estive em Porto Murtinho um mês nos dia 04/03/2017 02/04/2017 passei na frente do exercito e veio uma lembrança dos bons tempos da farda .Parabéns cidadãos de Porto Murtinho povo alegre e de fácil comunicação .Hoje moro em Rondonópolis MT sou um servidor publico .Mas tudo o que eu sei aprendi no exercito ,caráter honestidade ,lealdade ,e ter um olho voltado pra natureza .Fica meu carinho a família militar de porto Murtinho MS (Osmar Oliveira) (65) 998123749

    ResponderExcluir
  5. Convivi no Pantanal Mato-grossense de agosto de 1986 a junho de 1990. Esse foi para mim um período de grande evolução profissional e social. O povo Pantaneiro são extremamente hospitaleiro, trabalhador e amigo. Bravo Zulu aos Amigos que deixei na região.

    ResponderExcluir
  6. A guarnição de Porto Mortinho é horrível, sem FUSEx, o atendimento médico por mais simples que seja só em Campo Grande 400Km, a cidade esta abandonada só poeira e buraco o asfalto praticamente não existe mais, o aluguel é caro pelo padrão das casas, o ensino é muito fraco, internet é tão lenta quanto a antiga discada.

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Comente Aqui!
Não esqueça de se identificar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog. Se achar que algo seja impróprio ou ilegal, denuncie para a administração.