RIO GRANDE DO SUL - Porto Alegre

Porto Alegre - RS

           A capital gaúcha tem cerca de 1,5 milhões de habitantes, a voltagem é 110 V e é guarnição comum, não tem  nenhum adicional. Fica a 2h mais ou menos das praias gaúchas e da serra. O DDD é 51.
Clima: tem as 4 estações bem definidas, quando é inverno é frio, quando é verão é calor.
Custo de vida: alto, um dos maiores do país.
Serviços - Bancos: Banco do Brasil, Caixa Econômica, Bradesco, Santander, Itaú, HSBC, Banrisul, NBC, ...
Internet:
Telefonia:
Mercados: Tem várias redes grandes de supermercados, atacados e mercadinhos.
Comércio: muito variado, tu encontra de tudo.
O Trasporte público bom, uma boa frota de ônibus, alguns com ar condicionado, tem as lotações também com ar. Tem ainda o trensurb com estações do centro até Novo Hamburgo, cidade da região metropolitana.
A rodoviária fica no centro com ônibus para todo o estado e país, a maioria, se não todos, cruzam por ela e tem uma estação do trensurb. No Aeroporto Salgado Filho também passa o trensurb.
O trânsito é ruim, muito congestionamento, combustível em média R$ 2,60.
Saúde: é boa, FuSEx funciona muito bem! Tem a Policlínica Militar com todas as especialidades médicas, quando não tem eles mandam para clinicas particulares. E tem o HGPA também muito bom, estavam reformando todo o hospital, o CTI é considerado um dos melhores da América Latina. O SUS que é bastante precário, como de costume.
Aluguel: depende do lugar, a partir de R$ 500,00 pra apartamentos de 1 quarto. A parte Central da cidade é bem cara, mas tem bairros próximos que são mais acessíveis, como Partenon, Santo Antonio, etc.
Imobiliárias: Luagge, Menino Deus, Guarida, Auxiliadora, Credito Real.
PNR: tem PNR, mas são muito poucos, fila enorme para pegar, mais de 4 anos. Contudo, há projeto de construção de mais de 100 apartamentos para praças e para oficiais.
Educação: Possui Colégio Militar que, junto com o Colégio Anchieta são os melhores da cidade. Colégios particulares são bem caros, mas a educação pública não deixa a desejar. Escolas pra crianças indico a Farroupilha, anexa do CPOR, no bairro Menino Deus, que tem bolsas para militares, e a Rainha do Brasil, que tem desconto de 30% na mensalidade pra militar.
Ensino Superior: Tem várias faculdades, tanto públicas como particulares excelentes, tais como: UFRGS, UFCSPA, UERGS, PUC, e várias outras, inclusive a distância. 
Emprego: tem muito, afinal é uma grande capital.
Lazer: Tem muitas opções, para todos os gostos e todas as idades, muitos parques, shoppings, teatros, museus, cinemas, museus, o parque da Redenção lindo, a orla do Guaiba, Usina do Gasômetro, parque Marinha do Brasil, Parcão.
Segurança: É uma cidade um pouco violenta, como toda capital. Pra andar no centro tem que ter cuidado com batedores de carteira.
Pontos Negativos:
Hotel de Trânsito no centro da cidade, misto e com 34 apartamentos. Tel.: (51) 3220-6346, (51) 3228-8733. E-mail: hto@badmap3rm.eb.mil.br
Quarteis: Auxiliadora: HGePACentro1º CTA8ª CSM, BA ADM AP 3ª RM, CRO/3ª RM, CMS, CMDO AD/6ªDE, CMDO 3ª RMCMDO 6ª DE; Cidade Baixa: PMPA; Espírito Santo: 3º B ComFarroupilha: CMPA; Menino de Deus: CPOR/ PA, Cia Cmdo 6ª DE; Santa Tereza: 1ª DL, 3º BPE3ª ICFExSantana: 1ª Cia Gd, 1ª Del SM/8ª CSM; Serraria8º Esd C Mec; Partenon3º RCG, 8º B Log.

8 comentários :

  1. Eu,amo a minha terra .Onde o céu é mais azul e mais estrelado do Brasil e o pôr é mais lindo do mundo.Eu sou Gaúcha de corpo e alma e colorada , "barbaridade". Eu sou guasca de verdade e amo acima de tudo o bom sol da Liberdade. Criei-me ao sopro do Minuano.

    Orlandina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como todo portoalegrense.. o umbigo é tão grande que obstaculiza o horizonte do olhar. Morei seis anos em Uruguaiana e doze em Porto Alegre. Fiz muitos amigos e aprendi a admirar o povo do sul. Mas sinceramente, esse egocentrismo não tá com nada... abcs

      Excluir
    2. Visitei 9 escolas particulares, destas somente 2 ensinam história e geografia no âmbito nacional para alunos até o 4º ano do EF, talvez essa “paixão” seja cultivada desde muito cedo. Não tenho conhecimento das regras para isso mas quando questionei sobre, sempre diziam ser normal e dar para pegar o conteúdo mesmo sendo regionalista. Nem preciso dizer que fiquei com a opção de conteúdo de âmbito nacional já que fazemos parte do país BRASIL.

      Excluir
  2. Na parte de educação existe também o Colégio Tiradentes da Brigada Militar com um excelente ensino.

    ResponderExcluir
  3. https://www.facebook.com/HotelDeTransitoDaGuarnicaoDePortoAlegre?fref=ts

    ResponderExcluir
  4. Alguma novidade sobre a construção de novos pnr's?

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de informações sobre custo de vida e escala dos quarteis?

    ResponderExcluir

O que achou da postagem?
Comente Aqui e não esqueça de se identificar!

(Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog. Se achar que algo seja impróprio ou ilegal, denuncie para a administração.)

* AO COPIAR, DÊ OS CRÉDITOS DEVIDOS.