RIO GRANDE DO SUL - Itaara

Itaara - RS

      Itaara é uma cidade do Rio Grande do Sul, localizada no topo da Serra Geral (região central do estado), a 295 km da capital Porto Alegre e a 14 km de Santa Maria. Conta com uma população de uns 5 mil habitantes, mas o fluxo de pessoas aumenta no verão, devido a quantidade de cachoeiras, balneários e belezas naturais. Aqui é 220 V.
Vista aérea da cidade
Clima: no verão é bem quente, no inverno muito frio, até porque é serra e cercado de vegetação. Enfim, tem as 4 estações bem marcadas.
Custo de vida: imóveis (venda e aluguel) de baixo custo. Todavia, existe uma grande dificuldade em conseguir imóvel para alugar (a grande maioria do efetivo não mora em Itaara, e sim em Santa Maria ou Júlio de Castilhos).
Serviços - Bancos: Banco do Brasil e Banrisul.
Internet:
Telefonia:
Mercados: Tem 4 mercados, alguns armazéns, uma fruteira bem forte e uma feira de produtos coloniais.
Comércio: Existem duas lojas de roupa, presente, academia (fora a academia do quartel que é aberta aos dependentes que moram aqui), salões de beleza, farmácia.
Transporte Público: Tem muitos horários de ônibus, haja vista ser frequente o traslado Itaara-Santa Maria.
Trânsito:
Rodoviária / Aeroporto: Em Santa Maria (20 minutos de carro) tem a rodoviária com os destinos mais variados e aeroporto operando com a empresa Azul.
PNR: Vila de Oficiais e Praças. 5 Casas de Praça, 2 de Oficiais e 1 de Cabo.
Cachoeiras Banrisul
Todavia, a grande maioria é ocupada por QE, então a espera é enorme!
Aluguel: Difícil de encontrar imóvel, e a maioria é chácara. A maioria dos militares mora em Santa Maria (20 minutos de carro). E tem transporte para levar quem mora em outras cidades.
Imobiliárias:
Educação: Escolas municipais de qualidade média. Não tem escola particular.
Ensino Superior:
Emprego: Aqui não existe emprego, só se abrir negócio próprio.
Saúde: Tem posto de saúde (a pediatra é professora universitária - maravilhosa), mas temos o atendimento da dentista e do médico do quartel. E em Santa Maria tem o HGU.
Lazer: Tem bares (lugares para fazer lanche) e sorveteria. Mas o forte é no verão, devido as belezas naturais do lugar, que vira referência no ecoturismo com suas cachoeiras e balneários. Fora isso, um clube social grande chamado SOCEPE e também um clube de golf.
Pontos Negativos: a cidade é pequena, mas isso não impede ninguém de morar em Santa Maria, onde se encontra de tudo... Particularmente, amo morar aqui, mas é porque temos uma vida pacata e badalação não nos faz falta!
Hotel de Trânsito: Em Santa Maria-RS.
Quartel: 13ª Cia DAM, o quartel é maravilhoso, escala tranquila, clima amistoso, transporte gratuito pra quem mora em outras cidades e, segundo meu marido, a comida é melhor que a de muitos restaurantes.


5 comentários :

  1. Parabéns pelo blog, de interesse coletivo da família militar. Nascido no RS e há 15 anos aquerenciado no NE, nem sabia que existia essa cidade. Muito interessante para quem tem que escolher 12 sedes...

    ResponderExcluir
  2. Quem serve nessa Cia tem direito dos filhos serem matriculados no Colégio Militar de Santa Maria

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela organização do site! Na Vila Militar em Itaara os 2 PNR de Oficial já são os funcionais de Comandante e Subcomandante, ou são 2 PNR além de outros funcionais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São 6 (seis) PNR para Subtenentes/Sargentos e 2 (dois) para oficiais.
      O PNR funcional do comandante fica em Santa Maria.

      Excluir

O que achou da postagem?
Comente Aqui e não esqueça de se identificar!

(Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog. Se achar que algo seja impróprio ou ilegal, denuncie para a administração.)

* AO COPIAR, DÊ OS CRÉDITOS DEVIDOS.