RIO GRANDE DO SUL - Itaqui

Itaqui - RS

         É um  pequeno município do Rio Grande do Sul, com pouco mais de 40 mil habitantes. É localizado as margens do Rio Uruguai, fazendo divisa com a cidade de Alvear (Argentina) e próximo à fronteira com Uruguai. Fica a 680 km da capital (Porto Alegre) e a 350 km de Santa Maria/RS. A voltagem é 220 V. É Guarnição Especial Categoria B, com adicional de 10% e tempo mínimo de 2 anos para transferência.
Vista aérea da cidade
Custo de vida: Médio.
Não possui aeroporto. Possui uma rodoviária com viagens diárias e em diversos horários. Para Porto Alegre tem ônibus saindo de Seg. a Sáb. em dois horários (9h e 21h). Se você vem de POA, os ônibus saem de lá ás 21h, duração média de 8:30 de viagem, e você pode comprar também pelo site da rodoviária de POA. De Itaqui você também pode pegar ônibus direto para RJ e outros destinos nacionais.
Transporte Público: Possui uma linha de ônibus, mas ninguém nunca vê. rs... As coisas são bem perto, as pessoas utilizam os "tele-moto" que cobram em média 3 reais pela viagem, independente do destino dentro da cidade.
Trânsito super tranquilo, por mais estranho que pareça as pessoas até gostam de entrar em engarrafamento, rs. É que nos fds as pessoas saem pra dar uma volta no carro e ficam dando voltas na praça, no porto e no parcão (principais pontos de lazer), então quando há transito as pessoas não se incomodam pois estão na verdade passando um pouco o tempo. Gasolina aqui está entre 2,85 e 2,90. Boa opção é abastecer em Paso de Los Libres (Argentina), que fica a 90 km, divisa com a cidade de Uruguaiana-RS, vai com a conta certa de combustível e lá enche o tanque, pela metade do preço no Brasil.
PNR: Oficiais no máximo 1 ano, podendo tem vaga assim q chegarem. Praças conseguem com 1 ano em média.
Aluguel: É um problema. Com a chegada da UNIPAMPA (Universidade federal) a demanda de imóveis cresceu bastante e junto a isso os preços inflacionaram. É tudo pertinho, então não há necessidade de morar nos bairros próximos ao quartel, até porque são bairros mais humildes e onde existem mais índices de roubos e assaltos. O ideal é morar nos bairros Centro, Capelinha, Cidade Alta e Estação. São mais centrais, mais perto ainda de farmácias, bancos, escolas, e etc. Nesses bairros o preço varia entre 500 e 650 reais. Nos Bairros mais humildes, próximos do quartel, se encontra casas de 250 ou 300 reais, mas acho q não compensa.
Educação: É igual no Brasil todo, rs... Mas geralmente as pessoas colocam nas escolas públicas, inclusive pessoas de melhor situação financeira. Ensino razoável mas as escolas são aparentemente organizadas. Tem umas 5 ou 6 escolas públicas e se não me engano 1 escola particular, apenas. Faculdade tem a UNIPAMPA (federal) bem fácil de entrar, mas somente pelo ENEM. Tem também a URCAMP, faculdade particular. Tem CCAA pra quem quer fazer curso de línguas.
Emprego: Um problema! Infelizmente pra esposa trabalhar aqui só se for de vendedora de alguma loja, supermercado, autônomo ou algo parecido. Não tem emprego pra esposas qualificadas.
Saúde: Não possui hospital do EB, mas tem convênio com hospital e clínicas da cidade, inclusive conveniados com a Unimed aqui de Itaqui. Possui os principais especialistas, mas é comum ser encaminhado para São Borja (80 km) ou Uruguaiana (90 km) para consultas mais específicas. Nesses locais existe hospital de Guarnição. Dificilmente você será mandado pra Porto Alegre, eu particularmente não lembro de ter visto alguém que teve de ir além dessas guarnições.
Comércio: Itaqui tem tudo. Farmácias possuem várias filiais dentro da cidade, o que não é comum para uma cidade pequena. Grandes redes de supermercados do RS também estão aqui. Concessionárias autorizadas FIAT, FORD e Chevrolet. Postos de gasolina (BR, Ipiranga, etc...). Bancos temos o BB, Caixa, Bradesco, Santander e Banrisul. Outra vantagem é viajar até Santana do Livramento/RS (300km) e ir no Uruguai comprar eletros e importados pela metade do preço no Brasil (TV, Roupas, perfumes, etc...).
Lazer: Lazer para a família tem os locais públicos como o Parcão, Praça e o Porto, onde o pessoa vai de dia ou a noite, senta pra tomar um mate, conversar, brincar com as crianças, barzinhos, atividade física, etc. Pra quem gosta da noite, além de alguns barzinhos, a cidade tem o Grêmio dos Subtenentes e Sargentos de Itaqui (GSSI), ou apenas "G" como o pessoal costuma chamar. Além da estrutura com piscina, campos de futebol, camping, salão de festas e bar, a noite rola festas, geralmente muito cheio e com preço acessível. Tem também o clube comercial, "melhor" frequentado, digamos assim, pelo preço mais alto dos ingressos. Tem outros clubes também, mas dá bastante briga, não convém citar. O lazer aqui é bem típico de cidades tranquilas, quem vem em família não terá problema. Tem várias academias com musculação, spinning, Artes maciais, jumping, etc...
Hotel de Trânsito: Possui hotel de trânsito, é só ligar com antecedência e agendar. Bem barato, por sinal.
Quartel: 1º Regimento de Cavalaria Mecanizado. Tem bastante operação durante o ano, aqui o pessoal trabalha, quartel de fronteira, mas dentro do esperado! Tem o melhor rancho do exército!! rs. Quartel relativamente tranquilo. 1º e 2º Sgt tiram escala de Adjunto. 3º Sgt tiram guarda do Quartel ou Guarda do Hotel de Trânsito (HTI) e concorrem também como Sgt Dia. Metade mais antiga dos terceiros sargentos tiram guarda do HTI e a outra metade guarda do quartel (25 por 1 em cada escala). Sgt de dia varia por esquadrão, o pior tira 11x1 o melhor uns 17x1. Tudo depende do comando, em 2010 tínhamos 3 formaturas por semana, hoje temos 1 formatura geral por semana, é bem relativo.

2 comentários :

  1. Cidade mais distante de Porto Alegre no RS, pois para ir para la ou vai a Uruguaiana ou vai a São Borja. Apesar da facilidade de ter onibus ate o Rio de Janeiro é muito isolada, são quase 400km de Santa Maria. De aviao só se for a Uruguaiana mais só tem voo para Porto Alegre e passagem muito cara. Cidade boa para quem nao tem filhos ou filhos pequenos (menos de 06 anos) pois o ensino deixa muito a desejar.

    ResponderExcluir
  2. O aeroporto de Uruguaiana no momento está desativado então, a princípio vôos apenas em POA ou então é preciso se deslocar a Santa Maria (de lá saem vôos para POA).
    Exames mais avançados são encaminhados a Santa Maria ou POA.
    Quanto ao lazer é interessante ir a Buenos Aires, Montevideo, e Foz do Iguaçú de carro ou de ônibus. (Buenos Aires - 850km - 300, 00 idaevolta; Montevideo - 700km - 200,00 idaevolta ; Foz - 500 km- 200, 00 idaevolta).
    Quando o peso está baixo vale a pena fazer compras em Passo de los Libres (fronteira com Uruguaiana), inclusive procedimentos estéticos.
    Compras de eletrodomésticos, antenas, etc. Vale a pena ir a Rivera- Uruguai (fronteira com Livramento! )

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Comente Aqui!
Não esqueça de se identificar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog. Se achar que algo seja impróprio ou ilegal, denuncie para a administração.