RIO GRANDE DO SUL - Cruz Alta

Cruz Alta - RS

         De origem luso-guarani, a cidade também acolheu outras etnias. Terra rica para agricultura e pecuária, sede da Universidade de Cruz Alta e da Escola de Aperfeiçoamento de Sargentos, Cruz Alta destaca-se regionalmente como sendo pólo nas áreas de Educação, Saúde e Comunicação Social. Possui cerca de 65 mil habitantes e fica a 336 km de Porto Alegre. É guarnição comum e a voltagem é 220V.
Clima: Agradável na maioria do ano. As estações são bem definidas, mas como a maioria dos militares que passaram por lá em junho, julho e agosto sabem, o frio é intenso, chegando, por vezes, a 0°C, mas nada que um bom agasalho e aquecedor não resolvam.
Custo de vida: é médio para baixo. Vestuário e aluguel talvez sejam os maiores vilões, mas isso acontece em qualquer cidade.Tem bons supermercados, verduras e frutas com excelentes preços e variedades e quanto à moradia, com certeza, se procurar, acha preços bem interessantes.
Serviços - Bancos:
Internet:
Telefonia:
Mercados:
Comércio:
Transporte Público:
Trânsito: Tranquilo, ruas de boa trafegabilidade, bem sinalizadas e o fato da cidade ser pequena, a maioria das coisas dá pra fazer usando ônibus ou ir a pé mesmo.
Aeroporto / Rodoviária: O aeroporto mais próximo fica em Santa Maria (130 km), ou em Porto Alegre (345 km).
Saúde: Tem 2 hospitais, clínicas médicas, antigamente tinha até hospital militar,mas parece que agora tornou-se um posto médico, o HGuCA.
Educação: Possui 1 universidade particular (UNICRUZ), 1 estadual (pólo UERGS), 2 escolas particular de ensino fundamental e médio (Colégio Franciscano Santíssima Trindade e Escola Cooperação), 2 escolas técnicas e várias outras públicas. O ensino é bom e não é necessário sair da cidade pra estudar.
PNR: tem 2 vilas (de oficiais mais centralizada e de praças um pouco afastada do centro).
Aluguel:
Segurança: Por ser cidade de interior, não há tantos crimes, mas ter cuidado nunca é demais. Atualmente, vivemos uma insegurança generalizada! A cidade ainda cultiva os hábitos de interior, mas sair e voltar de madrugada sozinho, ir em lugares pouco recomendados não é aconselhável.
Emprego: Não tem muita oferta não, mas se for graduado com um bom currículo talvez consiga em alguma instituição de ensino. O emprego gira em torno, basicamente, do comércio, hospitais e instituições de ensino.
Lazer: Bem, por ser pequena, as opções de lazer são escassas, mas sei q tem barzinhos bons, 2 danceterias, tinha um shopping,mas pelo que sei,não está funcionando plenamente.Quem é do interior, não costuma frequentar shopping, cinema, mas isso é cultural, os hábitos são outros. Por outro lado, se não quiser ficar em C.A, pode viajar 60 km e estará em Ijuí, onde o agito é um pouquinho melhor, tem boas pizzarias (CA também tem!) e barzinhos, mas se mesmo assim não for o suficiente, pode-se viajar 100 km e ir pra Santa Maria, Santo Ângelo...
Bem, Cruz Alta é uma típica cidade de interior, sem muitos recursos, mas tem um boa qualidade de vida. A cidade tem tudo, boas escolas para os filhos, bons hospitais e com certeza, quem quiser morar lá, será bem acolhido.
Pontos Negativos:
Hotel de Trânsito:
Quarteis: no bairro de Fátima: 29º GAC / AP e BIA CMDO AD/3. No Centro: 7º DEL SM/10ª CSM, CMDO AD/3 e a EASA.

4 comentários :

  1. A cidade de Cruz Alta, é bem isso que esta escrito! é um lugar tranquilo, bom para se morar!o custo de vida que é um pouquinho caro por ser uma cidade pequena sem muitas opções!principalmente para se divertir, não tem muito onde ir, porém tem bastante: restaurantes, pizzarias e cafés; estão tentando reabrir o cinema!em relação a emprego é bem complicado não tem muitas opções,porém tem cidades vizinhas como: panambi que tem bastante metalúrgicas, e ijui com seu comercio mais abrangente, só uma dica para finalizar como toda cidade do Rio Grande do Sul no inverno cruz alta é muito frio é uma cidade que venta muito então a sensação térmica fica bem baixa!!!!

    ResponderExcluir
  2. Solicito informação sobre Bancos e PNR (quantidade, disponibilidade, tempo médio para ocupar). Grato. Sucesso na caminhada militar. Atte, Jorge Luiz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem agência de todos os bancos... bb, caixa, Brad escola, itau e outros... até onde sei para oficiais e suficiente pegando logo na chegada ou no máximo 1 ano... para praças a fila é bem demorada a principio o 29gac tem apenas 5pnr

      Excluir
  3. Boa tarde, tem alguma casa ou apartamento para alugar mobiliado para uma temporada pequena.

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Comente Aqui!
Não esqueça de se identificar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog. Se achar que algo seja impróprio ou ilegal, denuncie para a administração.