RIO GRANDE DO SUL - Dom Pedrito

Dom Pedrito - RS

      É uma cidade no sudoeste gaúcho, na fronteira com o Uruguai e vizinha das cidades gaúchas de Bagé, Santana do Livramento e Rosário do Sul. É localizada a 445 km da capital Porto Alegre e sua população é de cerca de 40 mil habitantes. É guarnição especial categoria B, tem adicional de 10%. Voltagem 220V.
Clima: O clima em Dom Pedrito pode ir de um extremo a outro, no inverno chega a negativar fácil, não neva, mas fica bastante frio, com ventos fortes. No verão é bem quente, sendo Abril e Setembro os meses com mais precipitações de chuva. As chuvas em Dom Pedrito são chuvaradas daquelas, com direto a espetáculo de raios.
Custo de vida:

Serviços - Bancos: Banco do Brasil, Caixa Econômica, Bradesco, Itaú, Santander e Banrisul.
Internet:
Telefonia:
Mercados: tem 4 supermercados de médio a grande porte.
Comércio: A cidade tem alguns bons restaurantes, eu considero particularmente, dois bons restaurantes na cidade, mas isso vai de cada um. Farmácias, salões de beleza, pet shop, academias etc.
Rodoviária/ Aeroporto: Pra chegar em Dom Pedrito só de carro ou ônibus, o aeroporto mais próximo fica em Porto Alegre. De POA tem ônibus com frequência, pela empresa Ouro e Prata, com vendas de passagens pela internet.
Transporte Público: Praticamente inexistente. Tem ônibus urbano que vai pras campanhas, levar o pessoal que trabalha na cidade.
Saúde: 
Existe alguns consultórios particulares, mas não existe um Hospital particular. A Santa Casa da cidade que recebe pacientes em emergência. Se você precisa de uma consulta pelo FuSEx, tem que ir a Bagé marcar no Hospital de lá, tem que ligar antes e se informar qual dia certo para marcação de consulta, pois quem mora em Bagé tem prioridade.
PNR: 
Os pnr são dispostos em dois locais diferentes, tem os mais próximos ao centro da cidade, que são de oficiais e tem os que ficam em frente ao quartel que são para sargentos. Sobra PNR pra oficial, eles ficam disposto em um quarteirão completo com o círculo militar ao centro, sendo assim, todos os quintais tem saída para o círculo. As casas são sobrados com 4 quartos, 2 banheiros, 3 salas, cozinha, lareira, garagem, área de serviço e quintal. Tem pnr menor com 2 quartos, 1 banheiro, lareira, cozinha, sala, área de serviço, garagem e quintal; tem pnr com 3 quartos...enfim, não conheço todos, mas sei que existe algumas diferenças entres eles, só vale ressaltar que todos possuem um quintal bem grande, com grama e árvores, bom pra quem tem cachorros grandes.
Para os sargentos, tem a vila perto do quartel e também algumas casas perto das casas dos oficiais. Não sobra casa, mas a fila não costuma ser grande (gira em torno de 10 por ano), é provável pegar PNR depois de 1 ano.
Aluguel: O aluguel eu julgo caro, pesando o fato da cidade ser bem pequena, mas as opções não são muitas. Na faixa de 800 a 1000 reais, 2 quartos com sala e banheiro.
Imobiliárias:
Educação: Tem alguns colégios públicos e que eu conheça (posso até estar errada) só existe um colégio particular de ensino médio, que chama Horto, é uma escola católica, dirigida por freiras. Não sei especificar a qualidade do ensino. Tem Wizard e CCAA.Faculdade particular, só em Bagé - URCAMP, há um rapaz na cidade que oferece o serviço de transporte para as faculdades em Bagé, muitos pedritenses fazem faculdade em Bagé pois há mais variedades de oferta de curso, principalmente na universidade pública - UNIPAMPA. Em Dom Pedrito, a UNIPAMPA oferece os cursos de Zootecnia,Tecnologia em Agronegócio, Bacharelado em Enologia e Licenciatura em Ciências da Natureza.
Emprego: Por ser uma cidade bem pequena, as opções não são as mais variadas, quem é da área de saúde terá mais facilidade, devido a carência da cidade, mas quem faz o mercado é o profissional.
Lazer: 
O Lazer basicamente é ir a Rivera, Uruguay - 80km (divisa com Santana do Livramento), fazer compras nos free shops, ir ao cinema, uma parada básica no burguer King.
Pontos Negativos: 
Pra mim o maior ponto negativo é o certo isolamento da cidade, por exemplo, se vc precisa de um supermercado aberto ao domingo para uma emergência, vc tem que se deslocar, pelo menos 80km pra conseguir.
Hotel de Trânsito:
não tem.
Quartel: 3ª CIA E CMB MEC (Getúlio Vargas).

2 comentários :

O que achou da postagem?
Comente Aqui e não esqueça de se identificar!

(Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog. Se achar que algo seja impróprio ou ilegal, denuncie para a administração.)

* AO COPIAR, DÊ OS CRÉDITOS DEVIDOS.