RIO GRANDE DO SUL - Bagé

Bagé - RS

     Bagé é uma cidade no interior do Rio Grande do Sul, com cerca de 118 mil habitantes e distante 377 km de Porto Alegre (onde tem o aeroporto mais próximo). A cidade é bem tradicional gaúcha e fica na fronteira com o Uruguai. Guarnição Especial Categoria B, adicional de 10%. A voltagem é 220 V (energia não é tão cara, mesmo usando ar condicionado e aquecedor) e o DDD é 53.
Custo de vida: de médio a alto, levando em conta o tamanho da cidade, claro. Gasolina também é bem cara, comparando com outras cidades do Rio Grande do Sul mesmo. Aluguel também está caro, ainda mais pro tamanho de Bagé.
Clima: uma cidade que vai de um extremo ao outro, ou muito quente ou muito frio.
Serviços - Bancos: Banco do Brasil, Caixa Econômica, Bradesco, HSBC, Itaú, Santander e Banrisul.
Internet: Dependendo de onde você ora, tem acesso a internet da oi, da claro e da Net.
Telefonia:
Mercados: O supermercado o preço não diferencia das outras cidades. As frutas e verduras tem um preço bom e sempre muito bonitas em qualquer época do ano. A única coisa que é muito caro em Bagé é a carne.
Comércio:
Transporte Público:
Trânsito: O trânsito é tranquilo, não tem engarrafamento, só que é estranho, por exemplo, existe um poste no meio das ruas em que o carro faz a rotatória, demora um pouquinho a se acostumar. A cidade não é toda pavimentada, existem três ruas principais que têm asfalto em alguns pedaços, o restante é de paralelepípedo, o centro é todo de pedra e a maioria dos bairros são de terra. A gasolina é uma das mais caras do Brasil, está em torno de R$4,40 e não tem GNV.
Rodoviária / Aeroporto: Tem rodoviária, mas aeroporto só em Porto Alegre, então tem que pegar ônibus até lá (viagem demora cerca de 5 horas). Outra opção é ir para Pelotas, porém lá você só conta com a empresa Azul, que, por não ter concorrência, a passagem é altíssima, e não tem avião todos os dias.
Alugueis: Variam entre 900 a 1600 reais para uma casa simples, sem luxo. Além do aluguel, pagamos uma taxa mensal na imobiliária (que é a de IPTU e de água) que é muito cara. O IPTU de uma casa no centro não custa menos que 1200 reais ao ano.
Só não alugar perto do Arroio Bagé, porque alaga. Jardim do Castelo é o bairro mais caro e mais inseguro de Bagé. Getúlio Vargas é bom, Centro também. A Santa Tecla está crescendo bastante, tem muita casa boa e fica perto de tudo que precisamos.
ImobiliáriasPiragibe.
PNR: Pra sargento demora em torno de 4 anos, e concorrem todos os sargentos, inclusive temporários. Pra oficiais subalternos pega mais fácil se for do MEC, do Blog e QG não tem direito. Só oficial superior que pega PNR.
Saúde: o hospital HGuBA (fica no bairro Castro Alves) é ótimo, os médicos são ótimos, só tem os problemas normais do FUSEX.
Educação: Existem 5 escolas particulares, duas de grande porte a várias pré escolas. Escolas estaduais são quatro.
A maior escola de Bagé e a melhor é Colégio Franciscano Espírito Santo, que vai da Educação Infantil a ao Ensino Médio e foi o 1º lugar no ENEM. E para Educação Infantil é a Modelando Sonhos, Cavalinho de Pau e Jardim Auxiliadora.Ensino Superior: tem federal (Unipampa), estadual (UERGS) e duas particulares: Urcamp e Ideal. Tem ainda o IFSul com cursos técnicos.
Emprego: é ruim, só consegue quem tiver alguém pra indicar e a cidade é pequena e não tem indústrias.
Lazer: tem diversos lugar pra ir dançar, restaurantes, bares, muitas praças. A praia mais próxima é o Cassino, a 230 km.
Segurança: É uma cidade tranquila, não tem muita violência na rua. Mas estão subindo muito os casos de arrombamentos de casas.
Pontos negativos: as ruas não são todas asfaltadas tem muito buraco na rua e pra quem tem carro é péssimo. Como é cidade de interior, não tem muitas opções de lazer, a noite não é muito agitada. Tem também racionamento de água no verão, então casa que não tem caixa pode ficar sem água. Além disso, o inverno é muito rigoroso (em 2016, chegou a fazer 0 graus, com sensação térmica de -5 graus) e dura bastante tempo.
Pontos positivos: cidade extremamente tranquila, não se ouve falar em violência.
Hotel de Trânsito: tem o de Oficiais (do BLog) com 5 suítes; Tel.: (53) 3242-7377 - (53) 3247-4262 /Fax: (53) 3242-7373 e E-mail: 3blog@eb.mil.br. E do GAC, misto e com 4 suítes; Telefax: (53) 3242-8355E-mail: htgac@bol.com.br.
Quarteis: 3º BLog, 3º Pel PE, 3º RCMec, 4ª DEL SM/8ª CSM, 3ª Bda C Mec (todos esses ficam no Centro) e 25º G A C (em Estrela Dalva).

11 comentários :

  1. Uma frase define bem Bagé: Ou esta fazendo um frio absurdo ou não tem agua. Isso dito por moradores da própria cidade

    ResponderExcluir
  2. Alguém pode dizer se emprego lá é fácil ou difícil de se conseguir?

    ResponderExcluir
  3. Emprego na área de saúde é difícil conseguir?

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. O emprego REALMENTE funciona por quem indique.Muitas pessoas formadas,com graduação,pós,etc.. estão desempregadas por não terem oportunidade de ingressar ou precisam se mudar para conseguir algum emprego.Lazeres são restaurantes,bares pois um lugar agradável para passear não há!

    ResponderExcluir
  6. Eu estou pensando em pedir gu esp e corro o risco de cair em Bagé... Eu queria saber se é fácil sair de bagé... Se fico só dois anos e realmente saio...

    ResponderExcluir
  7. Bagé é frio, Bagé é caro, Bagé é longe, Bagé é feio, ruas esburacadas, falta d´água, sujeira pra todo lado, resto de oferenda nas esquinas, legião de cachorros, aluguel fora da casinha para uma cidade que não tem nada para se fazer: ponto positivo: aqui tem paz, mas não tem o resto.

    ResponderExcluir
  8. Alguém que esteja em Bagé consegue atualizar esse post de 2017? Sabe aquela vontade de alguma coisa tenha melhorado?

    ResponderExcluir
  9. Cidade da corrupção generalizada, buracos enormes nas ruas, uma cachorrada sem limite atrapalhando o trânsito, povo mal educado, sujeira espalhada, custo de vida alto, a cidade não têm nada, uma porcaria de cidade. Rio Grande do Sul, uma merda total. A única coisa boa no RS é a serra o resto é lixo.

    ResponderExcluir
  10. Escala de serviço folgada.

    ResponderExcluir
  11. Irei fazer algumas atualizações sobre a cidade. Estou na cidade há 6 meses, já tive inúmeras situações CHATAS!
    Mercado pode ser caro ou mediano, depende. Fruta é caríssimo, carne nem se fale.
    Transporte público é uma vergonha. Aconselho a ter carro próprio.
    Trânsito é ok, um pouco estressante por não ter sinalizações. Costumam chamar de trânsito da índia.
    Na cidade tem aeroporto mas é como se fosse voo fretado, famoso avião tico teco (caro).
    Aluguel varia pois existem kitnet desde 600 reais até 1500 reais.
    PNR:::: fila de praça extremamente longa, cerca de 10 anos. Fila pra oficial não costuma ter. Quando tem, é 2 anos no máximo. Oficial superior sempre tem disponível.
    HGUBA: PÉSSIMO! Quem atende são os Asp que acabaram de sair da faculdade, não existe médico especialista no pronto socorro. Pra marcar consulta é rápido mas se for médico bem específico, não tem, tem que se deslocar pra Pelotas ou Porto Alergre.
    Educação: tem bastantes escolas, inclusive ensino militar. Faculdade existem 3 mas é bom verificar em cada uma os cursos desejados pois é muito restrito.
    Emprego é péssimo, só existe trabalho pra vendedores de loja e assim vai.. Quem tem ensino superior dependendo da área fica difícil.
    Hotel de trânsito: existem dois. Vivem lotados. Bom ligar com pelo menos 2 meses com antecedência para reservar quartos.

    ResponderExcluir

O que achou da postagem?
Comente Aqui e não esqueça de se identificar!

(Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog. Se achar que algo seja impróprio ou ilegal, denuncie para a administração.)

* AO COPIAR, DÊ OS CRÉDITOS DEVIDOS.