PIAUÍ - Picos

Picos - PI

     A população da cidade de Picos atualmente é de 74 mil habitantes. Uma cidade de pequeno porte, cortada pela BR-316 , BR-407, BR-230 (ou Rodovia Transamazônica) e fica muito próxima a BR-020. É uma das maiores produtoras de mel do país. A energia daqui é 220 V. Fica a 330 km da capital, Teresina.
Guarnição Especial Categoria B, com adicional de 10%, sendo que os que estão nos destacamentos ganham mais 2% ao dia.
Vista aérea parcial
Custo de vida: O custo de vida não é dos mais caros. Tem restaurantes para todos os bolsos, o supermercado tenho achado um pouco mais caro ultimamente. A falta de chuva contribui para isso, as safras não tem sido das melhores. Quanto a vestuário, tem pra todo bolso também, desde lojas mais caras até uma feira enorme que fica no centro e faz o centro ficar ainda mais feio e congestionado.
Clima: é bem quente, nunca chove.
Não possui aeroporto, apenas rodoviária. Quem quer viajar de avião tem que ir à Teresina.
Quartel: 3º BEC, situado na BR 316. Sendo que possui destacamentos em Floresta-PE, e Goiana-PE, preferindo morar nas cidades dos destacamentos quem está no trecho. A escala de serviço é tranquila, varia muito de acordo com o número que está na sede, pois há tempos que muita gente está nos destacamentos, então a escala aperta mais. Quem está na sede, se morar na vila está do lado de casa, e se morar na Cohab também, dá pra ir a pé ou de bicicleta, se preferir.
Hotel de Trânsito: Tem tanto na vila dos oficiais como na dos praças também. Ficam situadas nas vilas, juntamente com os clubes.
Transporte Público: Possui transporte coletivo para todos os destinos. Inclusive passa ônibus em frente ao quartel, e também nos bairros que você pode alugar casas, dando acesso ao centro e as universidades. O trânsito é complicado, muita moto desordenada, mesmo em plena BR há crianças pilotando, uma loucura, principalmente no centro. O valor do combustível varia entre 2,60 e 2,90.
PNR: Os PNRs situam-se dentro do quartel, temos que passar pela guarda. A vila é segura, muito tranquila, área livre e espaçosa, ideal para crianças terem liberdade. As casas são grandes, em boas condições. Nas próprias vilas situam-se os respectivos clubes. Ambiente sossegado e reservado para as famílias. Apresentando-se logo há grandes chances de já pegar casas, pois o fluxo de movimentações é grande. Aluguel: Os bairros mais próximos do quartel são o Pantanal, Jardim Natal e Cohab, sendo a Cohab o mais procurado e que oferece mais opções. O bairro é pequeno e simples, possui lojinhas, padarias, mercadinhos. Outros bairros também não são tão distantes, como o Junco, que é movimentado, mas todos simples e de pequeno porte, nada chique. Os aluguéis variam entre 400 e 600 reais.
Saúde: O FUSEX oferece todos os serviços aqui, funciona bem, não é perfeito, há quem encontre falhas diversas. Não tem hospital do exército, mas tem convênios com boas clínicas e bons profissionais. Tem alguns hospitais, e muitas especialidades. Apenas casos raros devem se encaminhados a Teresina ou cidades próximas como Recife e Fortaleza, mas isso para casos necessários. No quartel também há médicos e dentistas.
Educação: O quartel possui um ônibus para levar diariamente as crianças da vila e dos bairros vizinhos, filhos de militares claro, para a escola. O ônibus vai tanto pela manhã, como a tarde. Tem escolas particulares boas para as crianças, localizadas no centro. O preço das escolas variam bastante, podendo escolher o que o bolso permitir. As que mais tem crianças da vila são: IMH (Instituto Monsenhor Hipólito), Machado de Assis e Frei Galvão, mas possui outras também.
Ensino Superior: UESPI e UFPI no bairro Junco com vários cursos, IFPI no bairro Pantanal e várias particulares. Tem também vários cursos profissionalizantes, como SENAI, SENAC, SESI e SEST.
UFPI - Universidade Federal do Piauí - Situado no Campus Universitário de Picos, bairro Junco.
Emprego: oportunidade de emprego vai depender muito da área, de sorte e de conhecimento.
Lazer: Possui barzinhos e pizzarias no centro, além de restaurantes, nada extravagante, mas acessível para nossos bolsos e ambientes familiares. Aqui não tem parques, nem praças bonitas. Para quem gosta de coisas inovadoras não possui nada encantador. Mas se quiser e puder sair tem sim lugares até legais. Há shows sempre, de forró claro! Aqui é Nordeste, e como cada lugar segue sua tradição né? No carnaval que tem vários blocos, com axé. Tem vários clubes, inclusive dois dentro do quartel.
Pontos Negativos: Quem gosta de frio, aqui não existe frio. A cidade possui um centro apertado, feio, quase não tem vagas para estacionar. E possui um trânsito desordenado. Não tem shopping, cinema, não tem praia. O clima é bem quente e seco. Pra quem gosta de lugares badalados e chiques, aqui não tem. Não tem parques, as praças são feias.

21 comentários :

  1. amigo, estou indo para essa cidade, muito proveitosas suas informações. obg, valew mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que te ajudou, Paulo Sergio!
      Ajude mais pessoas comentando das cidades pelas quais passou também.
      Obrigada.

      Excluir
  2. Gostei do seu blog, pois as informações sobre Picos-PI são valiosas para quem pretende morar aí; meu filho talvez vá estudar na UESPI e eu estava garimpando na NET mais informações sobre a cidade, custo de vida, etc. Parabéns ! Sgt Maroel - Feira de Santana-BA.

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado pelas informações, são estes sites de grande ajuda para nós militares e família, parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Gostei dos esclarecimento estou indo para Picos em brve, parabéns pelo site.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo apoio, amigo!
      Espero que sempre possamos ajudar-lo!
      Boa sorte!

      Excluir
    2. A VIEIRA MUDANÇAS ESTARÁ FAZENDO ESSA CIDADE, PEÇA UM ORÇAMENTO www.mudancasvieira.com.br 41-3378-8867 - 9804-86-05 tim

      Excluir
  5. Cidade maravilhosa custo de vida baixo, meu filho nasceu em picos e posso falar s saúde é dez o plano não deixa a desejar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não tem nada de barato aqui... tudo caro e de péssima qualidade!

      Excluir
  6. Alguém que já mora nessa cidade poderia deixar aqui um comentário sobre a cidade,ainda estou na espera se vou morar ai ano que vem. Desde já obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá... Eu cheguei aqui esse ano. Bom não tenho mtas informações mas as que eu tenho espero te ajudar. PNRs estão em mal estado... Mas habitáveis. A cidade não tem mto lazer tem um shopping aqui perto do quartel mas pequeno e um que dizem abrir no final do ano. Mercado aqui acho caro e não tem nenhuma marca conhecida... Mas dá pra comprar... Bom pesquisar! Escolas particulares aqui são excelentes! Aqui tem uma competição entre as escolas particulares pra mostrar qual é a melhor, então com isso quem ganha somos nós né. Aqui o colégio Machado de assis dá desconto para militares. Tem um microônibus que leva as crianças dá vila para as escolas mas é preciso que a criança tenha 6 anos completos. O HT é mto bom... Aqui o clube é mto usado... Se tem filhos dá pra eles terem uma infância mto boa. Em relação a lojas tem de tudo aqui... Tem duas americanas... Lojas de roupas tem várias e sapatos tbm... Mas tem que pesquisar preço. Não compensa comprar com o cartão de crédito pq eles sobem mto o valor dá compra. Lojas de móveis não achei boas. Fusex aqui funciona bem mas cirurgias coisas mais complicadas é pra ir em Teresina que é excelente. Calor... Quente o ano inteiro mas dizem que o pior é de agosto a dezembro. Bancos aqui só do Nordeste,caixa,BB e Bradesco. O Itaú fechou a 1 semana atrás. Só tem em Teresina. Cinema tem no shopping aqui. As ruas aqui tem o asfalto péssimo... Tem crateras não buracos. Mto ruim mesmo. Bom... Espero ter ajudado. Há o pnr de oficiais tem sobrando aqui... De sgt eh que eu não sei mas creio que esteja na mesma situação. E vai sair MTA gente esse ano tanto na dos sgt qt a dos oficiais então vai sobrar mais casas. Há é a internet aqui na vila é a rádio e o máximo que chega é 2m mas é uma internet boa... Dá pra ver Netflix, YouTube... Tudo na boa! Se for realmente vir seja bem vindo e venha de coração aberto!

      Excluir
    2. Outra coisa a acrescentar... aqui tem perereca, escorpião, cobra... se deixar janela aberta de noite as benditas pererequinhas aparecem. Quanto ao escorpião é bom dedetizar a casa de 6 em 6 meses. Eu encontrei 1 na minha casa 1 vez... sempre tampo debaixo das portas da minha casa... janela aqui só fica aberta até as 5. Aqui tem tela nas casas e o quartel tbm dá a tela... mas mesmo assim eu me previno. Cobra na minha casa nunca entrou mas nas dos vizinhos sim... eu sou tão paranoica que eu tampo tudo que é buraco por aqui pra nao aparecer bicho... e não tem aparecido, graças a Deus! Há e é bom tampar os ralos do banheiro... da pia... colocar cloro ou azulim todos os dias ao anoitecer pra nao sair perereca. Não tô querendo assustar ninguém mas a verdade tem que ser dita... pq perguntei uma moça que morava aqui e ela era só elogios... eu perguntava a respeito de bichos e ela me omitiu isso... então pra ninguém se assustar qd for vir já aviso de antemão. Bom essas são as minhas dicas e tem funcionado aqui em casa!

      Excluir
  7. Boa noite, qual o tempo de espera para PNR de sargentos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A maioria dos sgts estão indo embora esse ano... vão ocupar a vila os que estão em espera... isso eu ouvi falar. É bom ligar pra cá pra saber como anda a fila... mas tem bastante casa... se vc der sorte pode pegar logo!

      Excluir
  8. Apesar do clima quente, muito quente, tem uma excelente educação. Para quem pode pagar,se bem que não são tão caras, as escolas particulares são de 1 nível. Povo hospitaleiro e acolhedor. Para quem tem filho em idade adulta, tem um ensino superior, ofertado pelas IES, a saber: Universidade Federal do Piauí,inclusive com curso de Medicina, 1 Instituto Federal, 1 universidade Estadual e 1 particular, sem contar, que existem vário polos de educação à distancia.

    ResponderExcluir
  9. Poderiam me informar sobre curso de enfermagem em faculdade particular, em Picos. Agradeço.

    ResponderExcluir
  10. Tem pnr sobrando? A faculdade e a escola particular é muito cara ? porque aqui no norte Eu pago r$ 800 para o meu filho que faz terceiro ano. Qual é o melhor bairro para morar perto do quartel um bairro nobre que não tenha muita bagunça.

    ResponderExcluir
  11. Aqui não tem nada de povo hospitaleiro não. Tem é gente sem educação. É o costume deles. Quente pra burro. Colégio particular mto bom. O melhor é Machado de Assis. PNR Oficial pega assim que chegar. Pra SGT vai ter fila pq saiu MTA transferência pra cá. Vai abrir um trecho no Maranhão. Creio que mtos dos recém chegados vão pra lá. Casa pra alugar não vão achar casas boas. O bairro mais perto é COHAB. Mas casas aqui é comum ter escorpião. Mtos animais peçonhentos. Custo de vida alto... Luz o olho da cara. Tá abrindo o Açaí Atacado aqui então o preço dos mercados devem baixar. Cinema tem, shopping um que é uma porcaria. Cultura machista onde pra ser macho tem que encher a cara e trair a mulher. Bom é isso que eu tenho pra dizer daqui. Quem gosta de Picos é picoense.

    ResponderExcluir
  12. dois shoppins ja possue.... assai atacadista e atacadão tbm chegaram na cidade... cidade top das tops

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem como falar mais coisas sobre a cidade e fila de pnr?

      Excluir
  13. A infraestrutura da cidade é péssima! O calor é insuportável, tipo aquele igual no deserto que vc “o chão tremer de seco”… a Vila militar em comparação a outras cidades é simplesmente mórbida, sem vida!!! Pouca iluminação, não é bem cuidada! Pouquíssimo eventos familiares! O custo de vida é muito bom, os aluguéis são acessíveis, porém é muito difícil ou quase um milagre achar uma casa para alugar, e a estrutura das casas são bem antigas. Tem um shopping, Atacadao e Assaí… o lazer tem uma avenida bem movimentada com alguns restaurantes… o povo muito mal educado, ignorante mesmo, e as mulheres da cidade simplesmente dão encima do marido sem nenhum pudor, pura baixaria!

    ResponderExcluir

O que achou da postagem?
Comente Aqui e não esqueça de se identificar!

(Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog. Se achar que algo seja impróprio ou ilegal, denuncie para a administração.)

* AO COPIAR, DÊ OS CRÉDITOS DEVIDOS.