PERNAMBUCO - Olinda

Olinda - PE

      Olinda é uma cidade pernambucana localizada na Região Metropolitana do Recife e é Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade. Possui uma população de cerca de 400 mil habitantes e a voltagem é 220 V. Olinda é considerada cidade dormitório, pois a maioria trabalha, estuda e faz tudo em Recife que é bem perto (8 km de centro a centro). Recife é capital, portanto cidade grande e tem todas as deficiências de cidade grande, mas tem um ótimo comércio e você encontra TUDO e de todos os preços.
Sé de Olinda
Custo de vida: de médio a alto. Por estar na maior região metropolitana do nordeste algumas coisas são caras, mas encontra-se tudo pra todos os bolsos. Tem Atacadão, ótimo pra fazer compra de mês.
Clima: verão o ano todo, não faz frio. No meio do ano as chuvas ficam mais intensas, perigoso pra quem mora em barreiras, principalmente nas favelas.
Serviços - Bancos: Banco do Brasil, Caixa Econômica, Bradesco, HSBC, Itaú, Santander e Banco do Nordeste.
Internet:
Telefonia:
Mercados:
Comércio:
Trânsito: Infernal nos horários de pico. Sair da cidade de manhã e retornar no final da tarde é um exercício de paciência.
O transporte público é feito por ônibus. Tem 3 terminais na cidade onde não se paga a passagem pra mudar de ônibus.
Aeroporto/Rodoviária: O aeroporto dos Guararapes fica no outro extremo da cidade do Recife, mas ainda assim não é tão longe (acredito que não chegue a 30 km).
Saúde: FuSEx é tudo no HMAR, em Recife no bairro Boa Vista, não é muito longe.
Aluguel: relativamente caro, média de 800 reais para apto, de 2 quartos. Os melhores bairros são: Jardim Atlântico (melhor devido às escolas), Casa Caiada, e Bairro Novo. Existem bairros mais afastados, como Rio Doce e muitos outros de periferia, que é desvantajoso morar lá.
PNR: Tem algumas casas dentro do GAC. Mas parece que a fila pra sargentos é de 7 anos.
Educação: Na cidade há várias escolas, você escolhe pelo que pode pagar. As mais conceituadas são Imaculado Coração de Maria (média de R$400,00 ensino fundamental) e Escola Cantiga de Ninar (cerca de R$250,00 educação infantil). Mas, você consegue achar pela metade em certos bairros. Há Colégio Militar em Recife, onde a maioria dos filhos de militares estudam, pois dá pra ir tranquilamente todo dia. 
Faculdade na cidade só tem particular, mas tem a UFPE, UFRPE, IFPE e UPE na capital.
Tem um campus do IFPE em Olinda, mas só tem os cursos técnicos de Artes Visuais e Computação Gráfica.
Emprego: A maior quantidade é encontrada em Recife por ser capital e bem maior que Olinda, obviamente, porém existem muitos locais para se trabalhar dependendo da sua área. Existem hospitais para quem é da área de saúde, concursos públicos para os correios, prefeitura, expresso cidadão, cartórios e afins, existem também escritórios de arquitetura e engenharia, loja de móveis planejados, além de construções nas zona de verticalização elevada e moderada. O comércio é rentável dependendo da localização e de um estudo de viabilidade do que se deve investir. Bares e restaurantes na orla aumentam cada vez mais, em bairros mais populares como Rio Doce e Ouro Preto o comércio pulsa bastante nos seus centros.
Lazer: Olinda tem uma cultura riquíssima, bem caracterizada pelo seu carnaval e pelo Alto da Sé. A paisagem da Sé é maravilhosa e a tapioca de lá é sem igual! Além disso há vários bares (excelentes mariscos), restaurantes, praia e Recife cheio de coisa do ladinho.
Pontos negativos: a cidade tem uma certa violência sim, por ser região metropolitana (não dá nem pra perceber que é outra cidade). Mas o pior é o trânsito, como é cidade dormitório, os horários de pico de ir e voltar são infernais.
Hotel de Trânsito: de  oficiais, bem difícil de conseguir.
Quarteis7º Grupo de Artilharia de Campanha (bairro Ouro Preto), 14ª Bateria de Artilharia Antiaérea (bairro Jatobá) e 3ª Divisão de Levantamento (bairro Guadalupe).

Fonte: https://www.facebook.com/groups/cidadeinteressemilitar/doc/196653763770619/

4 comentários :

  1. Péssima postagem, ou bastante desatualizada. Pra começar Janga é um bairro de Paulista e não de Olinda!! Saúde na área militar eu não sei mas de interesse público existe o tricentenário, fora postos de saúde, uma UPA na pe-15, tem também hospitais particulares como o Esperança e Hapvida.
    "Faculdade na cidade só tem particular, mas tem a UFPE, UFRPE, IFPE e UPE na capital." Já existem uma unidade do IFPE em Olinda.
    É caro viver em Olinda? No sítio histórico, realmente, mas muita gente esquece que Olinda é beeeem mais que isso, só conhecem o centro e a orla.
    Emprego: A maior quantidade é encontrada em Recife por ser capital e bem maior que Olinda, obviamente, porém existem muitos locais para se trabalhar dependendo da sua área. Existem hospitais para quem é da área de saúde, concursos públicos para os correios, prefeitura, expresso cidadão, cartórios e afins, existem também escritórios de arquitetura e engenharia, loja de móveis planejados, além de construções nas zona de verticalização elevada e moderada. O comércio é rentável dependendo da localização e de um estudo de viabilidade do que se deve investir. Bares e restaurantes na orla aumentam cada vez mais, em bairros mais populares como Rio Doce e Ouro Preto o comércio pulsa bastante nos seus centros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pela colaboração, Erisla.
      Já acrescentamos que há IFPE em Olinda, retiramos que Janga é em Olinda e colocamos suas observações acerca de emprego.

      Excluir
  2. Rio doce não é um bairro ruim para morar não, moro a 14 anos, tem quase todo tipo de comércio, várias escolas particulares e boas, tem diversas padarias e mercados, lojas de roupas, calçados e afins, exite também o terminal de Rio doce que tem ônibus pra tudo qualquer canto (integração com o TI PE15) existe vários tipos de casas ou apartamento para aluguel com variações de preço, o maior bairro de Olinda, existe praças de lazer e o campo de futebol de biai, biblioteca pública, igrejas e estão terminando de construir a UPA de Rio doce. Violência existe em qualquer lugar, independente se for região metropolitana ou não...

    ResponderExcluir
  3. Olá, gostaria de saber como está a cidade atualmente em termos de segurança, aluguel e PNR para sargentos. Obrigada!

    ResponderExcluir

O que achou da postagem?
Comente Aqui e não esqueça de se identificar!

(Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog. Se achar que algo seja impróprio ou ilegal, denuncie para a administração.)

* AO COPIAR, DÊ OS CRÉDITOS DEVIDOS.