PIAUÍ - Teresina

Teresina - PI

       Teresina é a capital do Piauí, mais conhecida pela cajuína, que é uma bebida tipica da cidade. Tem cerca de 830 mil habitantes, a voltagem é 220 V. De Teresina para Luis Correi que é uma cidade praiana, são 380 km com estradas boas, mas muito curvilíneas. É guarnição comum categoria B, tem adicional de 10%.
Clima: é muito quente e seco com temperatura de quase 40º na época do BRoBRó que é a mais quente.
Custo de vida: O custo de vida é baixo comparado as outra capitais, tem grandes redes de supermercado como o Pão de Açúcar, Hiper e Comercial Carvalho, em relação a alimentação, considero os preços ótimos ainda em relação a outras capitais.
Tem um aeroporto situado na região norte que é pequeno, mas que consegue suprir a demanda. E uma rodoviária que faz intermunicipais e estaduais com preços de acordo com a distância.
Transporte Público: Em The, tem várias empresas de transporte público, saindo de todos os bairros e passando pelos principais pontos da cidade, a passagem não é cara, mas é padronizada, o que dificulta muito, pois não compensa pagar o mesmo valor e percorrer uma distância usual minima. A gasolina tem preço bom, 2,30 l, álcool 1,80 e o diesel 2,00 o litro.
PNR: A Vila de Oficiais e Praças são localizadas proximas aos quartei.As casas do centro são conjugadas. As da zona norte são maravilhosas, grandes, bem acabadas, espaçosas...tenho fotos da casa que morei, é linda...Tem muitas casas, o tempo médio de espera na fila é 3 a 4 anos praças e minimo de 1 ano oficial.
Aluguel: Melhores bairros são Marquês pela localização, Ilhotas ... O valor depende do tipo de imóvel, apto é bem mais caro, mas é mais seguro. Casas são entre 650 a 1.200 reais.
Saúde: O FUSEX é um...tem um posto médico que encaminha para outras clinicas, as consultas são por agendamento. Tem na cidade dois hospitais de grande e médio porte e 3 maternidades publicas.
Educação: O ensino público não é de qualidade...mas indicaria a escola Simões filho, pois foi reformada em geral. Escola particular temos o Dom barreto conhecido nacionalmente pela colocação em concurso, ENEM e etc... O Colégio das Irmãs, Diocesano, Anglo...Valores variam a cada ano, mas são acessíveis se você pensar em qualidade de educação, vale a pena pagar. Infelizmente não tem Colégio Militar. Temos a UFPI e UESPI que são públicas e várias particulares com todos os tipos de cursos.
Emprego: As oportunidades depende muito da formação, o melhor é tentar passar em concurso ou seletivo. As áreas de educação, saúde e segurança do trabalho e engenharia são as que tem mais oferta.
Lazer: Temos o encontro das águas, a curva do são paulo, 2 shoppings, vários clubes com ações para militares...Muita carne de sol e cerveja gelada.
Hotel de Trânsito: Tem um para oficial e um para os praças, ambos no 2º BEC.
Quartel: Tem o 2º BECnst, 25º BC e a 26ª CSM, todos no Centro. O 25 é muito bom nas escalas, tem missões remuneradas...o 2º tem escala mais apertada, não tem muitas viagens daí não tem dinheiro extra...mas para quem gosta, tem muitas festas para os militares e familiares.
Pontos Negativos: o calor vai atrapalhar um pouco, o pouco lazer também, mas nada que uma cajuína gelada e um ar condicionado não resolvam.

9 comentários :

  1. Minha terrinha querida!!! Qualquer informação, estarei disponível!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. joelma, vc poderia fornecer informações de como está Teresina hj?

      *aluguel de casas proximo ao quartel
      *lazer

      Excluir
    2. Aluguel é caro sim
      Escola indico Inec
      Tem desconto para filhos de mulitares
      Lazer para criança é muito carente
      O calor DOI no juizo
      As criancas sofrem com criseDe garganta por conta do tempo seco
      As pessoas são fechadas, difícil de fazer amizade fora do ciclo dos militares
      Passei 3anos e não me adaptei
      A praia é longe, Luiz correia e tudo caro.

      Excluir
  2. tem mais lazer em Teresina :tem a lagoa do norte,tem a novo poticabana q fica em frente ao Teresina shopping,no mês de junho tem o tradicional evento q os folguedos tem muita comidas tipicas,dança,quadrilhas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora tem também o espaço da cidania
      Um novo parque ,muito lindoas não aguentam ficar mais q meia.hora
      Por conta do calor cartigante

      Excluir
  3. Teresina é uma excelente cidade mas para quem é de lá, pois o aluguel e caro (PNR para praça esquece) a energia (essencial para ligar o ar-condicionado) e muito caro, e os colégios são excelentes (particulares) mas também tem o seu preço.
    Já vi vários colegas se aventurarem (querer conhecer o nordeste) é se arrependerem não pela cidade (pois e excelente) mas quando junta calor (e olha que você tem que conhecer o calor de Teresina antes de ter referência no que você acha que conhece sobre cidade quente!) + tempo pagando aluguel (Principalmente o praça velho pois a média e de quatro a cinco e olha lá!) + colégio de criança + praia ser longe (principal atrativo nas capitais nordestinas) +quartéis nervosos (meus amigos feios de engenharia nem se fala risos)...etc
    Por isso não aconselho a aventura se você não é de lá!!
    Abraço espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de obter informação dos dias atuais em Teresina.. teria alguém ?

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde. Cheguei na cidade ano passado...estou gostando.O custo de vida é mediano comparado a outras cidades de passei, bem mais barato que as cidades do sul. Claro que se você tiver filhos na idade escoar a história muda, já que que seus custos serão maiores. O fusex funciona bem aqui, praticamente todas a principais clínicas e hospitais atendem pelo plano. A educação privada também é excelente, só não sei informar na rede pública como é. Em relação a entretenimento tem 2 shoppings grandes e 1 pequeno, parques arborizados, restaurantes etc. As pessoas não são receptivas como dizem por aí, claro que não vou generalizar, mas a maioria não é não.Em relação a aluguel os valores variam de acordo com a localidade, a zona leste por exemplo tem tudo, postos de gasolina, supermercados, farmácia em toda esquina, bancos, clínicas, etc. Os valores do aluguel de apartamentos variam de 800,00 para cima fora o valor do condomínio, nessa região é mais barato alugar ap do que casa.

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde, com é a situação nos dias de hoje:
    Fila de PNR?
    Escala pra 3° no 25 e no BEC?

    ResponderExcluir

O que achou da postagem?
Comente Aqui e não esqueça de se identificar!

(Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog. Se achar que algo seja impróprio ou ilegal, denuncie para a administração.)

* AO COPIAR, DÊ OS CRÉDITOS DEVIDOS.