PERNAMBUCO - Jaboatão dos Guararapes

Jaboatão dos Guararapes - PE

    Jaboatão faz parte da região metropolitana do Recife, e é uma cidade muito grande, indo do litoral até a zona da mata. Fica entre o Recife (a 18 km) e o Cabo de Santo Agostinho, região de muitas praias e próximo à Ipojuca, onde tem o complexo industrial portuário de Suape, que abriga muitas indústrias e muitas estão em construção, inclusive está sendo construída a refinaria de petróleo Abreu e Lima. É guarnição comum e a voltagem é 220 V.
Vista da orla da cidade
    A cidade está mudando muito por conta de muitas obras que estão sendo feitas. Como falei anteriormente, fica muito próxima de Recife, o limite dos dois municípios é bem perto do aeroporto. Dá pra fazer tudo na capital, o único problema é o trânsito, bem intenso nos horários de pico. Por aqui passam importantes rodovias, a BR 101 e a BR 232, que liga a capital até o município de Araripina, onde vai sair de PE, se transformar na BR 316, passando pelo Piauí, Maranhão, até chegar em Belém/PA.
Clima: é quente e úmido, segundo o site da prefeitura. Mas é seco, comparado às cidades realmente úmidas (só depois de morar em Belém que notei isso). Calor o ano todo, com temperaturas mais amenas de junho à agosto, onde chove um bocado.
Custo de vida: Tem uma grande variedade de supermercados e feiras livres. Inclusive foi feita uma grande feira livre em Prazeres (perto da prefeitura), o Mercado das Mangueiras. Acho o custo de vida bem acessível, inclusive estranhei muito quando saí de lá. Frutas abundantes, muita variedade de verduras. Tem o shopping Guararapes, que é bem pequeno, mas tem grandes lojas e um supermercado, o Hiperbompreço. Próximo tem o Atacadão e o Assaí, pra quem gosta de comprar em atacados. Tudo isso fica próximo à praia de Piedade. Na parte mais central de Jaboatão tem muitos supermercados e feiras livres também, mas a situação é um pouco precária.
O aeroporto é o de Recife, mas que é bem perto, inclusive dá pra chegar de metrô pela linha sul.
Transporte Público: Existem 2 linhas de metrô, a mais recente, que liga a estação Recife à zona sul (passa por boa viagem e vai até o bairro de Cajueiro Seco, que é do lado da praia de Piedade) e a linha de Jaboatão Velho. Ônibus existem muitos, que vão até Recife e alguns até o Cabo. É como nas grandes cidades, em horários de pico, ônibus cheios e trânsito. Mas dizem que está um pouco melhor com o término de algumas obras e a frota de ônibus está sendo renovada.

PNR: existe uma vila de casas dentro do quartel. São 3 PNR para Oficial Superior, 08 PNR para Cap/Ten e 22 PNR para subtenentes e sargentos.
Aluguel: Os melhores bairros, sem dúvida são Piedade e Candeias, que são nas praias, tem muitos ônibus e as melhores escolas. Porém ficam longe do quartel. O quartel fica em Socorro, bairro do centro de Jaboatão. As casas tem um preço mais acessível, porém muitos não gostam de morar nessa parte da cidade, alegam que são casas mais velhas. Porém desconheço essa área, então não informo com certeza. Aluguéis se encontra de R$500 até muito caros dependendo da área.
Educação: O ensino público de Jaboatão não é bom. Porém como fica muito perto de recife, dá pra estudar nas escolas de lá, onde inclusive tem colégios públicos integrais muito bons. O Colégio Militar é o de Recife, e os melhores particulares são o Colégio Souza Leão, onde o ensino médio é da rede Positivo e o Zuleide Constantino, ambos em Candeias. Faculdades existem muitas particulares (FAPE, Faculdade Metropolitana são as que eu consigo lembrar). E as públicas em Recife.
Emprego: Jaboatão sofreu uma invasão de profissionais pra trabalhar em Suape, porque foi uma grande necessidade de mão-de-obra e os que haviam em PE não eram suficientes (hehehe) Eu mesma comecei a trabalhar lá e me formei correndo pra poder assinarem minha carteira. Área de construção é muito bem vinda, mas é pra trabalhar em Recife e em Ipojuca.
Saúde: o hospital que atende é o HGeR, no centro de Recife.. Existem muitas clínicas particulares, e a rede pública está sendo restauradas pelo atual prefeito.
Lazer: Existem muitas opções de lazer, muitos barzinhos e restaurantes na orla, indo até Boa Viagem. Tem o shopping, as praias, lugares pra dançar... além disso, dá pra se divertir em Recife sem precisar se deslocar muito...  Sempre saíamos pra comer e gastávamos cerca de R$50 reais (o casal), mas ainda dá pra sair mais barato. No carnaval mesmo, ia e voltava de ônibus, com pouco dinheiro e conseguia me divertir bastante. Sempre tem coisas diferentes pra fazer.
Quartel: É o 14° Batalhão de Infantaria Motorizado.
Hotel de Trânsito: não tem.
Pontos Negativos: É uma cidade muito grande, o que se vê é muita discrepância entre os bairros. Morei na parte do litoral, e é um bom lugar. Porém quando se "entra" mais na cidade, se vê muita bagunça e descaso. A educação é bem ruim, muita gente prefere colocar suas crianças em escolas particulares ou da públicas de Recife. Até um tempo atrás chamávamos a cidade de "Jaburacão dos Guararapes", pela má qualidade das pistas e asfaltos, o que está tentando ser consertado, mesmo assim a situação ainda é ruim. O trânsito muitas vezes tira do sério, mas por depender muito de Recife. Porém, como Recife será uma das sedes da copa, e muita obra está sendo feita, acredito que terá melhorado bastante em alguns anos.

Um comentário :

O que achou da postagem? Comente Aqui!
Não esqueça de se identificar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog. Se achar que algo seja impróprio ou ilegal, denuncie para a administração.