PERNAMBUCO - Jaboatão dos Guararapes

Jaboatão dos Guararapes - PE

    Jaboatão faz parte da região metropolitana do Recife, e é uma cidade muito grande, indo do litoral até a zona da mata. Fica entre o Recife (a 18 km) e o Cabo de Santo Agostinho, região de muitas praias e próximo à Ipojuca, onde tem o complexo industrial portuário de Suape, que abriga muitas indústrias e muitas estão em construção, inclusive está sendo construída a refinaria de petróleo Abreu e Lima. É guarnição comum e a voltagem é 220 V.
Vista da orla da cidade
    A cidade está mudando muito por conta de muitas obras que estão sendo feitas. Como falei anteriormente, fica muito próxima de Recife, o limite dos dois municípios é bem perto do aeroporto. Dá pra fazer tudo na capital, o único problema é o trânsito, bem intenso nos horários de pico. Por aqui passam importantes rodovias, a BR 101 e a BR 232, que liga a capital até o município de Araripina, onde vai sair de PE, se transformar na BR 316, passando pelo Piauí, Maranhão, até chegar em Belém/PA.
Clima: é quente e úmido, segundo o site da prefeitura. Mas é seco, comparado às cidades realmente úmidas (só depois de morar em Belém que notei isso). Calor o ano todo, com temperaturas mais amenas de junho à agosto, onde chove um bocado.
Custo de vida: Tem uma grande variedade de supermercados e feiras livres. Inclusive foi feita uma grande feira livre em Prazeres (perto da prefeitura), o Mercado das Mangueiras. Acho o custo de vida bem acessível, inclusive estranhei muito quando saí de lá. Frutas abundantes, muita variedade de verduras. Tem o shopping Guararapes, que é bem pequeno, mas tem grandes lojas e um supermercado, o Hiperbompreço. Próximo tem o Atacadão e o Assaí, pra quem gosta de comprar em atacados. Tudo isso fica próximo à praia de Piedade. Na parte mais central de Jaboatão tem muitos supermercados e feiras livres também, mas a situação é um pouco precária.
O aeroporto é o de Recife, mas que é bem perto, inclusive dá pra chegar de metrô pela linha sul.
Transporte Público: Existem 2 linhas de metrô, a mais recente, que liga a estação Recife à zona sul (passa por boa viagem e vai até o bairro de Cajueiro Seco, que é do lado da praia de Piedade) e a linha de Jaboatão Velho. Ônibus existem muitos, que vão até Recife e alguns até o Cabo. É como nas grandes cidades, em horários de pico, ônibus cheios e trânsito. Mas dizem que está um pouco melhor com o término de algumas obras e a frota de ônibus está sendo renovada.

PNR: existe uma vila de casas dentro do quartel. São 3 PNR para Oficial Superior, 08 PNR para Cap/Ten e 22 PNR para subtenentes e sargentos.
Aluguel: Os melhores bairros, sem dúvida são Piedade e Candeias, que são nas praias, tem muitos ônibus e as melhores escolas. Porém ficam longe do quartel. O quartel fica em Socorro, bairro do centro de Jaboatão. As casas tem um preço mais acessível, porém muitos não gostam de morar nessa parte da cidade, alegam que são casas mais velhas. Porém desconheço essa área, então não informo com certeza. Aluguéis se encontra de R$500 até muito caros dependendo da área.
Educação: O ensino público de Jaboatão não é bom. Porém como fica muito perto de recife, dá pra estudar nas escolas de lá, onde inclusive tem colégios públicos integrais muito bons. O Colégio Militar é o de Recife, e os melhores particulares são o Colégio Souza Leão, onde o ensino médio é da rede Positivo e o Zuleide Constantino, ambos em Candeias. Faculdades existem muitas particulares (FAPE, Faculdade Metropolitana são as que eu consigo lembrar). E as públicas em Recife.
Emprego: Jaboatão sofreu uma invasão de profissionais pra trabalhar em Suape, porque foi uma grande necessidade de mão-de-obra e os que haviam em PE não eram suficientes (hehehe) Eu mesma comecei a trabalhar lá e me formei correndo pra poder assinarem minha carteira. Área de construção é muito bem vinda, mas é pra trabalhar em Recife e em Ipojuca.
Saúde: o hospital que atende é o HGeR, no centro de Recife.. Existem muitas clínicas particulares, e a rede pública está sendo restauradas pelo atual prefeito.
Lazer: Existem muitas opções de lazer, muitos barzinhos e restaurantes na orla, indo até Boa Viagem. Tem o shopping, as praias, lugares pra dançar... além disso, dá pra se divertir em Recife sem precisar se deslocar muito...  Sempre saíamos pra comer e gastávamos cerca de R$50 reais (o casal), mas ainda dá pra sair mais barato. No carnaval mesmo, ia e voltava de ônibus, com pouco dinheiro e conseguia me divertir bastante. Sempre tem coisas diferentes pra fazer.
Quartel: É o 14° Batalhão de Infantaria Motorizado.
Hotel de Trânsito: não tem.
Pontos Negativos: É uma cidade muito grande, o que se vê é muita discrepância entre os bairros. Morei na parte do litoral, e é um bom lugar. Porém quando se "entra" mais na cidade, se vê muita bagunça e descaso. A educação é bem ruim, muita gente prefere colocar suas crianças em escolas particulares ou da públicas de Recife. Até um tempo atrás chamávamos a cidade de "Jaburacão dos Guararapes", pela má qualidade das pistas e asfaltos, o que está tentando ser consertado, mesmo assim a situação ainda é ruim. O trânsito muitas vezes tira do sério, mas por depender muito de Recife. Porém, como Recife será uma das sedes da copa, e muita obra está sendo feita, acredito que terá melhorado bastante em alguns anos.

7 comentários :

  1. quanto tempo demora pra conseguir PNR de sgt?

    ResponderExcluir
  2. Olá!Eu morei em Socorro, Jaboatão, nos anos de 1966 e 1967. Meu pai era sargento na epoép e servia no 14°BI.Morávamos na vila militar, que era separada do quartel pelo rio Jaboatão.Já procurei informações sobre a vila no Google, mas não encontrei nada. Alguem pode me informar se ela ainda existe? Irei a Recife dentro de alguns dias e pretendo visitar os lugares da minha infância:o quartel, a vila, o cassino dos sargentos e o Convento Medalha Milagrosa, onde estudei.

    ResponderExcluir
  3. Alguém em Jaboatão em 2020?

    ResponderExcluir
  4. Para quem servirá no 14 BIMTZ:

    O batalhão fica localizado na parte velha de Jaboatão dos Guararapes, que por sinal é bem esquecida. No centro mais próximo ( 10 min de carro) tem agências bacárias ( Bradesco, Itaú, BB, Caixa), uma agência dos Correios, mercados, feira, farmácias, escolas, lojas diversas (americanas, magazine luiza, casas bahia, lojas tropical) entre outros. Pra resolver coisas do dia a dia resolve. Para lazer não há nada perto, só o clube mesmo. Para ir a shoppings, bons restaurantes e pontos turísticos é necessário ir para Jaboatão "novo" ou Recife, o tempo de carro para chegar gira em torno de 1h.

    O clube de sgt/st fica praticamente em frente ao batalhão e é um bom lugar para aproveitar o fds com a famíla, possui quadra, parquinho, piscina e área de churrasqueira. O clube de oficiais fica dentro do Batalhão.
    Em frente ao quartel há uma padaria, uma igreja católica, uma praça, um restaurante simples que possui uma boa pizza, 2 escolas municipais, metrô, ponto de ônibus.

    Para alugar casas não há muitas opções, mas perto do batalhão ( 15 min a pé) tem um conjunto habitacional da MRV, tipo minha casa minha vida, com aptos pequenos, mas q possui certa segurança e área de lazer com piscina, parquinho, campo de futebol e área de churrasqueira.
    Conseguimos pegar PNR com 1 ano. As casas são antigas, mas atende bem. Normalmente possuem 3 quartos, sala, cozinha, 1 banheiro, lavanderia, garagem e um bom quintal. Morar na Vila é um sossego!

    SAÚDE: Há um hospital do EB em Recife, mas para marcação de consultas e exames é difícil, pois o sistema é muito burocrático e nem sempre há vagas para todas as especialidades disponíveis lá. Porém, ainda não é um dos piores, haja vista os hospitais públicos da região. Para chegar ao HMAR de carro leva-se em torno de 1 hora.

    O trânsito é bem intenso, típico de cidade grande, e a área que se localiza o batalhão tem fluxo lento o dia todo.

    BATALHÃO: BFAX
    Escalas de serviço para 3° SGT:
    Sgt de dia +- 13 folgas;
    Cmt gda/Patrulha ao batalhão/ Patrulha ao parque histórico = +- 22 folgas e ainda concorre a patrulha ao CIMNIC 1 vez ao ano. Pela escala do comando, rodam 2 sargentos por dia (1 cmt da gda, 1 cmt da patrulha ao batalhão e uma vez na semana patrulha ao parque histórico, a qual, concorrem todos os batalhões da guarnição Recife/Jaboatão). Grande possibilidade de realizar o estágio de Caatinga : 3 a 4 estágios por ano, sendo 2 de adaptação e operação (+- 4 vagas por estágio) e 2 somente de adaptação (1 pelotão com 1 oficial, 4 sgts, e soldados do efetivo profissional).

    Perto da cidade fica localizado Porto de Galinhas (50 min), Maragogi-AL (2h30min), João Pessoa-PB(2h), além de várias praias lindas ao redor. Uma pena as praias de Jaboatão e Recife possuírem tubarões.

    ResponderExcluir
  5. Olá, gostaria de saber como está a cidade atualmente em termos de segurança, aluguel e PNR para sargentos. Obrigada!

    ResponderExcluir

O que achou da postagem?
Comente Aqui e não esqueça de se identificar!

(Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog. Se achar que algo seja impróprio ou ilegal, denuncie para a administração.)

* AO COPIAR, DÊ OS CRÉDITOS DEVIDOS.