PARANÁ - Ponta Grossa

Ponta Grossa - PR

     Ponta Grossa é uma cidade de médio porte localizada no centro do estado do Paraná, distante 103 km da capital Curitiba (em torno de 1h10min de viagem), com uma população de cerca de 320 habitantes. É guarnição comum e a voltagem é 110V.
Vista aérea da cidade
Clima:
Custo de vida: médio.
Serviços - Bancos: Banco do Brasil, Caixa Econômica, Bradesco, HSBC, Itaú e Santander.
Internet:
Telefonia:
Mercados: tem uns preços ótimos, tem grandes redes aqui. Tem também o ATACADÃO que tem preços maravilhosos para comprar em quantidade. Não falta opção, tem umas 5 grandes redes aqui com vários mercados espalhados pelos bairros.
Comércio: Tem também aqui academias com aulas legais e musculação por 50 a 70,00, academias de artes marciais e natação.
Trânsito:
Transporte público: aqui é por sistema de terminal, aqui o transporte público não é bom, ninguém gosta muito, não tem qualidade e a passagem de ônibus: 2,60.
Rodoviária / Aeroporto:
PNR: muito difícil de pegar, fila para sargentos passa de 08 anos! Mas estão construindo dezenas de casas novas, tanto para sgts como para oficiais. Vale lembrar que o quartel fornece a carta fiança para as imobiliárias, que fica no lugar do fiador e aqui todas aceitam, é bem fácil de alugar.
Aluguel: nos bairros próximos aos quartéis, cerca de 400 a 600 reais casas com 2/3 quartos. O bom aqui é que a maioria das casas são em condomínios e são novas porque o projeto Minha Casa, Minha Vida está bombando. Esses condomínios são baratinhos, 50/70/100,00 mais ou menos. Tem certos condomínios que nem cobram taxa. Se quiser morar no Centro da cidade, vai desembolsar cerca de 500/700,00 mais 150/200,00 de condomínio (aqui o centro da cidade é mais nobre, rs). Os quarteis ficam próximos ao Centro, cerca de 10 minutos, aqui é tudo perto.
Educação: Aqui tem um CEFET e os colégios públicos desde a creche até o 9º ano são muito bons, tranquilos e de qualidade. Tem também escolas particulares, católicas, evangélicas, normais... preço de R$ 280,00 para pequenos até R$ 600,00 e pouco para os maiores. Tem o SENAC para cursos técnicos e outros cursos profissionalizantes espalhados pela cidade.
Ensino Superior: tem a UEPG, que é estadual e a UTFPR, que é federal; e 6 faculdades particulares.
Empregos: O Paraná tem muito boas oportunidades de trabalho pra quem é qualificado! Vim pra cá já concursada e nunca fiquei sem trabalho público (sou fonoaudióloga). As prefeituras, mesmo as menores, oferecem bastantes vagas.
Saúde: aqui por não ter hospital do EB, o FUSEX oferece as guias para consultas e para emergências é só ter a carteirinha do FUSEX e chegar no Hospital Bom Jesus que eles atendem, depois vem descontados 40,00 mais ou menos. Cada consulta descontam 12,00. O problema aqui é que os médicos são super demorados, você marca hoje e só tem para daqui a 3 meses em média. Já particulares, consulta média de 170 a 200,00. Para as mulheres, ginecologistas e obstetras apenas homens. Aqui tem UTI neonatal, maternidade, tudo certinho, para as gestantes. Quanto a exames, o FUSEX é conveniado com quase todas as clínicas aqui, é ótima essa parte de exames.
Lazer: aqui tem 2 shoppings, um pequenininho e um médio. Para quem vem de cidade grande, vai estranhar porque os shoppings tem uns 2 ou 3 andares no máximo, rs. Mas tem grandes lojas tipo Marisa, Centauro, Polishop, Riachuelo, Renner, tem Mc Donalds, Bobs, Burger King. Aqui as churrascarias são super baratas, cerca de 16,90/17,90 o rodízio. As pizzarias são ótimas, cerca de 17,90 o rodízio, tem restaurantes mais tradicionais com música ao vivo, inúmeras boates, barzinhos, mas aqui só toca um tipo de música: SERTANEJO. Tem também clubes de piscinas naturais com toboáguas, espaço para churrasqueiras, para tomar sol e você paga cerca de 10 a 20 reais para entrar e pode levar carne para churrasco, bebidas desde que não alcóolicas, etc. Tem também as cachoeiras da cidade que são super limpinhas e você não paga nada para entrar, outras você paga um valor simbólico, tipo 4 reais.
Pontos negativos: no começo é bem difícil de fazer amizades, o povo é bem fechado, mas depois vai melhorando.
Hotel de Trânsito: do BIB, para oficiais, com 4 suítes e dentro da Vila Militar. Tel: (42) 3219-8188 –  E-mail: hotel13bib@hotmail.com
Quarteis: 13º Batalhão de Infantaria Blindado (bairro Uvaranas), 25º Pelotão de Polícia do Exército (bairro Oficinas), 3º Regimento de Carros de Combate (bairro Contornos), Comando da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada (Centro) e Esquadrão de Comando da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada (Oficinas).

Fonte: http://www.facebook.com/groups/cidadeinteressemilitar/doc/260094210759907/

18 comentários :

  1. Bom dia! Preciso de informações atualizadas sobre a cidade, pois meu esposa foi transferido e estamos de mudança. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia. Atualizando as informações a cidade é muito boa, tem tudo que você precisa e está muito próximo de curitiba. Tem muita variedade nos preços, tem o barato, o caro e o caríssimo. Aluguel está um pouco alto, pra quer morar próximo ao 3 RCC não existem muitas opções, para o 13 BIB já há mais imóveis disponíveis. Transporte público é bom,nos horários de pico complica um pouco ,mas nada de alarmante. Lazer tem muitas opções, muitos bares e pizzarias, lugares com comida mexicana, japonesa, chinesa etc... bem diversificado, fica próximo a Carambeí onde tem um parque histórico contando a história da imigração da região, e possui casas de tortas de todos os tipos., tem o Parque vila velha (arenitos moldados com vento) cachoeiras, tem rotas rurais em itaiacoca (distrito, existem passeios coletivos para foz do iguaçú, curitiba etc. o hotel de trânsito para praças é uma comedia. Educação as escolas municipais e estaduais são quase tão boas quanto as particulares. Para quem é qualificado profissionalmente existem muitos empregos, muitos, estão sempre inaugurando novas industrias no comércio é um pouco menos. PNR é muito ruim de pegar, para quem é do 3RCC como é um dosmelhores quartéis de cavalaria o pessoal não vai embora e não desocupa o PNR, temos tb muitos QE's em PNR aí já sabe. Este mês começam os voos regulares da azul aqui, o aeroporto foi reformado e já está operando. No geral comparando à outros lugares do brasil é uma ótima cidade,o que você não encontrar aqui está proximo em curitiba, pista dupla (pedágio) chega rapidinho.

      Excluir
    2. Olá! E a questão do clima?Faz frio praticamente o ano inteiro mesmo?

      Excluir
    3. Boa noite.
      O ano inteiro não. Mas o inverno costuma ser bem rigoroso, com temperaturas chegando a zero grau ou até mesmo negativas. Mas habitualmente em épocas de frio mantem-se entre 3 e 6 graus as mínimas e máximas até uns 14 a 18 graus.
      No verão não passa de 30 graus.

      Excluir
  2. Parece ser uma cidade agradável. Penso em breve morar aí. Vou me formmar em biblioteconomia mas não sei se aí é uma área bem requisitad ou de oportunidade de trabalho.

    ResponderExcluir
  3. Cidade excelente, em constante crescimento mas ainda com jeito de interior, realmente tem td, menos de 2 hrs de Curitiba, maioria das escolas municipais excelentes, Estaduais deixam a desejar. Muitas indústrias oferta de trabalho em todas as áreas. Quartéis muito bons, PNR realmente demora, mas devem sair novos imóveis, já tem projeto. Transporte publico médio. Universidades Publicas muito boas, bairros próximo ao 13 bons e tranquilos com muitos imóveis para locação. Criminalidade existe mas o índice de violência e baixo, pessoas andam tranquilas nas ruas, mexem nas bolsas, distraídas no celular, basta ser prudente. Educação no transito já melhorou mas ainda deixa a desejar. Custo de vida médio, muitas opções. Infelizmente não tem colégio militar. fusex aceito em três grandes hospitais e varias clinicas particulares, pra minha família foi excelente, nenhuma dificuldade com guias e ate cirurgias foram liberadas rapidamente. No geral cidade excelente

    ResponderExcluir
  4. Bom dia. Alguém pode dizer como é a oferta de empregos na área de saúde? Mais precisamente enfermagem.

    ResponderExcluir
  5. Olá, como está a questão de pnr pra oficiais? Ja fizeram mais casas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, boa tarde.. Ainda não saíram mais casas para oficiais. Estão para construir mais prédios. Um já saiu esse ano mas para as praças.

      Excluir
  6. Olá, alguém poderia comentar sobre emprego na área comercial? E na área estética?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apesar de ter bastante comércio, mulheres de militares tem sentido um certo receio em conseguir uma vaga, por serem de fora. Mas há vaga sim e muitas insistem e conseguem trabalho.

      Excluir
  7. Tem previsão de construir um Colégio militar na cidade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A cidade conta com 4 colégios civico militares

      Excluir
  8. Existe essa possibilidade, mas ainda não saiu nada do papel. O que houve de evolução foi a votação para a construção da EsSa aqui, que tem grande chance de sair do papel.

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde, como tá a cidade hoje em dia? E Valor médio de aluguel?

    ResponderExcluir
  10. Construiram novos PNRs? Como está a fila atualmente

    ResponderExcluir
  11. Vou tentar atualizar algumas informações e tentar ser o mais preciso possível. Espero ajudar. Sirvo aqui em ponta grossa desde 2016.
    A população passou para 355.336 (2020 o último senso)
    É guarnição comum e a voltagem é 110V.
    Clima: Confortável e equilibrado
    Custo de vida: médio.
    Serviços - Bancos: Banco do Brasil, Caixa Econômica, Bradesco, HSBC, Itaú e Santander.
    Internet:Copel, ampernet, oifibra, entre outras
    Mercados: ATACADÃO, MAXATACADISTA, tem 5 grandes redes aqui com vários mercados espalhados pelos bairros.
    Comércio: Tem também aqui academias com aulas legais e musculação por 80 a 130,00, academias de artes marciais e natação.
    Trânsito: Levemente complicado mas apenas em horários específicos.
    Transporte público: aqui é por sistema de terminal, aqui o transporte público é bom,valor de 4,00
    Rodoviária / Aeroporto: Possui rodoviária bem localizada e aeroporto de porte médio com voos da empresa Azul e poucos destinos.
    PNR: fila para PNR é de cerca de 6 anos, foram construídos novos PNR's e hoje possui casas e 1 prédio de 5 andares, sendo o prédio o mais novo.
    Aluguel: nos bairros próximos aos quartéis, cerca de 500 a 800 reais casas com 2/3 quartos. O bom aqui é que a maioria das casas são em condomínios e são novas porque o projeto Minha Casa, Minha Vida está bombando. Esses condomínios são baratinhos, 50/70/100,00 mais ou menos. Tem certos condomínios que nem cobram taxa. Se quiser morar no Centro da cidade, vai desembolsar cerca de 500/700,00 mais 150/200,00 de condomínio (aqui o centro da cidade é mais nobre, rs). Os quarteis ficam próximos ao Centro, cerca de 10 minutos, aqui é tudo perto.
    Educação: inúmeras escolas para todas as idades
    Ensino Superior: tem a UEPG, que é estadual e a UTFPR, que é federal; e 6 faculdades particulares.
    Empregos: O Paraná tem muito boas oportunidades de trabalho pra quem é qualificado!
    Saúde: aqui por não ter hospital do EB, o FUSEX oferece as guias para consultas e para emergências é só ter a carteirinha do FUSEX e chegar no Hospital Bom Jesus que eles atendem, depois vem descontados 40,00 mais ou menos. Cada consulta descontam 12,00. O problema aqui é que os médicos são super demorados, você marca hoje e só tem para daqui a 3 meses em média. Já particulares, consulta média de 170 a 200,00. Para as mulheres, ginecologistas e obstetras apenas homens. Aqui tem UTI neonatal, maternidade, tudo certinho, para as gestantes. Quanto a exames, o FUSEX é conveniado com quase todas as clínicas aqui, é ótima essa parte de exames.
    Lazer: aqui tem 2 shoppings, um pequenininho e um médio. Para quem vem de cidade grande, vai estranhar porque os shoppings tem uns 2 ou 3 andares no máximo, rs. Mas tem grandes lojas tipo Marisa, Centauro, Polishop, Riachuelo, Renner, tem Mc Donalds, Bobs, Burger King. Aqui as churrascarias são super baratas, cerca de 16,90/17,90 o rodízio. As pizzarias são ótimas, cerca de 25,90 o rodízio, tem restaurantes mais tradicionais com música ao vivo, inúmeras boates, barzinhos, mas aqui só toca um tipo de música: SERTANEJO. Tem também clubes de piscinas naturais com toboáguas, espaço para churrasqueiras, para tomar sol e você paga cerca de 10 a 20 reais para entrar e pode levar carne para churrasco, bebidas desde que não alcóolicas, etc. Tem também as cachoeiras da cidade que são super limpinhas e você não paga nada para entrar, outras você paga um valor simbólico, tipo 4 reais.
    Pontos negativos: no começo é bem difícil de fazer amizades, o povo é bem fechado, mas depois vai melhorando. Eles são mais voltado a família e zelam por isso, não é um tipo de povo que fica com os amigos sentado na calçada.
    Hotel de Trânsito: do BIB, para oficiais, com 4 suítes e dentro da Vila Militar. Tel: (42) 3219-8188 – E-mail: hotel13bib@hotmail.com
    Quarteis: 13º Batalhão de Infantaria Blindado (bairro Uvaranas), 25º Pelotão de Polícia do Exército (bairro Oficinas), 3º Regimento de Carros de Combate (bairro Contornos), Comando da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada (Centro) e Esquadrão de Comando da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada (Oficinas).

    ResponderExcluir
  12. Falou tudo, porém faltou dizer sobre a escala de serviço e clima do Btl

    ResponderExcluir

O que achou da postagem?
Comente Aqui e não esqueça de se identificar!

(Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog. Se achar que algo seja impróprio ou ilegal, denuncie para a administração.)

* AO COPIAR, DÊ OS CRÉDITOS DEVIDOS.