PARANÁ - Curitiba

Curitiba - PR

     Curitiba é uma cidade de grande porte, os bairros são totalmente estruturados (a maioria), não é preciso se deslocar até o centro, pois nos bairros se encontra de tudo, tudo mesmo. Com uma população de cerca de 1,8 milhões, está localizada a quase 935 m de altitude e as praias distam 110 km aproximadamente. A voltagem é 110 V.
Jardim Botânico
O custo de vida é alto, depende de onde você mora, escola, mercados frequentados e assim vai.
Clima: quem gosta de calor não vai gostar muito do clima, pois Curitiba é fria uma boa parte do ano. Mas acostuma.
Serviços - Bancos:
Internet:
Telefonia:
Mercados:
Comércio:
Trânsito:
Transporte público: excelente, se não o melhor, um dos melhores do Brasil. Pontos de ônibus seguros e para mudar de ônibus é só não sair do ponto que não paga outra passagem (nos pontos é que tem roleta), ou seja, com R$2,60 dá pra rodar muito.
O Aeroporto Internacional Afonso Pena, localizado na contígua cidade de São José dos Pinhais. Mas possui também outro aeroporto, o Aeroporto do Bacacheri, com aviões de menor porte.
Aluguel: é caro, como em qualquer cidade grande, se quiser morar bem vai ser salgado, porém existem bairros mais afastados e até mesmo cidades metropolitanas onde o aluguel é mais em conta.
PNR sem chance de pegar... a fila é extremamente longa... para praça é em torno de 15 anos.
Saúde: os bairros possuem postos de saúde e até hospitais particulares, aqui tem o HGeC para os militares e dependentes e outros hospitais e clínicas conveniadas com FUSEx.
Educação: existem vários colégios particulares e públicos, dá para escolher de acordo com o orçamento, mas a rede mais renomada é a do Colégio Positivo. Aqui também possui o Colégio Militar. Faculdades têm públicas (UFPR, UTFPR e UNESPAR) e várias particulares, como PUC-PR, UNICURITIBA e muitas mais. Tem também o IFPR, com cursos técnicos e superiores.
Emprego: o mercado é competitivo, mas nada que um bom currículo não resolva.
Segurança: já foi melhor, tem que ter os cuidados básicos para se viver em uma capital; existem assaltos, roubos, assassinatos, depende também da localidade, existem bairros mais violentos que outros. Graças a Deus em todo o tempo que morei em Curitiba nunca vi nada e nem fiquei sabendo casos com pessoas próximas a mim.
Lazer: a beleza de Curitiba está nos parques com área de lazer; há vários um mais bonito que o outro. Tem também vários shoppings, cinemas, teatro, balada (pra quem gosta), pontos turísticos belíssimos (e de graça ou muito baratos), enfim, várias opções.
Hotel de Trânsito:
Quarteis: no bairro Bacacheri fica o 20º BIB, 27º BLog, PqRMnt/5 e a 5ª CJM; no Centro tem o 5º BSup e 5ª ICFEx; no Boqueirão a 15ª CSM, 5º GAC/Ap e Bia Cmdo e Cmdo AD/5; no Pinheirinho o Cmdo 5ªRM/5ªDE, Cia Cmdo, 11ºCT, 5ª Cia PE, CRO/5 e o 5º BLog; no Novo Mundo a 5ª Cia Com Bld; no Tarumã o CMC, no Cristo Rei a 27ª Del S M/15ª CSM; no Batel o HGeC.

Fonte: https://www.facebook.com/groups/cidadeinteressemilitar/doc/271322709637057/

16 comentários :

  1. Bom para quem gosta de clima frio e gente fria!

    ResponderExcluir
  2. É muito fria, sol aqui é raridade comprem uma secadora de roupas. Sobre curitiba prefiro nao comentar... é limpa porem um tédio.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. O lugar sempre quem faz é nós ....morei muitos lá...e fiz muitas amizades...pessoas que me ligam e me visitam até hj....se foi pra um lugar de coração fechado certamente não só Curitiba mas em qualquer lugar encontrará só coisas ruins....Curitiba é muito desenvolvida e tem tudo q se precisa...sendo considerada una das melhores capitais pra se viver...a segurança realmente já foi melhor...porém nada parecido com Rio e Sp como falaram...o trânsito também não é fácil...o frio tem q gostar.....mas te inúmeras vantagens..de viver bem...fui muito feliz em morar lá....ganhava mto bem e tinha un padrão de vida q até hj não consegui ter em outro lugar....o mais importante é aceitar o lugar...se chegar bem com certeza fará muitas amizades como eu fiz !!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pô, mas vc é paranaense. E criada em Ctba. :D

      Excluir
  5. Concordo com a Rosangela Padilha e discordo da Lia. Estou indo morar em Curitiba, à partir de 2015, cidade em que, mas minhas férias já a visitava constantemente, mesmo morando no RJ. Realmente, quem faz a cidade é você. Não que Curitiba seja a cidade perfeita, mas pelomenos lá tem um transporte público de qualidade e a cidade é um exemplo de conservação da natureza, seja pelos seus parques ou pontos turísticos. E o custo de vida lá não é alto não. Já morei em cidades como RJ, SP, Belém, e Manaus e, nesses lugares sim, são caros. Quanto ao curitibano ser frio, isso é lenda, pois gente ruim tem em qualquer lugar e não podemos esquecer de que é uma capital. Quer calor humano ? fuja para o interior do Paraná, cidades como Maringá, por exemplo. Quanto ao problema da violência, infelizmente em quase todos os lugares do Brasil acontecem roubos e furtos, tem que ter cuidado sim, mas nada que chegue aos pés de capitais como RJ e SP ! A cidade é bonita sim e tem muito coisa boa para ser explorada, o problema e que muita gente tem inveja, e olha que eu sou carioca, rsrs.

    ResponderExcluir
  6. Quando foi pra virmos para Curitiba só achei pessoas q falavam mal daqui até tentamos cancelar a transferência o q não foi possível. Mas chegando fiz amigos e amigas, as pessoas são educadas e calma mas se eu precisar todos aqui se oferecem em ajudar, cheguei encontrei emprego q aqui em toda a esquina tem e ganho bem nunca vivi tão bem e viajo todo ano pro litoral pago hotel e vivo com conforto coisa w acha impossível depois de tudo q falar de Curitiba sobre mercado tuita opção o q eu economizo muito e carne tbm como porco e frango é muito barato e carne eu compro alcatra de 18 reais... Roupas encontro com ótimos preços meu esposo levou muitas jaquetas pra vender no RS pois aqui era 80 reais de couro e 70 de tecido.... Nossa aluguel é bom só entrar no site da imobiliária q particularmente gosto da Gonzaga... Resumindo amooo essa cidade já conheci 21 estados do Brasil e sem dúvidas aqui foi o melhor lugar...

    ResponderExcluir
  7. Sobre violência aqui é calmo nunca nada nos aconteceu graças a Deus e eu ando de carro de ônibus, durante o dia ou de noite em algumas vezes de madrugada sozinha dr carro e nunca vi ou sofri nada.... Amooo Curitiba.... E ainda tem o frio q gostoso não essas coisas não basta tá agasalhado e ter um aquecedor q tem de todos os preços mas o de 60 reais resolve... E tenho máquina de lavar roupas q centrifuga as roupas e da blz não precisa de secadoras... Muitos aumentam mil vezes e depende de cada pessoa por exemplo uma amiga ficou em depressão aqui pq se acha sozinha não tem filhos e nem família e por ser muita reservada ficou com depressão, mas agora melhorou... A prova q aqui é bom é q muitos não querem ir embora e quem mora na vila esses q não vão de jeito nenhum...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Karen Caetano, mudaremos para Curitiba em dezembro de 2016. Você poderia me passar algumas informações sobre à cidade, é que precisamos de casa para morar, apartamento não serve. Coordeno um projeto social e gostaria muito de saber se conseguiria implantar um na cidade. Meu zap é 32 988107858. Obrigada e até mais.

      Excluir
  8. Os curitibanos são fechados sim, mas quando vc faz amizades aqui, são amizades duradouras. Eles s´não fazem média com ninguém, se não gostarem de vc não vão ficar de risos falsos, apenas não vão falar com vc. São pessoas extremamente sinceras à meu ver. Quem é extremamente falante como eu, sentirá a mudança, mas nada que não seja adaptável. Sou Carioca e aprendi a gostar do friozinho daqui, estou aqui há 3 anos e não quero ir embora.

    ResponderExcluir
  9. Oi moro em Curitiba a sete anos,sendo transferido de Manaus,o que eu posso dizer que aqui o custo de vida e baixo comparado a Manaus, alimentação boa e acessível,a parte ruim e que povo é muiTo narcisista se acham os europeus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se essa é a parte ruim, está tranquilo. Em comparação com a maior parte do Brasil, é uma cidade muito superior. Natural que o povo se ache. Eles têm razão nisso.

      Excluir
  10. Alguém sabe dizer quanto tempo para Oficial pegar PNR em Curitiba-PR.

    ResponderExcluir
  11. ESTÁ PRECISANDO ATUALIZAR O VALOR DA PASSAGEM ,JÁ AUMENTOU FAZ TEMPO ,
    CIDADE REALMENTE TEM FRIO ,MAIS TEM SUAS 4 ESTACÕES, MEIO DE TRANSPORTE OTIMO, PRAIA 110 KM DA CIDADE ,OTIMO COLEGIO MILITAR ,
    ALUGUEL VARIA VAI DEPENDER ONDE QUER MORAR ,LAZER TB MUITO BOM ,VARIOS SHOPPING ,CINEMA E ETC..
    AEROPORTO CONTINUA NO MESMO LUGAR ,JA COM REFORMAS, RODOVIARIA TB REDORMADA
    MOREI A PRIMEIRA VEZ 9 ANOS A 2 VEZ 2 ANOS E AGORA PRETENDO VOLTAR .
    O POVO SÃO PESSOAS FECHADAS ,MAIS SÃO GENTE BOA E SINCERAS , MAIS QDO FAZEM AMIZADE É PARA O RESTO DA VIDA .
    OTIMO LUGAR PARA ESTUDO DOS FILHOS E PARA QUEM QUER SE APERFEIÇOAR

    ResponderExcluir
  12. Eu sinceramente estou detestando morar aqui. A cidade não é mais tão segura, o transporte vive em greve, os alugueis são absurdos! Qualquer buraco caindo aos pedaços custa 800,00 900,00 se quiser morar com dignidade se prepare para desembolsar uma parte boa do seu orçamento e nem pense em morar em casa sem ser condomínio pq a moda aqui é invadir casa. Eu não sei se dei azar mas TD curitibano que conheci chega ser mal educado, TD meu ciclo de amizade são pessoas de fora. Estou contando os dias para sair daqui. Fico feliz por quem se deu bem aqui é entendo quem detestou pq quando eu sair daqui não volto nem a passeio.

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Comente Aqui!
Não esqueça de se identificar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog. Se achar que algo seja impróprio ou ilegal, denuncie para a administração.