PARANÁ - Curitiba

Curitiba - PR

     Curitiba é uma cidade de grande porte, os bairros são totalmente estruturados (a maioria), não é preciso se deslocar até o centro, pois nos bairros se encontra de tudo, tudo mesmo. Com uma população de cerca de 1,8 milhões, está localizada a quase 935 m de altitude e as praias distam 110 km aproximadamente. A voltagem é 110 V.
Jardim Botânico
O custo de vida é alto, depende de onde você mora, escola, mercados frequentados e assim vai.
Clima: quem gosta de calor não vai gostar muito do clima, pois Curitiba é fria uma boa parte do ano. Mas acostuma.
Serviços - Bancos:
Internet:
Telefonia:
Mercados:
Comércio:
Trânsito:
Transporte público: excelente, se não o melhor, um dos melhores do Brasil. Pontos de ônibus seguros e para mudar de ônibus é só não sair do ponto que não paga outra passagem (nos pontos é que tem roleta), ou seja, com R$2,60 dá pra rodar muito.
O Aeroporto Internacional Afonso Pena, localizado na contígua cidade de São José dos Pinhais. Mas possui também outro aeroporto, o Aeroporto do Bacacheri, com aviões de menor porte.
Aluguel: é caro, como em qualquer cidade grande, se quiser morar bem vai ser salgado, porém existem bairros mais afastados e até mesmo cidades metropolitanas onde o aluguel é mais em conta.
PNR sem chance de pegar... a fila é extremamente longa... para praça é em torno de 15 anos.
Saúde: os bairros possuem postos de saúde e até hospitais particulares, aqui tem o HGeC para os militares e dependentes e outros hospitais e clínicas conveniadas com FUSEx.
Educação: existem vários colégios particulares e públicos, dá para escolher de acordo com o orçamento, mas a rede mais renomada é a do Colégio Positivo. Aqui também possui o Colégio Militar. Faculdades têm públicas (UFPR, UTFPR e UNESPAR) e várias particulares, como PUC-PR, UNICURITIBA e muitas mais. Tem também o IFPR, com cursos técnicos e superiores.
Emprego: o mercado é competitivo, mas nada que um bom currículo não resolva.
Segurança: já foi melhor, tem que ter os cuidados básicos para se viver em uma capital; existem assaltos, roubos, assassinatos, depende também da localidade, existem bairros mais violentos que outros. Graças a Deus em todo o tempo que morei em Curitiba nunca vi nada e nem fiquei sabendo casos com pessoas próximas a mim.
Lazer: a beleza de Curitiba está nos parques com área de lazer; há vários um mais bonito que o outro. Tem também vários shoppings, cinemas, teatro, balada (pra quem gosta), pontos turísticos belíssimos (e de graça ou muito baratos), enfim, várias opções.
Hotel de Trânsito:
Quarteis: no bairro Bacacheri fica o 20º BIB, 27º BLog, PqRMnt/5 e a 5ª CJM; no Centro tem o 5º BSup e 5ª ICFEx; no Boqueirão a 15ª CSM, 5º GAC/Ap e Bia Cmdo e Cmdo AD/5; no Pinheirinho o Cmdo 5ªRM/5ªDE, Cia Cmdo, 11ºCT, 5ª Cia PE, CRO/5 e o 5º BLog; no Novo Mundo a 5ª Cia Com Bld; no Tarumã o CMC, no Cristo Rei a 27ª Del S M/15ª CSM; no Batel o HGeC.

Fonte: https://www.facebook.com/groups/cidadeinteressemilitar/doc/271322709637057/

30 comentários :

  1. Bom para quem gosta de clima frio e gente fria!

    ResponderExcluir
  2. É muito fria, sol aqui é raridade comprem uma secadora de roupas. Sobre curitiba prefiro nao comentar... é limpa porem um tédio.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. O lugar sempre quem faz é nós ....morei muitos lá...e fiz muitas amizades...pessoas que me ligam e me visitam até hj....se foi pra um lugar de coração fechado certamente não só Curitiba mas em qualquer lugar encontrará só coisas ruins....Curitiba é muito desenvolvida e tem tudo q se precisa...sendo considerada una das melhores capitais pra se viver...a segurança realmente já foi melhor...porém nada parecido com Rio e Sp como falaram...o trânsito também não é fácil...o frio tem q gostar.....mas te inúmeras vantagens..de viver bem...fui muito feliz em morar lá....ganhava mto bem e tinha un padrão de vida q até hj não consegui ter em outro lugar....o mais importante é aceitar o lugar...se chegar bem com certeza fará muitas amizades como eu fiz !!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pô, mas vc é paranaense. E criada em Ctba. :D

      Excluir
  5. Concordo com a Rosangela Padilha e discordo da Lia. Estou indo morar em Curitiba, à partir de 2015, cidade em que, mas minhas férias já a visitava constantemente, mesmo morando no RJ. Realmente, quem faz a cidade é você. Não que Curitiba seja a cidade perfeita, mas pelomenos lá tem um transporte público de qualidade e a cidade é um exemplo de conservação da natureza, seja pelos seus parques ou pontos turísticos. E o custo de vida lá não é alto não. Já morei em cidades como RJ, SP, Belém, e Manaus e, nesses lugares sim, são caros. Quanto ao curitibano ser frio, isso é lenda, pois gente ruim tem em qualquer lugar e não podemos esquecer de que é uma capital. Quer calor humano ? fuja para o interior do Paraná, cidades como Maringá, por exemplo. Quanto ao problema da violência, infelizmente em quase todos os lugares do Brasil acontecem roubos e furtos, tem que ter cuidado sim, mas nada que chegue aos pés de capitais como RJ e SP ! A cidade é bonita sim e tem muito coisa boa para ser explorada, o problema e que muita gente tem inveja, e olha que eu sou carioca, rsrs.

    ResponderExcluir
  6. Quando foi pra virmos para Curitiba só achei pessoas q falavam mal daqui até tentamos cancelar a transferência o q não foi possível. Mas chegando fiz amigos e amigas, as pessoas são educadas e calma mas se eu precisar todos aqui se oferecem em ajudar, cheguei encontrei emprego q aqui em toda a esquina tem e ganho bem nunca vivi tão bem e viajo todo ano pro litoral pago hotel e vivo com conforto coisa w acha impossível depois de tudo q falar de Curitiba sobre mercado tuita opção o q eu economizo muito e carne tbm como porco e frango é muito barato e carne eu compro alcatra de 18 reais... Roupas encontro com ótimos preços meu esposo levou muitas jaquetas pra vender no RS pois aqui era 80 reais de couro e 70 de tecido.... Nossa aluguel é bom só entrar no site da imobiliária q particularmente gosto da Gonzaga... Resumindo amooo essa cidade já conheci 21 estados do Brasil e sem dúvidas aqui foi o melhor lugar...

    ResponderExcluir
  7. Sobre violência aqui é calmo nunca nada nos aconteceu graças a Deus e eu ando de carro de ônibus, durante o dia ou de noite em algumas vezes de madrugada sozinha dr carro e nunca vi ou sofri nada.... Amooo Curitiba.... E ainda tem o frio q gostoso não essas coisas não basta tá agasalhado e ter um aquecedor q tem de todos os preços mas o de 60 reais resolve... E tenho máquina de lavar roupas q centrifuga as roupas e da blz não precisa de secadoras... Muitos aumentam mil vezes e depende de cada pessoa por exemplo uma amiga ficou em depressão aqui pq se acha sozinha não tem filhos e nem família e por ser muita reservada ficou com depressão, mas agora melhorou... A prova q aqui é bom é q muitos não querem ir embora e quem mora na vila esses q não vão de jeito nenhum...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Karen Caetano, mudaremos para Curitiba em dezembro de 2016. Você poderia me passar algumas informações sobre à cidade, é que precisamos de casa para morar, apartamento não serve. Coordeno um projeto social e gostaria muito de saber se conseguiria implantar um na cidade. Meu zap é 32 988107858. Obrigada e até mais.

      Excluir
  8. Os curitibanos são fechados sim, mas quando vc faz amizades aqui, são amizades duradouras. Eles s´não fazem média com ninguém, se não gostarem de vc não vão ficar de risos falsos, apenas não vão falar com vc. São pessoas extremamente sinceras à meu ver. Quem é extremamente falante como eu, sentirá a mudança, mas nada que não seja adaptável. Sou Carioca e aprendi a gostar do friozinho daqui, estou aqui há 3 anos e não quero ir embora.

    ResponderExcluir
  9. Oi moro em Curitiba a sete anos,sendo transferido de Manaus,o que eu posso dizer que aqui o custo de vida e baixo comparado a Manaus, alimentação boa e acessível,a parte ruim e que povo é muiTo narcisista se acham os europeus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se essa é a parte ruim, está tranquilo. Em comparação com a maior parte do Brasil, é uma cidade muito superior. Natural que o povo se ache. Eles têm razão nisso.

      Excluir
  10. Alguém sabe dizer quanto tempo para Oficial pegar PNR em Curitiba-PR.

    ResponderExcluir
  11. ESTÁ PRECISANDO ATUALIZAR O VALOR DA PASSAGEM ,JÁ AUMENTOU FAZ TEMPO ,
    CIDADE REALMENTE TEM FRIO ,MAIS TEM SUAS 4 ESTACÕES, MEIO DE TRANSPORTE OTIMO, PRAIA 110 KM DA CIDADE ,OTIMO COLEGIO MILITAR ,
    ALUGUEL VARIA VAI DEPENDER ONDE QUER MORAR ,LAZER TB MUITO BOM ,VARIOS SHOPPING ,CINEMA E ETC..
    AEROPORTO CONTINUA NO MESMO LUGAR ,JA COM REFORMAS, RODOVIARIA TB REDORMADA
    MOREI A PRIMEIRA VEZ 9 ANOS A 2 VEZ 2 ANOS E AGORA PRETENDO VOLTAR .
    O POVO SÃO PESSOAS FECHADAS ,MAIS SÃO GENTE BOA E SINCERAS , MAIS QDO FAZEM AMIZADE É PARA O RESTO DA VIDA .
    OTIMO LUGAR PARA ESTUDO DOS FILHOS E PARA QUEM QUER SE APERFEIÇOAR

    ResponderExcluir
  12. Eu sinceramente estou detestando morar aqui. A cidade não é mais tão segura, o transporte vive em greve, os alugueis são absurdos! Qualquer buraco caindo aos pedaços custa 800,00 900,00 se quiser morar com dignidade se prepare para desembolsar uma parte boa do seu orçamento e nem pense em morar em casa sem ser condomínio pq a moda aqui é invadir casa. Eu não sei se dei azar mas TD curitibano que conheci chega ser mal educado, TD meu ciclo de amizade são pessoas de fora. Estou contando os dias para sair daqui. Fico feliz por quem se deu bem aqui é entendo quem detestou pq quando eu sair daqui não volto nem a passeio.

    ResponderExcluir
  13. eu particulamente talvez por ser carioca, senti drasticamente a diferença do povo curitibano. Acostumada com a felicidade dos cariocas aqui eu nao me encontrei. Nao vejo a hora de sair a transferencia do meu marido, estou preferindo a selva do que ficar aqui. Mas a cidade em si é muito bonita para se conhecer, é conhecida como capital ecologica do Brasil com muitos parques a céu aberto.Cidade planejada, tudo limpo, mas o povo é bem cara fechada....Deus me livre....quando sair nao quero voltar mas....

    ResponderExcluir
  14. Quem conhece Curitiba, não quer ir pra outro lugar, pois aqui é diferente de todos o lugares do Brasil. Frio um fator pra quem gosta realmente, mas é aquela cidade grande, que vc se sente no interior as vezes, pois 22:00 vc anda na rua nos bairros claro, vc não encontra quase ninguem. Muitas vantagens, a vila do lado do CINDACTA 2, muitos PNRs, fila dependendo 2 anos á 3 máximo, se vc não for muito exigente, tem pnr no centro e Batel, bairro nobre de Curitiba, no 1° ano já pega la´!!
    isso ai pessoal, sou mineira, já passei pelo MT e agora to aqui na melhor cidade desse Brasil!! Curitiba

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse tempo de espera para PNR é para St/Sgt?

      Excluir
    2. Não, morei lá 10 anos e não chegamos nem perto de conseguir um PNR, meu esposo é sgto.

      Excluir
    3. Provavelmente esse tempo que ela se referiu é para sgts da FAB. EB parece ser bem mais tempo

      Excluir
  15. O descrição da cidade está bem atualizada, sou de minas e já morei duas vezes em curitiba, excelente cidade, excelente infraestrutura para a família. Bom comércio, mercados tem os preços razoáveis, nada demais, escolas particulares tem que procurar bem, existem tanto as caras como as de médio preço, mas para um bom ensino o preço é salgado. Colégio Militar excelente, é um grande atrativo da cidade. Hospital militar complicado, eu fiz plano de saúde devido ao total descaso que ali impera, se vc tiver algum conhecido lá, será bem atendido, do contrário, vira mais um e irá contar com a má vontade de muita gente. A cidade está muito violenta, cuide-se e não pense que está numa cidade tranquila, seja vigiante o tempo todo, procure morar em condomínios, costumam ser caros mas é o preço da segurança. Aluguel é caro, mas se mora bem, vc consegue alugar uma casa tipo sobrado por 1.600 a 1.800, as vezes dá sorte e encontra mais baixo, mas o valor é esse, se quiser morar bem. Uma dica é morar próximo do local de trabalho ou da escola dos filhos, distâncias maiores de 5 Km do destino, em horários de pico, se torna ruim, mas a cidade tem uma fluidez boa do trânsito, devido ao planejamento que foi feito na década de 80, coisa que só os paranaenses pensaram, por isso, que ainda hj, consegue-se circular razoavelmente bem nos horários de picos. Evite avenidas de mão simples, procure andar nas vias rápidas, assim que são chamadas as avenidas por lá, as vezes dá uma volta maior mas anda mais rápido. PNR para praça esqueça, se para oficial já é complicado, tem oficial que não consegue entrar, imagina para ST/Sgt. Cuidado ao andar nos ônibus, existem muitos pequenos assaltos dentro dos coletivos, mas isso ocorre mais nos ônibus Bi-articulado, uns vermelhos que tem uma via própria para eles. Trabalho para esposas tem bastante, na área da educação sempre necessita, então é bom já fazer contato em escolas, teve uma época que as escolas estaduais exigiam que a pessoa apresentasse um documento de identidade do Paraná, verifique se é o caso e já faça um RG para a esposa e filhos se for o caso. Tirando o frio é uma excelente cidade, tem defeitos mas tem muitas vantagens. Tem um litoral próximo, dá pra fazer até um bate volta no verão, saindo cedo, por volta das 07:30 da manhã, chega-se por volta das 09:30, dá pra achar lugar pra estacionar na rua, pq em privativo é caro, e dá pra curtir o dia tranquilo, numa praia, leve coisas para comer e beber. Espero ter ajudado aos companheiros que irão servir na capital paranaense, e digo que não se assustem, é uma boa opção para nós militares.

    ResponderExcluir
  16. Bairros bons para morar próximo 20° BIB, 27° B Log, P q R Mnt/5 e CMC, que ficam na mesma área da cidade: Bacacheri, Bairro Alto, Boa Vista, Santa Cândida, Tingui, Ahú, Atuba, que são mais próximos ao 20, Pq e 27, Cristo rei e Jardim Botânico tb dá, além de Colombo, cidade da região Metropolitana. Próximo ao CMC tem o Capão da Imbuia, Tarumã, Pinhais, que é uma cidade da região metroplitana, além dos outros bairros já citados que ficam nas proximidades do 20 BIB e dos outros quartéis.

    ResponderExcluir
  17. Bairros bons para morar próximo ao 5° B Log, QG, 11 CT, Cmdo AD/5, Base Adm, CRO: Pinheirinho, Capão raso, Xaxim, uma parte do boqueirão, Novo Mundo, Fanny, Portão e Vila isabel são caros, Fazendinha. Alguns desses bairros costumam possuir uma parte do bairro boa e a outra menos favorecida, é bom dar uma circulada nesses bairros para ver a vizinhança, pelo padrão das casas e prédios vc já vai saber se é uma área tranquila ou não.

    ResponderExcluir
  18. 1. Quais os Bairros localizados próximo ao 5º GAC AP, localizado no Bairro Boqueirão?
    2. Em matéria de locação de imóveis residenciais mobiliados ou semi-mobiliados diretamente com o proprietário, existem essa possibilidade?
    Atenciosamente,
    Lauro Elemar Pfeifer - Porto Alegre-RS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom dia amigo, tem o Hauer e o Xaxim, esses são mais pertos, e tem o alto boqueirão tb. Agora locação tem de tudo, só indo lá mesmo pra vc ver. Existe sim a possibilidade de alugar com proprietário, mas vc terá que bater perna nas ruas e ver imóvel por imóvel. não aconselho alugar sobrado nem casa de rua, tem muito assalto, dê preferência pelos condomínios, mesmo com valores altos, é o preço da segurança e do sossego. cuidado com as imobiliárias, seja detalhista na sua vistoria de entrada, se vc deixar passar qualquer coisa eles vão te cobrar na entrega, cobram e não consertam, não se esqueça que curitiba está no brasil, essa história que lá é outro mundo é balela, tem seus problemas. faça um contato no quartel, sempre tem militar alugando imóvel ou colocam anúncios no celotex.

      Excluir
  19. Em relação às proximidades do 5º Batalhão de Suprimento, no centro da cidade, onde morar, localidade em si, alguém poderia me explicar? Estou ajudando minha mãe a se planejar. Agradeço desde já :)

    ResponderExcluir
  20. Bom dia. Quais os melhores bairros próximos ao CMC?

    ResponderExcluir
  21. Qual é o melhor bairro próximo ao 27Blog? Como é a escala/missões do 27Blog?

    ResponderExcluir

O que achou da postagem?
Comente Aqui e não esqueça de se identificar!

(Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog. Se achar que algo seja impróprio ou ilegal, denuncie para a administração.)

* AO COPIAR, DÊ OS CRÉDITOS DEVIDOS.