AMAPÁ - Macapá

Macapá - AP

      Macapá é a capital amapaense e fica ao sul do estado, não possui interligação por rodovia a outras capitais, só se chega de avião ou de barco, vindo de Belém até o porto de Santana (a 20 km da cidade, a viagem dura em torno de 24h), também há a possibilidade de chegar de catamarã (que é um barco mais rápido, a viagem dura cerca de 12h).  Possui cerca de 520 mil habitantes e é Localidade Especial Categoria A, adicional de 20%. A voltagem é 110V, DDD 96.
Forte São José. Macapá / AP
Clima: O clima é quente e bastante úmido (ótimo pra quem tem problemas respiratórios, tenho bronquite e nunca tive crise em Macapá), faz MUITO calor. A temperatura máxima fica entre 33 °C e a mínima entre 20 °C. Só tem duas estações: inverno e verão, sendo o verão de dezembro a junho e o inverno de julho a dezembro, mas o inverno não faz frio, é considerado inverno por conta da chuva que é constante! As chuvas ocorrem nos meses de dezembro a agosto, mas ainda assim o calor é muito grande. A estação das secas se inicia no mês de setembro e vai até meados de dezembro, quando se registram as temperaturas mais altas. Ar condicionado é artigo de necessidade básica!
Custo de vida: alto, como toda selva, mas é uma cidade grande, então ela te oferece muitas opções, o negocio é pesquisar
Serviços - Bancos: Banco do Brasil, Caixa Econômica, Bradesco, Itaú, Santander, HSBC e Banco da Amazônia.
Internet: Internet só via rádio (a melhor) ou satélite. TV por assinatura só via satélite, como Sky e Claro TV.
Telefonia: tem a Amazônia Celular, a Claro, a Oi, a TIM e a Vivo.
Mercados: supermercados tem Santa Lucia, Favorito, Fortaleza e Maraca, que era onde eu mais fazia compra, compensava bem! Ruim aqui são frutas, verduras e legumes, que, além de caros (por virem de fora), não são de boa qualidade.. Pra achar algo bom tem que procurar muito! rs
Comércio: O centro tem muitas importadoras, onde vende coisinhas pra casa bem baratinho.. Muita farmácia, petshop, floricultura, aqui não falta nada!
Transporte Público: é feito por ônibus, táxis e mototáxis.
Trânsito: é tranquilo, quase não há engarrafamento e a cidade é planejada em quadrículos o que torna super fácil de andar, mas são poucos semáforos e tem muitas bicicletas e motos pela cidade, além de que não respeitam muito as leis de trânsito. Aqui é direção defensiva o tempo TODO!
Rodoviária / Aeroporto: Possui um aeroporto e um terminal rodoviário, no bairro São Lázaro. Aqui atendem a TAM, AZUL e GOL! A passagem, assim como qualquer lugar, varia muito... Rio x Macapá já paguei 600,00 só na ida, assim como já paguei 260,00! O negocio é se programar! Para vir de barco (balsa ou catamarã de Belém), só até o porto de Santana, a 20 km da cidade.
Saúde tem um hospital, o São Camilo, particular conveniado com o FuSEx e com a Unimed também. O hospital é muito bom, não deixa nada a desejar, o atendimento é rápido também. No quartel sempre tem 2 Capitães e 2 Tenentes médicos, 2 dentistas e 1 farmacêutico. Além do Hospital S. Camilo, o Exército encaminha pra outras Unidades (especialidades específicas) e casos muito graves são mandados pra Belém.
PNR para oficial, geralmente, se pega PNR se chegar lá no final de dezembro/primeiros dias de janeiro, mas isso varia muito com a demanda que está saindo, se não pegar quando chegar, no ano seguinte pega. Quanto os de Sargentos, demora um pouco mais, de 1 a 2 anos. Os PNRs são grandes, bons e bem localizados, tanto dos oficias quanto dos praças. Para Oficiais são 21 nos bairros Jesus de Nazaré e Centro; e para ST/Sgt são 47 nos bairros Santa Rita e Alvorada.
Aluguel em média de 800 reais para cima... São caros e não vale muito o que se paga pelo lugar (ou pequeno, sujo, mal localizado, etc.), vale vir antes pra pesquisar bem! Para morar bem tem que desembolsar em torno de R$1.000,00. A maioria dos lugares não paga água e a luz é a mais barata do país.
Ensino: As principais escolas particulares são a Conexão Aquarela (fica um pouco mais afastada dos PNR), a Escola Intergênius, Colégio Equipe, Podium e Colégio Santa Bartolomea (a mais cara), tem ainda Sesi, NEI, Moderda, IMES e outras... Os preços variam e umas dão desconto pra dependente de militar. Um grande déficit da cidade é a oferta de creches.
Cursinhos para concursos se ouve falar muito de Mérito, Madeira e Equipe.
Ensino Superiortem a UNIFAP e a UEAP públicas e particulares tem a UVA, Estácio tem 2, Fama, Fabram, IMMES, CEAP, Seama, Famap e outras.
Empregos: as áreas boas são educação e enfermagem. Tem empregos bons e pagam bem, mas é difícil conseguir, tem que ter indicação. Acho relativo falar sobre, pois depende muito da área! Bom mesmo é prestar concurso aqui, a chance de conseguir passar é boa!
Lazer: tem bastante opção e para todos os gostos! Agora a cidade tem dois shoppings, um menor e um que foi inaugurado ano passado o Amapá Garden Shopping, que conta com varias lojas conhecidas como Marisa, Renner, Riachuello, C&A! Muitos restaurantes (mas nada de Mc Donald's), lanchonetes, pizzarias, comida japonesa e também barzinhos e boates... Tem uma orla maravilhosa que tem vários quiosques que vendem batata frita, macaxeira, água de coco e a vista é linda do rio Amazonas! Tem também os balneários (como o curiau, fazendinha, portal do sol, mineiroca), além de parques aquáticos, AcquaPlay e clubes como AABB, SESC e o clube militar, que é ótimo, mas não é muito frequentado. Tem 2 cinemas, um no shopping e outro na Rua Feliciano Coelho (esse tem 3D) e boliche.
Pontos Negativos: as ruas têm muitos buracos (e como chove muito, fica ainda pior); a cidade não é um padrão bom de limpeza; quase não tem prédio, é uma cidade horizontal; e a prestação de serviços não é muito boa (as pessoas vivem furando compromissos).
Hotel de Trânsito: não tem, mas tem casa de hóspedes com 4 quartos. As reservas podem ser feitas pelo telefone (96) 3225-1990 ou 35211929.
Quarteis: CMDO FRON AMAPA / 34º BIS (Alvorada) e 6ª DEL S M/28ª CSM (Trem). O 34 é composto por: Comando e Estado-Maior; Base Administrativa; 1ª Companhia de Fuzileiros de Selva (destacada em Clevelândia do Norte); 2ª Companhia de Fuzileiros de Selva; 3ª Companhia de Fuzileiros de Selva; Companhia de Comando e Apoio; e Banda de Música.
        Ficando um ano em Macapá você pode ser voluntário pra ir pra CEF (Companhia Especial de Fronteira), na cidade de Clevelândia do Norte, que fica próxima ao Oiapoque (onde tem campus da UNIFAP e mercado de trabalho - são apenas 7 km entre as duas cidades), que fica a 600 km de Macapá (114 km é de estrada de chão e tem época que fica péssima, o ideal é ir e só sair em caso de necessidade). Lá as coisas são mais complicadas, mas vale pelo dinheiro. Não paga água, luz, aluguel (porque tem PNR pra todos), internet, gasolina quase não usa porque a CEF, casas, batalhão é tudo no mesmo lugar e, além dos 20%, se ganha 2% ao dia! Tem uma Escola Estadual dentro da CEF, onde quem tem filhos colocam eles pra estudar, mas é bom reforçar em casa, porque o ensino não é um dos melhores (tem também a possibilidade do Colégio Militar à distância para substituir ou complementar a escola de lá). Em Clevelândia é um ambiente fora do comum, as pessoas cuidam de você como se fossem sua família, independente de ser esposa de oficial ou de sargento, é bem legal. Mas o custo de vida também é altíssimo, uma caixa de leite chega a custar R$3,60.


*AERONÁUTICA
- Quartéis: DESTAE-MQ (Santa Rita) e DTCEA-MQ (Alvorada).
- Hotel de Trânsito: não tem.
- Hospital: não tem hospital da Aeronáutica.
- Vila:


Fonte: https://www.facebook.com/groups/cidadeinteressemilitar/doc/195134427255886/

24 comentários :

  1. Tem que melhorar muito esse perfil de Macapá,ainda tem muita coisa boa pra postar, morei lá 4 anos, para quem quer trabalhar tem muitos empregos bons e que pagam bem. Lazer existem vários clubes a noite tem muitas opções pra sair, escolas boas tanto particular quanto publicas. O quartel é bem organizado,o PNR é grande tanto dos oficias quanto dos praças. Não tive nenhum problema em macapá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Queria saber sobre o PNR, demora quanto tempo para sair para praças? Sou pedagoga, e com 2 especializações, sabe qual a média salarial lá, na minha área?

      Excluir
    2. Juliana, esse é meu 3º ano, atualmente os praças estão pegando PNR a partir de 1a2m após apresentação no quartel. Conheci pessoas fora do circulo militar q veio de fora e que estão tendo dificuldades de conseguir empregos. Pois aqui infelizmente funciona muito o QI "quem indica", ñ adianta vc ter qualificações e experiencias, se vc ñ conhece a pessoa certa. Tens uns q tem sorte outros vem e vão embora sem conseguir emprego. Eu tenho 17 anos de experiencia em área administrativa e formada em administraçção pela UFRJ, e estou sentindo na pele.

      Excluir
  2. Olá! A cada dia acrescentamos novas informações. Contamos com a colaboração dos usuários. Se você quiser nos ajudar, poste mais informações sobre as cidades que conhece que adicionaremos nas informações. Agradecemos a sugestão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais informações:
      LAZER: Shopping Gardem,inauguração 29 de maio de 2013. Parques Aquáticos = AABB e AcquaPlay. Casa de Festas c/brinquedos pra crianças = Pulalá, Kids club e outros.
      ESCOLAS: Equipe, Sesi, Aquarela, Bartolomea (a + cara), NEI, Moderda, IMES e outras,. Os preços variam... umas dão desconto pra dependente de militar.
      SAÚDE: Além do Hospital S. Camilo, o Exército encaminha pra outras Unidades (especialidades específicas).
      CINEMAS: 1 dentro do Shpping Fortaleza (pequeno) e outro Cine Imperator, na rua Feliciano Coelho (3D).
      COMUNICAÇÃO: Para internet o melhor é via rádio, q nos pnrs pode-se dividir por 4 pessoas(50,00) e funciona muito bem.
      TRANSPORTES: ônibus, mototaxistas, e táxis
      PNR: Para oficiais no 1º semestre , e para Praças a partir de 1a2m a partir de apresentação no quartel.
      HOTEL DE TRÂNSITO: Ñ TEM, mas tem a casa de Hóspede.
      EMPREGOS: Até para as áreas de Educação e Saúde está difícil. Aqui só com QI "quem indica", Pra quem tem experiencia, qualificações e formações superiores, tem dificuldades de conseguir emprego.
      CLUBE: é aberto a todos os militares e frequentado mais por praças.

      Excluir
  3. Média de Preço de Imóveis com 2 quartos e garagem? é bizú levar o carro ou não?

    ResponderExcluir
  4. Isabel Afonso...

    Continua ruim a situação de empregos para a área da educação? Minha esposa é professora de Português e Espanhol.

    Com relação ao PNR continua o mesmo período de espera mesmo se apresentando no 1º dia? Valores de aluguel você pode dar uma média?

    E em relação a volta... Rio de Janeiro já sai no 2º ano?

    Desde já grato

    ResponderExcluir
  5. Olá pessoal, meu marido está servindo aqui em Macapá,vou tentar responder algumas perguntas.
    O custo dos alugueis é alto, um quarto e sala (sem garagem, entre o quartel e o centro está em torno de uns R$ 600,00.
    Sobre a área de educação, constantemente aparecem concursos públicos, eu fiz ano passado, passei e fui chamada agora. O salário para professor está em torno de uns R$ 2.500,00 (concursados).
    Muitos que vieram trouxeram seus carros, o meu marido deixou para comprar aqui. Carro zero é mais caro pq eles incluem o frete (aqui não tem ligação com outras capitais por rodovia, então o preço é salgado), já os carros usados são bem desvalorizados.
    Espero ter ajudado,

    ResponderExcluir
  6. Bom pessoal, sou um tanto suspeito de publicar aqui, afinal sou Gaúcho e minha esposa é de Macapá, consegui permanecer em Macapá 6 anos, hoje me encontro em Campo Grande - MS, senhores, se não quiserem ir pra Macapá, por favor não deem o nome (brincadeirinha é que eu quero voltar, kkkkk) mas vamos lá, cidade que tem dificuldades como qualquer uma, criminalidade aumentando, custo de vida caro (agora alguém me responda onde é barato no Brasil que vou pra lá), sabendo aproveitar a cidade e suas oportunidades com certeza, serão muito felizes, povo amigo hospitaleiro, capital que parece cidade pequena (eu pelo menos gosto) bizú pras esposas, estudem e passem em algum concurso, pois lá é menos concorridos, não deixem de ir na orla da Santa Inês é excepcional, quando citaram que frutas e verduras é caro, com certeza esse cidadão não foi na feira do produtor, e se alguém estiver interessado em alugar uma casa em Macapá, próximo ao novo shopping e do lado da Universidade Federal, https://www.facebook.com/scriptkid.scriptkidxd FELICIDADE A TODOS!!!

    ResponderExcluir
  7. É fácil conseguir CEF para solteiro?

    ResponderExcluir
  8. Olá, gostaria de saber sobre os bairros. Quais são os melhores?
    O aeroporto é muito longe da cidade? E a Universidade Federal de lá, a estrutura é boa?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  9. Bom dia, estamos na época de transferencia e vcs sabem como é, duvidas e mais duvidas, pois então vamos a elas: gostaria de saber sobre a cidade, aluguel, PNR (tempo de espera para praça), saúde (Pois tenho uma filha de 6 meses), vagas de empregos para professora de quimica, peculiaridades dos quarteis, transito, educação e mais coisas que julgarem importantes para nos ajudar, espero que possam nos ajudar, ja agradecidos, fmilia Sampaio.

    ResponderExcluir
  10. cidade muito muito quente, frutas caras e que se deterioram facilmente, tem que sair contando as que ainda estão boas para consumo. Transporte coletivo dependendo do bairro demora bastante e as vezes não chega, queda de energia em alguns bairros principalmente a noite ou pela madrugada, o que gera um risco para pessoas que estudam ou trabalham a noite e não tem meio de transporte. Quando chove algumas ruas ficam alagadas e sujas, sem falar na ventania que levanta e derruba telhados e arvores. Se acabou de chegar na cidade providencie um app de localização, pois não é muito fácil obter uma informação certa. Um bairro tranquilo é o alvorada e fica próximo ao quartel. Não e muito fácil encontrar entrega delivery e pratos típicos de outras regiões do país. A comida oriental é bem difundida, muitos pratos utilizam o camarão. A fortaleza de São José é bonita e por ser de frente a Orla do Rio Amazonas é bem ventilada. O famoso Marco Zero está um tanto desgastado, mas ainda é atrativo turístico, ficando ao lado do sambódromo e próximo ao Atacadão, ao Garden Shopping e a UNIFAP.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Obrigado pelas informações. Poderia me confirmar se hoje a localidade ainda é especial de 20℅ com adicional de 1/3do tempo de serviço a cada 2 anos? Grato

      Excluir
  11. Passagens aéreas não costumam ser baratas e algumas possuem muitas escalas.

    ResponderExcluir
  12. Passagens aéreas com muitas escalas. O batalhão é um sanhaço só, administrativamente falando é muito bagunçado, quase nada funciona direito no quartel. Tem PNRS bem localizados, tanto de oficiais quanto de sargentos, sendo a maioria no centro da cidade e próximo a shopping e super mercados, antes da chegada da brigada a fila de PNR para oficial era de 01 ano e sargentos pegavam no terceiro ano, dois de fila. Agora deve aumentar já que tem um maior efetivo com a 22 brigada, e os poucos pnrs que serão da brigada estão em fase de construção ainda. O batalhão agora também tem o PEF de tiriós onde se planeja passar o ano lá com família, mas atualmente vai só o militar e fica dois meses. É uma cidade tranquila com poucos locais para casal, ou você está indo para o shopping, ou o clube. Ou então vai para o bares onde é basicamente uma balada, para ficar com pessoas, não sendo bom ambiente para um casal.

    ResponderExcluir
  13. Muito legal suas informações, mas atualize como estão as coisas agora em 2019, pois notei que a mateira é de 2012 +ou-. As coisas evoluiram nesses anos que se passaram? Estou procurando casa pra morar em Oiapoque, mas não consigo nada pela internet apenas.

    ResponderExcluir
  14. Bom dia, Pessoal.

    Alguém poderia me informar como está a cidade atualmente? Quanto tempo para ocupar o PNR (Exército)? Qualidade do sistema de saúde público ou como funciona o FUSEX? Qualidade do ensino? Custo de Vida?
    Desde já, agradeço a atenção de todos!

    ResponderExcluir
  15. Existem 02 Organizações Militares da Marinha do Brasil:

    Capitania dos Portos do Amapá em Santana e
    Agência de Oiapoque em Oiapoque.

    ResponderExcluir
  16. Muito bom um dia pretendo conhecer macapa valew pelas informações.

    ResponderExcluir
  17. Estamos indo embora pra Santana que fica ao lado de Macapá, gostaria de saber se alguém sabe sobre PNR da marinha, se demora muito pra conseguir?

    ResponderExcluir
  18. Alguém sabe me informar sobre PNR para praça e sobre emprego?

    ResponderExcluir
  19. Olá, alguém poderia atualizar as informações da cidade?

    ResponderExcluir

O que achou da postagem?
Comente Aqui e não esqueça de se identificar!

(Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog. Se achar que algo seja impróprio ou ilegal, denuncie para a administração.)

* AO COPIAR, DÊ OS CRÉDITOS DEVIDOS.