ACRE - Rio Branco

Rio Branco - AC

     Rio Branco, capital do estado do Acre, é uma cidade que está crescendo e se desenvolvendo bastante e possui cerca de 380 mil habitantes. É Localidade Especial Categoria A, tem adicional de 20%, com tempo normal de guarnição e 2% ao dia para quem está no trecho ou nos destacamentos. A voltagem é 110 V.
Clima: Rio Branco possui um clima quente e chuvoso e é a capital amazônica que tem o clima mais agradável, as temperaturas ficam entre 20°C e 30°C e chegam frentes frias durante alguns meses do ano. De dezembro a março é a época mais chuvosa e podem ocorrer enchentes se os rios subirem muito. Entre maio e setembro ocorre ocasionalmente o fenômeno da friagem, geralmente chegando aos 12 °C.
Palácio Rio Branco
Custo de vida: de médio a alto.
Serviços - Bancos: Banco do Brasil, Caixa Econômica, Bradesco, Itaú, HSBC, Santander e Banco da Amazônia.
Internet: Tem Oi Velox e Net Virtua. Em alguns bairros pode ser que uma não pegue direito, mas, no geral, a internet é boa.
Telefonia:
Mercados:  aqui tem uma rede de supermercados Araújo, domina quase a cidade toda, mas tem outros 3 mercados grandes, um Makro e um Atacadão. fora isso, tem vários mercadinhos de bairro. Custo de alimentação relativamente alto como em qualquer capital, mas a carne tem um preço bom comparando com outros lugares. Mas o caro aqui mesmo são o leite e seus derivados, frutas, verduras e alguns legumes. Mas sempre tem promoção nos supermercados. Achei bem parecido com os preços praticados no sul do país.
Comércio: Para comprar móveis, por exemplo, tem as lojas CITY LAR, BEMOL e ROMEIRA, mas como aqui tem Lojas Americanas, o frete pra você comprar na internet não fica caro. As lojas têm um preço regular, não é absurdo, mas não tem muitas promoções por falta de concorrência e de grandes lojas nacionais.
Tem aeroporto com voos da Gol e da Latam e rodoviária internacional.
Transporte Público: É feito por ônibus. Tem também táxis e moto-táxis.
Trânsito: A cidade é muito boa, achei limpa, só o trânsito que é meio lento e tem muitas motocicletas, que dão algum trabalho pra acostumar com a quantidade e as cortadas pela direita. Gasolina está em torno de R$4,15.

Saúde: tem um Posto Médico com clínico geral, dentista, fisioterapeuta e um pediatra, mas tudo com marcação, não tem atendimento de emergência. Algumas especialidades são por convênio, mas não são todas que tem.
No SUS tem posto de saúde nos bairros, tem 2 UPA (unidade de pronto atendimento) e o pronto socorro. Tem também hospitais e postos particulares, como da Unimed e o Hospital Santa Juliana, que tem convênio com o FuSEx. O que não tem convênio você pode tentar pagar particular e pedir ressarcimento. Casos mais graves também podem ser encaminhados para Porto Velho/RO.
PNR: do BEC: a maioria das casa de SGT são de madeira e são chamados de PN, as casa de alvenaria são os PNR. A fila é em torno de 2 anos. Para oficial as casas são todas de alvenaria, são 13 casas, mas 2 são funcionais (comandante e sub). Normalmente pega no segundo ano.
O 4º BIS possui duas vilas militares, uma de Oficiais com 11 PNR (7 para cap/ten, 1 para of superior e 3 funcionais - cmte, cub cmte e cmte do posto médico), e uma de Subtenentes e Sargentos com 36 PNR (na verdade, a vila é dividida em duas, algumas casas no Bosque e outras na Nações Unidas, que são enormes); As casas são todas de alvenaria e têm garagem coberta, 03 quartos, 01 banheiro social, sala, cozinha, lavanderia e quintal. As filas também são grandes, e quem está nos PEFs tem preferência nas casas.
Aluguel: acima de 800 reais para um apartamento de 2 quartos. Apartamentos de 3 quartos são mais difíceis e mais caros. Não é muito aconselhável alugar casa, ao menos que seja em condomínio fechado, por causa da segurança. O condomínio mais conhecido é o Green Garden.
Bairros bons para morar: Manoel Julião, Estação Experimental, Tucumã (pra quem serve no BEC) e Bosque, Aviário e São Francisco (pra quem serve no BIS).
Imobiliárias: Casa, MCM e Fortaleza são as mais indicadas.
Escolas: Bastante variedade de escolas publicas e  particulares, porém os preços das particulares são altos! O ensino publico é muito bom, então tem gente que prefere. As melhores escolas públicas são o Aplicação, que fica no centro, e o Neteul Maia, que fica no Bosque.
Escolas particulares para crianças tem o Meta, Max (caro), Sesi (mais em conta), Adventista (a partir de 3 anos), Vitória, Águias do Saber e escolinhas como ABC e Uni Duni Tê.
Ensino Superior: tem uma universidade pública, a UFAC, um instituto federal com cursos técnicos e superiores, o IFAC, e várias faculdades particulares, as mais renomadas são a UNINORTE e a FAAO.
Emprego:
Lazer: 1 Shopping de médio porte, bons restaurantes, praças, parques (recomendo o parque Chico Mendes, com mini zoológico, muita área verde e parquinho pra crianças), pizzarias com parquinho pra crianças (Maria Farinha, Água na Boca, e mais um que não recordo o nome). Parque da maternidade com ciclovias, pista de caminhada e área pra ginástica de graça na concha acústica, tem também o calçadão da gameleira que fica na orla no Rio Acre, com feirinha de artesanato e comidas tipicas. Além do Clube de ST/SGT e do Círculo Militar.
Hotel de Trânsito: de oficiais com 6 apartamentos (68) 3216-2964; e de praças com 5 apartamentos (68) 3216-2964.
O BEC ainda tem uma Casa de Hóspedes em seu interior do 7º BEC com 6 apartamentos. Contato pelo e-mail scs7bec@gmail.com ou pelo telefone (68) 3214-6319.Quarteis: 7º BEC4º BIS e 5ª DEL S M/31ª CSM.
O BEC está atualmente com 2 trechos, um fica no Aeroporto do Rio Branco o outro é na cidade de Humaitá, interior do Amazonas, distante 7h de estrada de Rio Branco.
O BIS tem 3 PEFs (Assis Brasil, Plácido de Castro e Santa Rosa dos Purus) e uma CEF (Epitaciolândia).


*AERONÁUTICA
- Quartel: DTCEA-RB.
- Hospital: 
- Vila:


Fonte: https://www.facebook.com/groups/cidadeinteressemilitar/doc/259866734115988/
 ~ ATUALIZADO EM 28/04/2017 ~ 

16 comentários :

  1. poderia me esclarecer como é a ida para o pelotão de fronteira do 4° BIS? O tempo que tem que ficar lá?

    ResponderExcluir
  2. Hospital como é?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  3. Bem desatualizados as informações... cabe uma revisão ai nas afirmações, sou filho de militar e moro na cidade a alguns anos e sei como esta.

    ResponderExcluir
  4. Caro Adriano Carvalho, tem como vc nos dizer como encontra-se os valores de aluguéis (casa e apartamento), frutas, verduras etc atualmente em outubro de 2015.

    ResponderExcluir
  5. o aluguel hj fica em torno de 700 as 1200 casa com dois quartos, frutas e verduras é caríssimo, passagem aérea para fazer um parâmetro vôo Rio branco - Brasília não fica por menos de 1000

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde!
    Alguém sabe me falar atualmente sobre a fila para PNR no BIS?

    ResponderExcluir
  7. Bom dia, estamos na época de transferencia e vcs sabem como é, duvidas e mais duvidas, pois então vamos a elas: gostaria de saber sobre a cidade, aluguel, PNR (tempo de espera para praça), saúde (Pois tenho uma filha de 6 meses), vagas de empregos para professora de quimica, peculiaridades dos quarteis, transito, educação e mais coisas que julgarem importantes para nos ajudar, espero que possam nos ajudar, ja agradecidos, fmilia Sampaio.

    ResponderExcluir
  8. Alguém poderia me informar o tempo de espera na fila do PNR de oficiais?

    ResponderExcluir
  9. Prezados, servi em Rio Branco-AC de 2002 a 2007 e até então não era localidade especial (era Gu comum, sendo especial apenas para quem servisse no CEF ou PEF), solicito informar qual a legislação que consta a cidade de Rio Branco passando a ser localidade especial. Em que ano ocorreu isso.
    Att, R.S.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pensei que sempre fosse...

      PORTARIA NORMATIVA N º 13/MD, DE 5 DE JANEIRO DE 2006

      Art. 2º
      Consideram-se
      Localidades Especiais Categoria A
      as localidades e as vias fluviais e lacustres
      situadas no território nacional, na região a oeste
      da linha denominada Alfa que, partindo do litoral,
      acompanha sucessivamente os limites interestaduais
      entre Maranhão - Pará, Maranhão - Tocantins,
      Piauí - Tocantins, Bahia - Tocantins, Goiás - Tocan
      tins, Goiás - Mato Grosso, Goiás - Mato Grosso do
      Sul, Minas Gerais - Mato Grosso do Sul, São Paulo -
      Mato Grosso do Sul e Paraná - Mato Grosso do
      Sul, conforme o mapa constante do Anexo I desta Por
      taria Normativa, que será publicado no Boletim
      de Pessoal e Serviço do Ministério da Defesa.

      A legislação de rege é:
      - Portaria Normativa nº 13-MD, de 5 JAN 06 - Classifica as Localidades e Guarnições para Efeito de
      Pagamento de Gratificação de Localidade Especial.
      - Portaria Normativa nº 66-MD, de 19 JAN 07 - Altera a classificação das localidades e guarnições para
      efeito de pagamento da Gratificação de Localidade Especial (altera as Tabelas I, II e III do Anexo II da
      Portaria nº 13-MD, de 5 JAN 06).
      - Portaria Normativa nº 972-MD, de 23 JUN 08 - Altera a classificação das localidades e guarnições para
      efeito de pagamento da Gratificação de Localidade Especial (altera as Tabelas I e II do Anexo II da Portaria
      nº 13-MD, de 5 JAN 06).
      - Portaria Normativa nº 181-MD, de 8 DEZ 09 - Altera a classificação das Localidades e Guarnições para
      Efeito de Pagamento de Gratificação de Localidade Especial (altera a Tabela II do Anexo II da Portaria nº
      13-MD, de 5 JAN 06).
      - Portaria Normativa nº 3.270-MD, de 18 DEZ 14 - Altera a Tabela II do Anexo II da Portaria nº 13-MD, de
      5 JAN 06 e reclassifica a Localidade ou Guarnição de Manaus/AM como Localidade Especial Categoria A.
      - Portaria Normativa nº 74-MD, de 15 JAN 15 - Retifica o Anexo da Portaria nº 3.270-MD, de 18 DEZ 14.

      Excluir
    2. Verifica também a PORTARIA Nº 1.225, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2010, publicada no BE 51/2010. Ela reconhece Rio Branco (e outras) como categoria A, com efeitos retroativos, em relação a tempo de serviço. Vale a pena ler!

      Excluir
    3. Tem essa também: PORTARIA Nº 881, DE 25 DE JULHO DE 2017.
      Reconhece como Categoria A, com efeitos retroativos:

      ESTADO GUARNIÇÃO
      Acre Rio Branco
      Amazonas Itacoatiara
      Goiás Aragarças
      Mato Grosso do Sul Amambai, Bela Vista, Corumbá, Coxim, Jardim e Três Lagoas
      Mato Grosso Barra do Garças e Cáceres
      Paraná Guaíra
      Rio Grande do Sul Rio Grande
      Rondônia Porto Velho

      Excluir

O que achou da postagem? Comente Aqui!
Não esqueça de se identificar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog. Se achar que algo seja impróprio ou ilegal, denuncie para a administração.