ACRE - Rio Branco

Rio Branco - AC

     Rio Branco, capital do estado do Acre, é uma cidade que está crescendo e se desenvolvendo bastante e possui cerca de 380 mil habitantes. É Localidade Especial Categoria A, tem adicional de 20%, com tempo normal de guarnição e 2% ao dia para quem está no trecho ou nos destacamentos. A voltagem é 110 V.
Clima: Rio Branco possui um clima quente e chuvoso e é a capital amazônica que tem o clima mais agradável, as temperaturas ficam entre 20°C e 30°C e chegam frentes frias durante alguns meses do ano. De dezembro a março é a época mais chuvosa e podem ocorrer enchentes se os rios subirem muito. Entre maio e setembro ocorre ocasionalmente o fenômeno da friagem, geralmente chegando aos 12 °C.
Palácio Rio Branco
Custo de vida: de médio a alto.
Serviços - Bancos: Banco do Brasil, Caixa Econômica, Bradesco, Itaú, HSBC, Santander e Banco da Amazônia.
Internet: Tem Oi Velox e Net Virtua. Em alguns bairros pode ser que uma não pegue direito, mas, no geral, a internet é boa.
Telefonia:
Mercados:  aqui tem uma rede de supermercados Araújo, domina quase a cidade toda, mas tem outros 3 mercados grandes, um Makro e um Atacadão. fora isso, tem vários mercadinhos de bairro. Custo de alimentação relativamente alto como em qualquer capital, mas a carne tem um preço bom comparando com outros lugares. Mas o caro aqui mesmo são o leite e seus derivados, frutas, verduras e alguns legumes. Mas sempre tem promoção nos supermercados. Achei bem parecido com os preços praticados no sul do país.
Comércio: Para comprar móveis, por exemplo, tem as lojas CITY LAR, BEMOL e ROMEIRA, mas como aqui tem Lojas Americanas, o frete pra você comprar na internet não fica caro. As lojas têm um preço regular, não é absurdo, mas não tem muitas promoções por falta de concorrência e de grandes lojas nacionais.
Tem aeroporto com voos da Gol e da Latam e rodoviária internacional.
Transporte Público: É feito por ônibus. Tem também táxis e moto-táxis.
Trânsito: A cidade é muito boa, achei limpa, só o trânsito que é meio lento e tem muitas motocicletas, que dão algum trabalho pra acostumar com a quantidade e as cortadas pela direita. Gasolina está em torno de R$4,15.
Saúde: tem um Posto Médico com clínico geral, dentista, fisioterapeuta e um pediatra, mas tudo com marcação, não tem atendimento de emergência. Algumas especialidades são por convênio, mas não são todas que tem.
No SUS tem posto de saúde nos bairros, tem 2 UPA (unidade de pronto atendimento) e o pronto socorro. Tem também hospitais e postos particulares, como da Unimed e o Hospital Santa Juliana, que tem convênio com o FuSEx. O que não tem convênio você pode tentar pagar particular e pedir ressarcimento. Casos mais graves também podem ser encaminhados para Porto Velho/RO.
PNR: do BEC: a maioria das casa de SGT são de madeira e são chamados de PN, as casa de alvenaria são os PNR. A fila é em torno de 2 anos. Para oficial as casas são todas de alvenaria, são 13 casas, mas 2 são funcionais (comandante e sub). Normalmente pega no segundo ano.
O 4º BIS possui duas vilas militares, uma de Oficiais com 11 PNR (7 para cap/ten, 1 para of superior e 3 funcionais - cmte, cub cmte e cmte do posto médico), e uma de Subtenentes e Sargentos com 36 PNR (na verdade, a vila é dividida em duas, algumas casas no Bosque e outras na Nações Unidas, que são enormes); As casas são todas de alvenaria e têm garagem coberta, 03 quartos, 01 banheiro social, sala, cozinha, lavanderia e quintal. As filas também são grandes, e quem está nos PEFs tem preferência nas casas.
Aluguel: acima de 800 reais para um apartamento de 2 quartos. Apartamentos de 3 quartos são mais difíceis e mais caros. Não é muito aconselhável alugar casa, ao menos que seja em condomínio fechado, por causa da segurança. O condomínio mais conhecido é o Green Garden.
Bairros bons para morar: Manoel Julião, Estação Experimental, Tucumã (pra quem serve no BEC) e Bosque, Aviário e São Francisco (pra quem serve no BIS).
Imobiliárias: Casa, MCM e Fortaleza são as mais indicadas.
Escolas: Bastante variedade de escolas publicas e  particulares, porém os preços das particulares são altos! O ensino publico é muito bom, então tem gente que prefere. As melhores escolas públicas são o Aplicação, que fica no centro, e o Neteul Maia, que fica no Bosque.
Escolas particulares para crianças tem o Meta, Max (caro), Sesi (mais em conta), Adventista (a partir de 3 anos), Vitória, Águias do Saber e escolinhas como ABC e Uni Duni Tê.
Ensino Superior: tem uma universidade pública, a UFAC, um instituto federal com cursos técnicos e superiores, o IFAC, e várias faculdades particulares, as mais renomadas são a UNINORTE e a FAAO.
Emprego:
Lazer: 1 Shopping de médio porte, bons restaurantes, praças, parques (recomendo o parque Chico Mendes, com mini zoológico, muita área verde e parquinho pra crianças), pizzarias com parquinho pra crianças (Maria Farinha, Água na Boca, e mais um que não recordo o nome). Parque da maternidade com ciclovias, pista de caminhada e área pra ginástica de graça na concha acústica, tem também o calçadão da gameleira que fica na orla no Rio Acre, com feirinha de artesanato e comidas tipicas. Além do Clube de ST/SGT e do Círculo Militar.
Hotel de Trânsito: de oficiais com 6 apartamentos (68) 3216-2964; e de praças com 5 apartamentos (68) 3216-2964.
O BEC ainda tem uma Casa de Hóspedes em seu interior do 7º BEC com 6 apartamentos. Contato pelo e-mail scs7bec@gmail.com ou pelo telefone (68) 3214-6319.Quarteis: 7º BEC4º BIS e 5ª DEL S M/31ª CSM.
O BEC está atualmente com 2 trechos, um fica no Aeroporto do Rio Branco o outro é na cidade de Humaitá, interior do Amazonas, distante 7h de estrada de Rio Branco.
O BIS tem 3 PEFs (Assis Brasil, Plácido de Castro e Santa Rosa dos Purus) e uma CEF (Epitaciolândia).


*AERONÁUTICA
- Quartel: DTCEA-RB.
- Hospital: 
- Vila:


Fonte: https://www.facebook.com/groups/cidadeinteressemilitar/doc/259866734115988/
 ~ ATUALIZADO EM 28/04/2017 ~ 

23 comentários :

  1. poderia me esclarecer como é a ida para o pelotão de fronteira do 4° BIS? O tempo que tem que ficar lá?

    ResponderExcluir
  2. Hospital como é?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  3. Bem desatualizados as informações... cabe uma revisão ai nas afirmações, sou filho de militar e moro na cidade a alguns anos e sei como esta.

    ResponderExcluir
  4. Caro Adriano Carvalho, tem como vc nos dizer como encontra-se os valores de aluguéis (casa e apartamento), frutas, verduras etc atualmente em outubro de 2015.

    ResponderExcluir
  5. o aluguel hj fica em torno de 700 as 1200 casa com dois quartos, frutas e verduras é caríssimo, passagem aérea para fazer um parâmetro vôo Rio branco - Brasília não fica por menos de 1000

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde!
    Alguém sabe me falar atualmente sobre a fila para PNR no BIS?

    ResponderExcluir
  7. Bom dia, estamos na época de transferencia e vcs sabem como é, duvidas e mais duvidas, pois então vamos a elas: gostaria de saber sobre a cidade, aluguel, PNR (tempo de espera para praça), saúde (Pois tenho uma filha de 6 meses), vagas de empregos para professora de quimica, peculiaridades dos quarteis, transito, educação e mais coisas que julgarem importantes para nos ajudar, espero que possam nos ajudar, ja agradecidos, fmilia Sampaio.

    ResponderExcluir
  8. Alguém poderia me informar o tempo de espera na fila do PNR de oficiais?

    ResponderExcluir
  9. Prezados, servi em Rio Branco-AC de 2002 a 2007 e até então não era localidade especial (era Gu comum, sendo especial apenas para quem servisse no CEF ou PEF), solicito informar qual a legislação que consta a cidade de Rio Branco passando a ser localidade especial. Em que ano ocorreu isso.
    Att, R.S.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pensei que sempre fosse...

      PORTARIA NORMATIVA N º 13/MD, DE 5 DE JANEIRO DE 2006

      Art. 2º
      Consideram-se
      Localidades Especiais Categoria A
      as localidades e as vias fluviais e lacustres
      situadas no território nacional, na região a oeste
      da linha denominada Alfa que, partindo do litoral,
      acompanha sucessivamente os limites interestaduais
      entre Maranhão - Pará, Maranhão - Tocantins,
      Piauí - Tocantins, Bahia - Tocantins, Goiás - Tocan
      tins, Goiás - Mato Grosso, Goiás - Mato Grosso do
      Sul, Minas Gerais - Mato Grosso do Sul, São Paulo -
      Mato Grosso do Sul e Paraná - Mato Grosso do
      Sul, conforme o mapa constante do Anexo I desta Por
      taria Normativa, que será publicado no Boletim
      de Pessoal e Serviço do Ministério da Defesa.

      A legislação de rege é:
      - Portaria Normativa nº 13-MD, de 5 JAN 06 - Classifica as Localidades e Guarnições para Efeito de
      Pagamento de Gratificação de Localidade Especial.
      - Portaria Normativa nº 66-MD, de 19 JAN 07 - Altera a classificação das localidades e guarnições para
      efeito de pagamento da Gratificação de Localidade Especial (altera as Tabelas I, II e III do Anexo II da
      Portaria nº 13-MD, de 5 JAN 06).
      - Portaria Normativa nº 972-MD, de 23 JUN 08 - Altera a classificação das localidades e guarnições para
      efeito de pagamento da Gratificação de Localidade Especial (altera as Tabelas I e II do Anexo II da Portaria
      nº 13-MD, de 5 JAN 06).
      - Portaria Normativa nº 181-MD, de 8 DEZ 09 - Altera a classificação das Localidades e Guarnições para
      Efeito de Pagamento de Gratificação de Localidade Especial (altera a Tabela II do Anexo II da Portaria nº
      13-MD, de 5 JAN 06).
      - Portaria Normativa nº 3.270-MD, de 18 DEZ 14 - Altera a Tabela II do Anexo II da Portaria nº 13-MD, de
      5 JAN 06 e reclassifica a Localidade ou Guarnição de Manaus/AM como Localidade Especial Categoria A.
      - Portaria Normativa nº 74-MD, de 15 JAN 15 - Retifica o Anexo da Portaria nº 3.270-MD, de 18 DEZ 14.

      Excluir
    2. Verifica também a PORTARIA Nº 1.225, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2010, publicada no BE 51/2010. Ela reconhece Rio Branco (e outras) como categoria A, com efeitos retroativos, em relação a tempo de serviço. Vale a pena ler!

      Excluir
    3. Tem essa também: PORTARIA Nº 881, DE 25 DE JULHO DE 2017.
      Reconhece como Categoria A, com efeitos retroativos:

      ESTADO GUARNIÇÃO
      Acre Rio Branco
      Amazonas Itacoatiara
      Goiás Aragarças
      Mato Grosso do Sul Amambai, Bela Vista, Corumbá, Coxim, Jardim e Três Lagoas
      Mato Grosso Barra do Garças e Cáceres
      Paraná Guaíra
      Rio Grande do Sul Rio Grande
      Rondônia Porto Velho

      Excluir
    4. A cada 2 anos também conta 8 meses de tempo de serviço?

      Excluir
  10. A fila de PNR para o BEC é de quanto? e os estados dos PNR?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se for de st/sgt a maioria é de madeira e por sinal horriveis, o atual comandante está derrubando e construindo-as em alvenaria. Nunca tinha visto pnr de madeira. se fossem tipos chalés, não teria problema, mas são muito ruins. E a fila é em torno de 2 anos. Pra oficias mesmo tempo, mas as casas são de alvenaria.

      Excluir
  11. Bom dia, Pessoal.

    Alguém poderia me informar como está a cidade atualmente? Quanto tempo para ocupar o PNR (Exército)? Qualidade do sistema de saúde público ou como funciona o FUSEX? Qualidade do ensino? Custo de Vida?

    Desde já, agradeço a atenção de todos!

    ResponderExcluir
  12. Oi Michelle, então a cidade já foi melhor, a maioria dessas informações está bem desatualizada mesmo. Moro aqui desde 2017 e estou indo embora agora. PNR depende, pra ST/SGT em média de 1 a 2 anos, varia muito, depende de vários fatores, mas já teve gente que nem pegou e teve gente que chegou e pegou, digo que é sorte. Oficiais mais complicado ainda, são poucos PNR e a maioria nem pega. Sistema de saúde público é razoável se for problema de baixa e média complexidade. Fusex é péssimo, poucos conveniados e o posto o atendimento é bem precário, só clinico geral. O ensino é de baixa qualidade, mas dá pra escapar nas escolas particulares, que são bem poucas. O custo de vida é razoável, carne é mais em conta realmente, mas vc não come churrasco todo dia, então essa vantagem depende de pessoa pra pessoa. O que realmente vale a pena é o $$$ da transferência pq os 20% vc gasta todinho no aluguel e na comida. Lazer é bem fraco e agora com a pandemia, inexistente. Aluguel em torno de 1000 a 1200 apto de 2/4 ou casa. tem um grupo de esposas de militares que tem grupo no whatsapp pra ajudar quem está chegando. procur no facebook pela cidade que vcs encotra. Espero ter esclarecido as dúvidas, não gosto de dourar a pílula, pq as vezes a pessoa recebe uma informação e qdo chega lá passa pelas dificuldades de adaptação e problemas da região.

    ResponderExcluir

O que achou da postagem?
Comente Aqui e não esqueça de se identificar!

(Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog. Se achar que algo seja impróprio ou ilegal, denuncie para a administração.)

* AO COPIAR, DÊ OS CRÉDITOS DEVIDOS.