SÃO PAULO - Lorena

Lorena - SP

     Lorena fica na região do Vale do Paraíba e é uma cidade pequena, em torno de 85 mil habitantes. É uma cidade de interior, bem tranquila e bonitinha. Fica a 190 km de São Paulo. É guarnição comum e a voltagem é 110 V.
Custo de vida: é barato, aluguéis, comida, escolas, tudo.
Clima: É uma cidade mais fresca, que no inverno faz MUITO frio.
Serviços - Bancos:
Internet:
Telefonia:
Mercados:
Comércio:
Transporte Público:
Trânsito:
Rodoviária / Aeroporto:
Saúde: O Fusex de Lorena é muito bom, um dos melhores do país, já ganhou vários prêmios. É conveniado com a Unimed e por isso é tão bom. Os médicos são excelentes e a cidade conta com 2 ótimos Hospitais, o Hospital Unimed e Santa Casa. Além de ter a clínica Santa Rosa, que é muito boa.


Aluguel: casa de dois quartos boa e em um bairro bom gira em torno de R$800,00.
PNR: Tem muitas casas, para oficial, geralmente no 2º ano já se consegue casa, as vezes no primeiro, mas no 2º é mais garantido. As casas da vila 1 são bem antigas e enormes, tem mais de 100 anos. Tem goteiras, as vezes uns bichinhos, as vezes cai uma porta ou janela, rs. A vila é muito legal, um ambiente gostoso. Fica ao lado do círculo militar e do quartel. Não fica no centro, mas é bem perto. Tem também a vila 2 que fica no centro da cidade onde as casas são melhores e mais novas, porém lá são apenas 7 casas.
Para praças a fila é bem maior, cerca de 6 anos.
Educação: Em relação as escolas também são muito boas. Tem escolas e faculdades particulares da rede Salesiano que são bem conceituadas. Além de outras opções de escolas particulares, públicas e técnicas também. De faculdades tem: campus da USP, onde está a Escola de Engenharia de Lorena, também o Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL) e a FATEA.
Emprego: por ser uma cidade pequena é mais difícil, mas depende muito.
Lazer: Realmente não tem muitas opções de lazer em Lorena. O melhor na cidade é o clube comercial onde sempre tem festas legais. É um clube completo com academia, piscinas, saunas, várias aulas como ( natação, dança, tênis, vôlei, pilates, e vários outras que não me recordo agora). Tem uma área infantil muito legal, com diversos parques. Mas fora isso não tem nada na cidade pra fazer, poucos restaurantes, não tem shopping, não tem cinema. Porém, Lorena é muito bem localizada e bem perto de cidades boas como Taubaté e São José dos Campos.
Guaratinguetá fica a uns 15 minutos, Taubaté  a 40 minutos e São José dos Campos  a cerca de 1 hora. Então quando quiser sair tem boas opções pra passear pela região. Fora que tem as praias de Ubatuba e Caraguá que ficam em torno de 1 hora e meia.
Pontos Negativos: Os únicos pontos negativos mesmo são falta de estrutura dos PNRs e a quantidade de bicicletas que circulam pela cidade. Andam no meio da rua, uma emparedada com a outra batendo papo. São o costume deles, rs. Mas no geral é uma cidade que considero muito boa!
Hotel de Trânsito:
Quartel: 5º BIL, fica no bairro Cruz. Vejo que muitas pessoas não querem vir pra Lorena somente por causa do quartel, pois tem muitas atividades, muitos campos, estágios. Aqui é sim um batalhão muito operacional, mas acho isso muito bom pra carreira de um militar. Fazer muitos cursos, campos, estágios, são ótimas experiências.

8 comentários :

  1. Morei 3 anos em Lorena após sair da AMAN. Cidade ótima de se viver. Reclamei algumas vezes das bicicletas, mas depois que vim para o trânsito do Rio, sito até saudade de quando meus problemas eram apenas bicicletas.
    Recomendo.

    ResponderExcluir
  2. É bom deixar bem claro que quem postou os comentários acima foram oficiais, por isso não generalizem as informações. PNR para sgt são pelo menos 6 ou 7 anos na fila (Apesar do efetivo de ST/SGT ser bem maior do que o de oficiais existem duas vilas para oficiais e uma só para sgt, isso sem contar as casas que são ocupadas pelo QE, que nunca ficam vagas...)
    O ambiente no quartel é péssimo, 2º Sgt enquadrando 2º Sgt... não vale a pena.... O aluguel é muito caro (acima de R$900,00) e o estudo então, um absurdo os valores...
    O FUSEX realmente é bom, pois encaminha tudo para fora...
    NUNCA SIRVAM EM UM BIL....

    ResponderExcluir
  3. Agora já tem um Shopping Center.

    ResponderExcluir
  4. Cidade boa, tem shop e cinema, balada cervejaria do gordo. Aluguel 700 - 900.00. Escola salesiana da 16% desconto, mensalidade ensino fundamental é +- 650.00.

    ResponderExcluir
  5. Na maioria das vezes é assim, para os Oficiais que são em menor quantidade há mais PNRs disponíveis... já para os ST/Sgt que são em bem maior quantidade, bem menos PNRs. Passa-se muito tempo na fila esperando, muitas vezes 3, 4 ou até 6 anos a mais que os oficiais. Infelizmente essa é a realidade pelo país à fora. A Instituição deveria reequilibrar isso, pois é muito desproporcional. Os oficiais precisam de pnr, mas as praças necessitam bem mais.

    ResponderExcluir
  6. Como é a escala de serviço para sgt?

    ResponderExcluir

O que achou da postagem?
Comente Aqui e não esqueça de se identificar!

(Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog. Se achar que algo seja impróprio ou ilegal, denuncie para a administração.)

* AO COPIAR, DÊ OS CRÉDITOS DEVIDOS.