SANTA CATARINA - Porto União

Porto União - SC

    A cidade possui em média 35 mil habitantes, sem contar com União da Vitória que é uma cidade situada no PR e que faz fronteira com Porto União onde somente uma linha de trem as separa. A voltagem aqui é de 110V. A capital mais próxima é Curitiba (249 km), uma média de 3hs e meia indo de carro. Florianópolis fica a 460 km. Cidades como: Blumenau, Florianópolis, Balneário Camboriú, Joinville entre outras, são percursos razoáveis para viajar de carro ou ônibus...
Entrada da cidade
Clima: aqui no verão e primavera é quente, não tão quente com o RJ,. E o inverno é MUITO FRIO e úmido! É de costume fazer geadas pela manhã, paredes escorrerem de água com a umidade, porém nada que não dê para suportar!
Custo de vida: não é tããão alto assim, roupas são bem caras, sapatos têm de todos os preços, supermercado eu acho o mais caro, pois o kg da carne aqui é bem elevado!
rodoviária fica no centro das duas cidades e 2 empresas de ônibus fazem o trajeto P. União x Curitiba. Infelizmente os horários não são tão favoráveis, há apenas 4 durante o dia todo. O custo da passagem está em torno de R$44,00. O Aeroporto com voos nacionais e internacionais mais próximo é o de São José dos Pinhais, localizado em Curitiba. 
transporte público daqui é precário, pois existem poucos ônibus e com grande intervalo de chegada entre eles para qualquer lugar da cidade. Mas quem mora no Centro não há necessidade nenhuma de pegar ônibus, pois dá para fazer tudo andando...O trânsito é muito bom, com maior fluxo de carros a tarde e ao anoitecer (volta do trabalho).
Quartel: 5º BECmbBldo, a escala de serviços é boa (pelo menos pra oficial), e não possui adicional.
Hotel de Trânsito: Há hotel de trânsito, bem simples e baratinho.PNR: a fila não é tão boa, pois normalmente o tempo de espera pra oficiais é de 2 anos, e para sargentos assim como a de oficiais é bastante demorada. A vila de oficiais é uma rua com aproximadamente 6 casas, a de sargento são prédios, que por sinal tem bem mais.
Aluguel: custa em média de 350 a 1.500 reais (valores do Centro da cidade). Como a cidade é pequena tudo fica bem próximo, de carro saindo do Centro para o Batalhão (situado no bairro de Santa Rosa) dá em média 10, 15 min.
Saúde: Os hospitais públicos aqui não tem boa fama, e o FUSEX é ótimo! Na mesma hora se consegue uma guia e a marcação de consultas também é muito boa, com todas as especialidades acredito eu, há também médicos no quartel e o FuSEX é conveniado aos hospitais e clínicas particulares, pois aqui não existe Hospital do Exército.
Educação: A educação pública aqui não é tão boa, e existem ótimos colégios particulares para educação infantil e séries iniciais. Que eu saiba não existem cursinhos preparatórios presenciais, apenas por vídeo aulas; Não tem colégio militar, apenas em Curitiba. E as faculdades aqui estão em ascensão, se não me engano tem 3 particulares.. Existe uma pública, filial da estadual do Paraná aqui também, chamada FAFI. Também tem SENAC e SENAI aqui com vários cursos, bem no Centro.
Emprego: Infelizmente aqui não se paga bem, e muitas vezes há casos de nem assinarem a carteira! Na área da educação, apesar de saturada, ainda existem bastante oportunidades de trabalho. 
Lazer: Aqui tem bastante restaurantes e todos são ótimos, os preços estão na média... Boate tem umas 2 ou 3 boas, mas só tocam sertanejo! Tem umas festinhas bem conhecidas aqui também, como: A festa nacional do Steinhaeger e do Xixo (um tipo de cachaça e uma carne cortada em cubinhos pra fazer no churrasco), a Festa da Costela (muito boa), Festa da melancia, da uva, e de outras frutas... Como havia dito, há boates, barzinhos (depois de meia noite todo mundo já se foi). Há também cachoeiras em cidades vizinhas (bem perto). Restaurantes ótimos com música ao vivo.
Pontos Positivos: é uma cidade maravilhosa para morar, com um padrão de vida qualitativo, ótima comida e bom quartel.
Pontos Negativos: Eu particularmente adoro morar aqui, mas o que poderia melhorar seria a distância do aeroporto, o frio que é demais e que também não há shoppings nem Mc Donald's. hehe! De resto a cidade é maravilhosa!!

2 comentários :

  1. Particularmente acho as escolas e hospitais daqui muito bons, comparado a outros lugares...

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto de mamar nos peitos da cabritinha

    ResponderExcluir

O que achou da postagem?
Comente Aqui e não esqueça de se identificar!

(Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog. Se achar que algo seja impróprio ou ilegal, denuncie para a administração.)

* AO COPIAR, DÊ OS CRÉDITOS DEVIDOS.