SANTA CATARINA - Joinville

Joinville - SC

     É a maior cidade de Santa Catarina, com aproximadamente 600 mil habitantes, se localiza ao norte do estado, a 188 km de Florianópolis e 125 km de Curitiba. Seu acesso principal é pela BR 101. A voltagem é 220V. É guarnição comum, não tem adicional.
Entrada da cidade
Clima: é úmido. A temperatura média anual é de 22 ºC, mas, para ser mais prática, faz muito calor no verão e frio razoável no inverno.
Custo de vida: De médio a alto, não é exorbitante, dá pra sobreviver.
Serviços - Bancos: Banco do Brasil, Caixa Econômica, Bradesco, Itaú, HSBC, Santander e Banrisul.
Internet:
Telefonia:
Mercados: Há várias opções de supermercado que variam de serviço e preço. Os mais “famosos” são: Angeloni, Giassi, BIG, Americanas, Compre Fort e Albino, os dois últimos são atacadões.
Comércio:
Transporte Público:O transporte público é de ônibus, com terminais interligados, ou seja, paga-se uma passagem para rodar a cidade inteira, trocando de linha nos terminais, no valor de R$ 2,75.
Trânsito: O trânsito é complicado nos horários de pico, se puder utilize bicicletas, há mais de 100 km de ciclovias na cidade, segundo documento da prefeitura. Não há metrô.
Rodoviária / Aeroporto: O aeroporto de Joinville opera com as principais linhas aéreas: TAM, Gol, e Azul, com vôos para praticamente o país inteiro, geralmente fazendo escala em São Paulo. A rodoviária também opera com diversas empresas, com destinos principalmente para o Sul, SP e RJ. Já vi nos guichês de algumas empresas destinos para o Nordeste.
PNR: 17 PNR para Oficiais (1 para o comandante, 2 para major e 14 para cap/ ten) e 12 para ST/SGT. PNR pra oficial varia de 1 a 2 anos. A fila dos praças chega a 10 anos. A vila fica aos arredores do quartel.
Aluguel: O BI fica localizado no bairro Atiradores, bem ao centro da cidade, ou seja, o aluguel nesta área é caro. Os bairros do entorno são ótimos: América, Glória, Santo Antônio. Há outros mais longe do BI, mas que também são bons: Costa e Silva, Bom Retiro (campus universitário), Boa Vista (zona industrial Tupy). Deve-se evitar morar próximo ao rio Cachoeira, que transborda quando chove muito. Evite também os extremos sul e norte, devido à segurança.
Imobiliárias:
Saúde: A saúde pública é assistida pelo Hospital São José (traumatologia), Hospital Regional (especialista em cardio), Hospital Materno-infantil, Maternidade Darcy Vargas, PAs, PSFs e outros programas que têm no país inteiro. O problema da saúde coletiva em Joinville é que as cidades vizinhas “largam” seus pacientes lá, ou seja, a demanda é muito grande. Mas o FuSEx tem convênio com o Hospital e Maternidade Dona Helena, que é excelente, a especialidade que não tem no hospital, o FuSEx encaminha para clínicas. Há também o Hospital UNIMED, mas não atende pelo FuSEx.
Educação: As escolas públicas são boas, em especial as de séries iniciais, mas há uma demanda considerável, porque mesmo quem pode pagar particular procura a rede pública. Por isso ao chegar à cidade, vá logo procurar uma creche, pode ser que você tenha que esperar abrir vaga.
Ensino Superior - Públicas: UDESC, com cursos na área de exatas; UFSC: pólo com modalidade a distância e pólo presencial dentro da Univile; IFSC: cursos técnicos. E várias outras privadas: Univile, IELUSC, ACE, IESVILE, Católica de Santa Catarina, Faculdade Cenecista, Anhanguera, etc., com diversos cursos.
Emprego: As pessoas costumam dizer que lá só não trabalha quem não quer. Realmente, as indústrias estão sempre contratando, e tem crescido o número de mulheres na linha de produção, porém, não é todo mundo que está disposto a trabalhar num ritmo de indústria... Fora isto, há o comércio, as clínicas, hospitais, academias. Acredito que tenha área de trabalho para todos os ramos. Quando me formei em técnica em enfermagem, em 2005, levei menos de um mês para ser contratada no Hospital Dona Helena, e todos os meus colegas se empregaram rápido também. Se você estiver disposta a trabalhar, procure que você acha. Com relação ao salário, só sei dizer em relação à área da saúde, que comparando com Três Corações, é o triplo...
Lazer: Na cidade acontece no mês de julho o Festival de Dança, é ótimo, várias apresentações, oficinas, etc. Mas o lazer mais freqüente são os shoppings, com os cinemas (tem 3D), kart, boliche, restaurantes, bares, boates, (no centro tem a Via Gastronômica, uma rua com restaurante mexicano, cachaçaria, pub, boate, churrascaria, pizzaria, etc). O preço é o exercido nas capitais, aliás a última vez que fui pro Rio, percebi estas coisas mais caras que em Joinville). Tem turismo rural no Distrito de Pirabeiraba. Mas o que mais aconselho são as praias, as mais próximas ficam em São Francisco do Sul, 45km. E, se puderem viajar um pouquinho mais, tem Balneário Camboriú, Itapema, Bombinhas, Beto Carrero World, Blumenau (Oktoberfest), e outras cidades lindas.
Pontos negativos: Enchente (por isso tem que escolher bem o bairro), a umidade (alugar apartamento bem arejado) e trânsito.
O Hotel de Trânsito do 62º BI está destinado a receber Oficiais, Subtenentes e Sargentos. Situa-se na Rua: Duque de Caxias/375, Bairro Atiradores, junto ao Batalhão e em área central da cidade. Dispõe de 5  habitações e as reservas podem ser feitas pelo telefone: (47) 3432-5147, ou pelo e-mail: ht62bisc@gmail.com.
Quartel: O 62º BI, além das missões normais de uma unidade de Infantaria, passou a integrar, no ano de 2000, a Força de Ação Rápida (FAR) Regional do Comando Militar do Sul.

4 comentários :

  1. O Blt deixou de ser FAR, porém as missões continua como se fosse. É um dos campeões das Olimpíadas da Brigada.

    ResponderExcluir
  2. A UFSC saiu da Univille em 2011. Agora ela tem 5 blocos, sendo os dois mais conhecidos (bloco A e bloco E) localizados nas ruas Presidente Prudente de Moraes (bloco A) e Dr. João Colin (bloco E, que também é o bloco administrativo).

    ResponderExcluir
  3. Internet: Oi, Vivo (antiga GVT) e Net
    Telefonia (móvel e fixa): Oi, Vivo, Tim, Claro, Net.

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Comente Aqui!
Não esqueça de se identificar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog. Se achar que algo seja impróprio ou ilegal, denuncie para a administração.