SANTA CATARINA - Florianópolis

Florianópolis - SC

     Bom o que falar da Ilha da Magia... a cidade possui uns 400 mil habitantes, é bem grande, a ilha se divide em norte e sul e o centro é claro e depois da ponte fica a grande Florianópolis (a continental). É guarnição comum, a voltagem é 220V e o DDD 48.
Ponte 
     Por ser uma capital turística, no verão, temos a impressão de que a ilha vai afundar de tanta gente que vem.
Clima: não faz tão frio como no RS, e o verão também não é muito quente e sempre tem uma brisa marítima. Só quando bate o vento Sul, nossa aí judia da gente.
Custo de vida: É um pouco alto, por ser capital, mas nada absurdo e depende do bairro em que morar também.
Serviços - Bancos: Banco do Brasil, Caixa Econômica, Bradesco, HSBC, Itaú, Santander, Citibank e Banrisul.
Internet:
Telefonia:
Mercados:  Temos muitos mercados grandes com ofertas legais e tem os sacolão que são tipo feiras, tudo tem o mesmo valor os legumes e frutas (pesa tudo junto) vale muito a pena.
Comércio:
Transporte Público: Feito exclusivamente por ônibus e é o ponto fraco. São poucas linhas, a ilha é enorme, não é muito fácil encontrar informações sobre os ônibus e você tem que usar os terminais para fazer integração, só que são disponibilizados poucos ônibus para os horários de maior fluxo, então os ônibus são lotados, e tem apenas uma empresa que faz o norte da ilha e uma que faz o sul então eles estão nem aí, pois sabem que agente precisa do transporte.
Trânsito: é muito fluxo de carro justamente pelo transporte público ser ineficiente. Para entrar na ilha no início do dia e sair no final da tarde é um caos, a ponte fica quase parada. E, no verão, o número de pessoas mais que dobra na ilha, então o trânsito simplesmente para.
Rodoviária / Aeroporto: Ambos muito bons e têm todos os destinos quase.
Aluguel: Eu moro no norte da ilha, aqui é bom o preço, mas varia de 700 a 1000 reais. A região mais cara (e melhor) é a central, e o sul da ilha já fica um pouco distante. Pra quem for servir no BI, tem que morar na parte continental, pois o trânsito é bem caótico pra ficar indo e saindo da Ilha, e os alugueis lá acabam sendo mais em conta também (uns R$700,00 por um apartamento de 2 quartos). O resto dos quarteis ficam no Centro, então é bom morar na Ilha mesmo.
Imobiliárias:
PNR: Para oficiais, a fila é de, no mínimo, 2 ou 3 anos e não é por ordem de chegada, mas sim por posto e OM, tantas casas por posto e quartel, então pode ter diferença. A fila de sargentos é bem maior, falam que em torno de 10 anos.
Educação: Tem várias creches e escolas, inclusive escolas bilíngues (como a Escola Internacional) e muitas escolas religiosas (como da rede Bom Jesus), enfim, várias opções para todos os gostos e bolsos, e os preços não são muito salgados, geralmente.
Tem vários cursos de idiomas, informática, especializantes e tal. Tem o IFSC com campus na Ilha e na parte continental, com cursos técnicos e superiores.
Ensino Superior: Tem a UFSC (federal) e a UDESC (estadual) de públicas e várias outras particulares.
Saúde: Tem o HGuFL, no Centro. E o que não tem no hospital, encaminham para outras clínicas. O FuSEx funciona muito bem.
Emprego: Tem muito em todas as áreas e os salários são muito bons também, e abrem muitos concursos.
Lazer: tem muita coisa pra fazer, tem praias, shopping, cinemas, teatros, passeios de barco, nossa, inúmeros lugares lindos para visitar, sem contar nos barzinhos, boates, casas de show e restaurantes.
Pontos Negativos: Bom o que eu acho ruim aqui, as pessoas são muito fechadas, não são de muitas amizades. E os que você faz amizade são vida louca. Então ficamos apenas com o grupo familiar. Os hospitais públicos um caos também, demora muito pra ti conseguir consulta e os postos de saúde sempre cheios. E o trânsito também é bem ruim, ainda mais no horário de pico para entrar e sair da Ilha.
Hotel de Trânsito: Tem 2 Hotéis de Trânsito, ambos na parte continental.
O de Oficiais da 14ª Bdg I Mtz (5 apartamentos, no Círculo Militar; Tel: (48) 3244-0612 – (48) 3248-5096 e E-mail: rp14bda@terra.com.br) e um Misto do 63ª BI (8 apartamentos, dentro do quartel; telefone: (48) 3248-1965 e E-mail: hoteldetransito63bi@ibest.com.br).
Quarteis: 14ºPelPE, 16ªCSM, 63ºBI e 14ªBda Inf Mtz. O BI fica em Estreito, na parte continental e o restante fica no Centro.

10 comentários :

  1. Boa noite! Sou o 3º Sgt Pedroso, gostaria de saber se tem pnr e qual o tempo médio de espera.

    ResponderExcluir
  2. Uma boa noite a todos!
    Sirvo na FAB, Rio de Janeiro e penso bastante em ser movimentado para a base aerea de florianopolis.
    Alguem poderia me dar dicas de como e a base, a vila militar para graduados, fila no PNR...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eduardo, conseguiu sua transferência?
      A BAFL ficou bem restrita a especialidades, restando apenas um corpo administrativo no local.
      Antes, a fila para os PNR estava entre 8 e 10 anos; após o redirecionamento do esquadrão de vôo, não sei te dizer, mais vagou inúmeras casas. Para sargentos havia muitas casas e dois prédios com apartamentos muito amplos que em 2015 iniciaram em reforma. As casas são muito grandes também. A prefeitura da Aeronáutica de Florianópolis faz corriqueiramente reformas nas PRN's, mantendo um excelente padrão.

      Excluir
  3. estão dizendo que a base aerea está para ser fechada. Isso é verdade?

    ResponderExcluir
  4. Cidade linda e muito boa para trabalhar pra quem é militar, esse blog sempre nos tras boas dicas.

    ResponderExcluir
  5. Boa noite.

    Fila para PNR-Praça são 10 anos mesmo?

    ResponderExcluir
  6. Alguém poderia fazer comentário mais atualizado da cidade para morar 3 Sargento . Cidade , ambiente de trabalho e a escala ?

    ResponderExcluir
  7. Florianópolis é uma capital bacana de se viver.
    Viajei por um bom pedaço do país, e posso dizer que é realmente uma das cidades mais seguras do país.
    Você pode sair pelas ruas tranquilamente, e até pessoas que vivem nas ruas aqui são diferenciadas, elas conversam e são educadas.
    O transporte público é realmente o ponto fraco. Os ônibus param nos terminais espalhados pela cidade, e você pode chegar a esperar 50 minutos por um ônibus, dependendo da localidade da ilha.
    O sul da ilha cresceu muito, assim como o trânsito até lá em horários de pico.
    Horário de pico e trânsito... Você pode ficar parado de 30min à 02h no trânsito dependendo do dia, e dos acidentes - que são muito comuns aqui, as pessoas realmente não sabem dirigir por aqui.
    Seta, pisca, sinalização educativa... Isso “no ecxiste" por aqui...
    E há dois extremos: os motoristas que querem andar muito rápido, que colam na sua traseira dando farol alto, e os que estão passeando pela cidade – na faixa da direita...
    Por isso é comum ver carros com as frentes e traseiras amassadas por aqui...
    Não há existe um fluxo. O único horário bom para dirigir por aqui é entre 23:00 e 05:00.
    Fora isso, vá de bicicleta, assim como eu.
    Assim você aproveita a paisagem, e as ciclovias à beira-mar.
    Que são um verdadeiro espetáculo!
    As praias do sul são mais as limpas, e também as mais geladas.
    Já as praias do norte são mais quentes, e também as mais poluídas em alta temporada.
    Imagine 1 milhão de pessoas indo ao banheiro ao mesmo tempo... com poucas estações de tratamento...
    Aqui chove muito nos meses de março a novembro. Muitos apelidam de “Chuvianópolis”, que só perde para Joinville na intensidade pluviométrica.
    Você pode vir aqui, e pegar 15 dias de chuva seguidos... e não será nenhum absurdo.
    O lado positivo, é que água não falta por aqui!
    Há um forte regionalismo por aqui.
    Em toda conversa a primeira pergunta será: Você vem de onde?
    - Ah ele/ela não é daqui...
    O que tem um lado positivo, pois tudo o que foi edificado e constituído na cidade foram realizados por "pessoas de fora", inclusive o fundador da Cidade: Francisco Dias Velho, que segura o brasão do município de Florianópolis, que era um paulista e trouxe sua turma de 500 índios de São Paulo para cá, antes da vinda dos açorianos portugueses.
    Essa parte da história eles teimam em esconder... E ficam bravos, se você falar do Dias Velho – Ô Paulixxxta ...
    Você só ouvirá sobre a vinda dos açorianos e tal, das rendeiras, da pesca da tainha, da bruxa, da bernuça.
    Há uma cultura muito rica por aqui! Há festa do Divino, em que as velhinhas saem às casas levando uma bandeira vermelha com o "Espirito Santo", e depois há a confraternização chamada Festa do Divino.

    ResponderExcluir
  8. Há também aqueles que se dizem manézinhos da ilha, uma espécie de antagonismo que veio lá de Portugal, entre as ilhas dos Açores e a Capital de Lisboa, onde ficava o Rei...
    É coisa de mané mesmo...
    Dependendo da entonação, mané pode ser um elogio - há ele é um típico manézinho, manézinho raiz!
    ou um xingamento: "esse daí é um manezão mesmo" ou "essa manézona"...
    No geral são pessoas muito corretas e muito simpáticas!
    No início elas têm um certo receio em te conhecer, mas depois de alguns anos, se você conseguir conquistá-los, serão verdadeiros irmãos.
    Jamais fale mal da ilha, ou dos costumes daqui... pois você pode comprar uma briga feia. Não fale mal da tainha, e nunca, jamais fale mal do "pirão d'água", que é a farinha de mandioca com água quente, que eles comem por aqui.
    Foi fonte de nutrição, num período que só havia engenhos por aqui... É um prato sagrado! Assim como o horário do "Mei Dia". Ainda existem padarias em lugares mais distantes que fecham ao meio dia e voltam às 14:00. Acredite ou não...
    Daqui da ilha saí quase a totalidade da produção de ostras em cativeiro do país! Elas estão sob as boias azuis e brancas que você observará chegando na cidade.
    Não tenha medo de experimentar. A princípio pode parecer estranho, mas são uma delícia! Se estiver com receio, vá na ostra gratinada.
    Agora se quiser comer ostra viva, realmente, poucos restaurantes no ribeirão da ilha, ou em sambaqui, que você irá encontrar.
    Ela se mexe quando você coloca um limãozinho em cima dela.
    No mais, se você pedir ostra "in natura", vai comer ostra morta... e o gosto não é legal...
    Aí vale pedir ela cozida ao bafo... quando você tiver mais intimidade com elas...
    São famosos os restaurantes com porções cavalares de camarão a milanesa por aqui... Assim como a sequência de camarão...
    Pesquise bem os restaurantes, pois você pode pagar muito caro num restaurante meia boca, com medo de gastar muito em restaurantes melhores, que terão o mesmo preço praticamente... Pesquise!
    A Tainha vem na época do frio, se for comer tainha no verão, vai comer peixe congelado...
    A variedade de mercados aqui é enorme.
    O que é muito bom, pois há diversas promoções, e dias específicos para fazer as compras.
    Indo nos lugares e nos dias certos, você encontrará bons preços, mesmo nos mercados mais caros como o Angeloni, Giassi, Imperatriz...
    Se quiser praticidade, more nos bairros do "continente".
    Florianópolis possuí os bairros de Coqueiros, Bom Abrigo, Capoeiras, Estreito, onde fica o quartel e os hotéis de trânsito na parte continental, e a ilha, que é comprida, e em algumas partes só há acesso de automóvel.
    Última dica: Não compre uma moto. Não se iluda aqui. Moto aqui é chão, se não caiu, vai cair e vai se quebrar...
    Como disse anteriormente, não existe um fluxo normal no trânsito, e são comuns os acidentes, envolvendo principalmente motos.
    Há uma ala Hospital Regional aqui na cidade ao lado São José, só para os motociclistas feridos.

    ResponderExcluir
  9. Quer ser feliz aqui em Floripa: More perto, ou não muito distante do trabalho, e vá de bicicleta!
    Hoje há bikes com assistência elétrica, vale o investimento. Os motoristas já estão conscientes e respeitam o ciclista de modo geral.
    E se puder... compre um imóvel. Os aluguéis não saem por menos de R$1000, em locais isolados. E não há por menos de R$1500,00 uma quitinete meia boca ainda...
    Reserve uma quantia para dar entrada para a compra de um imóvel, é um investimento certo!
    Sim Floripa e a Grande Floripa está ultra-inflacionada nos aluguéis, e não baixam o valor, pois aluga muito rápido, mesmo à preços exorbitantes devido à procura.
    O Aeroporto Internacional é outro espetáculo. É de uma empresa suíça, realmente!
    Você verá o quão belo ele é, confortável, tem até mercado nele (que não abre de madrugada) e atrações culturais e shows no aeroporto. Nota 10!
    A rodoviária é tranquila também, só há grande movimentação na sexta-feira à noite, e há um certo conforto, não grande coisa, pois ela é pequena, mas atende bem.
    Empregos aqui pagam bem, principalmente se for da área de tecnologia. E serviços, mão de obra aqui é coisa rara. Tem pedreiros que ganham facilmente R$5.000,00 a.m. por aqui. Se for bom de serviço e honesto, viverá bem.
    Espero ter contribuído para o Blog, que é muito legal!!!
    Parabéns pela inciativa!!!

    ResponderExcluir

O que achou da postagem?
Comente Aqui e não esqueça de se identificar!

(Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog. Se achar que algo seja impróprio ou ilegal, denuncie para a administração.)

* AO COPIAR, DÊ OS CRÉDITOS DEVIDOS.