RONDÔNIA - Porto Velho

Porto Velho - RO

     A capital de Rondônia está situada na margem direita do Rio Madeira, na Região Norte do Brasil. Tem uma população de cerca de 450 mil habitantes e é, atualmente, a capital que mais cresce economicamente no país. A voltagem é 110 V, mas tem como colocar 220V. Não é guarnição especial, mas é Localidade Especial Categoria A, tem adicional de 20% e 2% ao dia pra quem vai pros trechos e o tempo mínimo é de 3 anos.
Clima: Início do ano é a época de chuvas, que podem até causar enchentes se o rio subir. Entre julho e setembro, época de seca, é o período de queimadas e a cidade fica tomada por fumaça. É quente o ano inteiro e há dias que a sensação térmica é de uns 40 graus na sombra (ar condicionado é indispensável).
Praça da Igreja
Custo de vida: O custo de vida aqui é alto, principalmente vestuário, mão de obra e imóveis.
Serviços - Bancos: Banco do Brasil, Caixa Econômica, Bradesco, HSBC, Itaú, Santander e Banco da Amazônia.
Internet: Velox, Blue (rádio), Virtua (em alguns bairros) e GVT (no centro). TV a cabo tem Sky e Net.
Telefonia:
Mercados: tem vários supermercados (mas nada 24h), atacadão, makro, enfim, muita opção pra quem quer pesquisar, mas em média todos são os mesmos preços. Frutas e verduras são caras, mas a carne é bem mais barata que em muitos lugares.
Comércio: a cidade tem 3 centros de comércio, um na avenida jatuarana, onde tu encontra de tudo e aberto de domingo a domingo, até umas 20h, bancos, lojas, supermercados, salão de beleza, enfim de tudo, outro centro que é na 7 de setembro e outro na zona leste, que é um pouco mais afastado do quartel. Mobiliar a casa é um pouco caro também, então é bom comprar móveis de quem está saindo.
Transporte: Tem poucos ônibus, o transporte público é deficiente.
Transito: É horrível, não tem guardas nas ruas fiscalizando ou organizando o trânsito, nem faixa de pedestres, muito menos fiscalização eletrônica. Tem muitas motos, moto-táxi e muita gente sem habilitação, além de ultrapassarem pela direita. Todos os dias acontecem vários acidentes envolvendo carros, motos ou bicicletas, que também tem muito aqui. Gasolina em torno de R$3,80.
Aeroporto /Rodoviária: Tem rodoviária e no aeroporto atuam as empresas Gol, Latam, Azul e Map. As passagem são bem caras, tem que ficar pesquisando promoção.
PNR: Cada OM tem sua fila, então o tempo de espera é relativo. Normalmente, oficial pega depois de 1 ano (tem caso que abrindo mão do trânsito pega ainda no primeiro ano, mas tem gente que passa 2 anos e pega casa na vila, depende do quartel). Praça normalmente pega no início do terceiro ano, mas se cair na brigada pega com um ano se abrir mão do trânsito.
Vista aérea da cidade
Aluguel: O aluguel era bem caro por causa das usinas, a cidade estava cheia. Depois que construíram um bairro para os operários, os alugueis deram uma baixada e surgiram mais imóveis disponíveis. Com cerca de 1100 reais mora-se no Centro, próximo à brigada.
Bairros bons para morar: São Cristóvão, Nossa Senhora das Graças, Embratel, Flodoaldo Pontes Pinto, na realidade todos os que ficam próximos à Av. Jorge Teixeira são bons. Também falam bem de Nova Porto Velho, Nossa Senhora Auxiliadora e Areal (este perto do BEC). Só procure evitar a Zona Leste, que é a região mais perigosa da cidade.
Imobiliárias:
Educação: Aqui não tem Colégio Militar (Só o CMM à distância), tem umas escolas bem conhecidas (e caras) que vejo que a maioria dos militares colocam seus filhos nelas, que são: Classe A, Objetivo, Dom Bosco, Laura Vicunha. Colégios mais baratos tem o Mojuca, Terra Nova, Adventista e o 15 de Novembro.
Ensino superior: uma universidade pública (UNIR) e as seguintes faculdades particulares: Faculdade São Lucas, FARO, FATEC, FIMCA, FIP, Universidade Católica de Rondônia, UNIRON, ULBRA e IMAm - Instituto Metodista da Amazônia. Os cursos ministrados virtualmente contam com alguns pontos de presença de faculdades e universidades de outras cidades do país.
Emprego: Aqui é bom pra quem quer trabalhar, tem vaga de tudo que é de tipo de profissão, principalmente na área de comércio. Mas também há preconceito com as esposas de militares.
Saúde: tem o HGuPV, então o que eles podem, eles fazem no próprio hospital. Em caso de muita necessidade, encaminham, mas são poucas especialidades que eles encaminham, pois tem de tudo lá no hospital (exames, médicos e dentistas, que atendem todos os horários), geralmente conseguimos marcar dentro de uma semana. Tem também um PS que é essencial.
Tem pediatra no HGu, porém emergência não conta com pediatra. Mas tem um hospital público só pra crianças (Cosme e Damião) em caso de emergência (tarde e noite, finais de semanas e feriados) só levava meus filhos para lá, sempre tinha 3 pediatras atendendo 24h.
Lazer: Na maioria das vezes pra quem não quer se juntar com o meio militar é o shopping e os balneários que existe por todo lado da capital, tem várias cidades afastadas que têm esses balneários. O clube fica dentro da vila militar (a vila fica praticamente dentro do quartel) é bem bom, tem dois quiosques afastados do clube para quem quer mais privacidade e no clube mesmo tem as piscinas e churrasqueira, brinquedos pras crianças (como pula-pula e piscina de bolinhas).
Na cidade tem muitos restaurantes, barzinhos para todos os tipos de bolsos. Tem uma avenida muito conhecida aqui que fica perto do quartel, é a Av Pinheiro Machado, só pra ter uma ideia ela é conhecida por CALÇADA DA FAMA, pra aquelas pessoas que curtem baladas, boates e barzinhos a noite.
Tem também todo fds em uma praça uma feirinha de artesanatos, que tem muitas barraquinhas com os trabalhos locais e muitas barraquinhas de lanche, sempre tem algum evento, tem um palco e espaço para a criançada brincar, é bem família e os preços são bem bons.
Hotel de Trânsito: Casa de Apoio do BEC, é bem fácil de conseguir é só agendar antes. A de oficiais fica do lado da casa do comandante e tem 5 apartamentos. A de praças fica na Vila de ST/SGT e tem 10 apartamentos. Tem ainda o HTO da Bda: (69) 3216-2438.
Quarteis: 3ªCia/54ºBIS (bairro Militar), 5ºBEC (Militar), 17ºPel Com SL (Caiari), 17ªBa Log (São Cristóvão), 17ºPel PE (Caiari), 31ªCSM (Militar) e 17ªBda Inf SL.


*AERONÁUTICA
- Quartéis: 2º/3º GAV, 2º/8º GAV, BAPV, DTCEA-PV e PAPV. Todos os quartéis ficam no bairro Belmont.
- Hotel de Trânsito: da Base, misto, com 33 unidade, telefone: (69) 3225-2256 - Ramal: 3037.
- Hospital: não tem hospital da Aeronáutica.
- Vila:


*MARINHA
- Quartel: DelPVelho. Telefone: (69) 3224-6141 / secom@dlpvelho.mar.mil.br
- Hotel de Trânsito: não tem.
- Hospital: não tem hospital da Marinha.
- Vila:

Fonte: https://www.facebook.com/groups/cidadeinteressemilitar/doc/260748350694493/
 ~ ATUALIZADO EM 05/03/20107 ~ 

27 comentários :

  1. o predio que estavam construindo pra vila militar ficou pronto?
    quanto tempo demora atualmente pra sair PNR de sgt?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A empresa que estava construindo os prédios faliu, a obra tá parada, se abrir mão do trânsito PNR c um ano, senão 2 anos!

      Excluir
    2. A empresa que estava construindo os prédios faliu, a obra tá parada, se abrir mão do trânsito PNR c um ano, senão 2 anos!

      Excluir
  2. Os prédios não ficaram prontos ainda. Acredita-se que até final do ano pelo menos um seja entregue.

    ResponderExcluir
  3. O custo de vida em pvh subiu nos últimos anos. Estamos no nosso segundo ano aqui e sentimos uma diferença muito grande esse ano. Mesmo tendo mercados a atacado não se gasta menos de 1.200,00 por mês com compras. As escolas tem um preço um pouco mais alto que as do sul, estão em torno de 500,00 (CLASSE A, TERRA NOVA) e 600,00 OBJETIVO, as faculdades tbm são mais salgadas em torno de 1000,00 pra cima. Cabeleireiro (luzes 300-600,00), manicure (pé e mão 30-45,00) tudo em geral é mais caro. Nós mesmos nos iludimos acreditando que daria para guardar algum direinho devido ganhar os 20% mas não ocorreu, na verdade chegamos a gastar uma quantia razoável da transferência. Aluguéis estão bem caros acima de 1000,00 pra se morar em um lugar razoavelzinho. Mas no mas adoramos a cidade, algumas pessoas consideram o trânsito difícil mas nós o achamos super tranquilo não tem engarrafamento e se descola em 20min para qualquer canto da cidade. Há bairros que são mais tumultuados principalmente os próximos a jatuarana mas o resto é vir para descansar. Até pq arrumar emprego não está mas tão fácil. Pessoas que possuam diploma superior até conseguem pois devido a baixa qualidade de especialização natural eles preferem diplomas de fora. Fato que tbm está mudando devido aos inúmeros cursos de especialização que estão sendo ofertados agora. Mesmo com alguns probleminhas voltaríamos a servir aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, boa noite! Sobre a questão da alimentação que comentou, uma despesa de 1200,00 c mercado seria para uma familia de quantas pessoas? rs. Há dificuldade em comprar frutas, verduras e legumes c relação a preço? Sabe me informar sobre a Vila da Aeronáutica?

      Excluir
  4. Ola boa noite. Estamos indo lá por dezembro. Gostaria de informação sobre os bairros para alugar algo gostaria próximo de escolas de ens fundamental. Náo vamos levar mudança como são os valores de móveis aí

    ResponderExcluir
  5. Bom dia, estamos na época de transferencia e vcs sabem como é, duvidas e mais duvidas, pois então vamos a elas: gostaria de saber sobre a cidade, aluguel, PNR (tempo de espera para praça), saúde (Pois tenho uma filha de 6 meses), vagas de empregos para professora de quimica, peculiaridades dos quarteis, transito, educação e mais coisas que julgarem importantes para nos ajudar, espero que possam nos ajudar, ja agradecidos, fmilia Sampaio.

    ResponderExcluir
  6. Custo de vida razoável - transito caótico - enchente do rio atinge a cidade - duas hidrelétricas terminaram mas o povo ficou desempregado na cidade - muito lixo na cidade - aluguel caro - roupa cara - o hospital está faltando diversas especialidade e os convênios não estão querendo atender - o hospital fica próximo do rio, sendo que contruções próxima ao hospital já foram interditada e demolidas. Os prédios (PNR) que estão em construção, já estão parados ha mais de 02 anos, sem previsão de retorno.

    ResponderExcluir
  7. Boa noite! Meu filho estar indo estudar em Porto Velho e estamos preocupados quanto a a vida nesta cidade, estar saindo de uma cidade pequena do Rio de Janeiro. gostaria de saber como é a vida nesta cidade, custo de vida. meios de diversão. Gostaria de saber quais os bairros proximos da UNIR, ( Medicina, que estar localizada na BR 364, KM 9,5) se é uma cidade violenta, enfim gostaria de agradecer se alguém pudesse nos orientar, quanto a vida em Porto Velho quais os melhores bairros. agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia! A vida aqui é normal, para uma capital, com todos os problemas e também facilidades, também cheguei tem pouco tempo, mas posso assegurar que aqui é possível ser feliz. Com relação ao custo de vida e meios de diversão, depende do perfil; mas de uma maneira geral é tudo muito acessível. Sobre os quais os bairros proximos da UNIR, ( Medicina, que estar localizada na BR 364, KM 9,5). não sei informar. A questão da violência, normal... deve ser observada todoa a questão de segurança em qualquer cidade brasileira. Melhores bairros: Olaria e São João Bosco e pra quem vai trabalhar no 5° BEC, morar no bairro Triângulo é a melhor opção. Boa sorte!

      Excluir
  8. gostaria de saber se na cidade tem cursos especializados na espcex e os oficias QAO no hospital tiram sv

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde! Eu e meu marido estamos indo para Porto Velho em fevereiro, alguém poderia me informar qual os valores das faculdades de Direito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se estiverem procurando imóveis pra alugar com Boa localização, bairro olaria pertinho do Centro. Tenho apartamento.

      Excluir
    2. Boa tarde! Estou sendo transferido para Porto Velho, gostaria de saber qual o valor do aluguel de u. Para entrar em contato comigo pode usar meu email:sgtfilhinho75@hotmail.com

      Excluir
    3. depende da localização, mas devido a grande oferta, há muitas, você terá um poder de negociação maior.

      Excluir
  10. Alguém sabe qual o tempo de espera na fila do PNR para oficiais?

    ResponderExcluir
  11. Alguem sabe passar informaçoes do melhor bairro para o militar morar? E tambem minha esposa é enfermeira com pós graduação, ela consegue emprego com facilidade?
    Se alguem puder me informar.

    ResponderExcluir
  12. depende da cota da OM onde você vai servir.

    ResponderExcluir
  13. Boa Tarde eu e meu marido estamos indo pra Porto Velho em fevereiro, gostaria de saber se o 5 bec fica próximo da universidade Unir? E quais os bairros mais próximo do 5bec?

    ResponderExcluir
  14. Bom dia, alguém poderia atualizar as informações como exemplo os PNR

    ResponderExcluir
  15. Boa noite, gostaria de saber como anda a fila do PNR ( oficial???

    ResponderExcluir
  16. boa noite, gostaria de saber se tem um morador na vila militar por nome de Álvaro Luiz uchak

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde...gostaria de saber se militar da marinha pode ter atendimento no hospital de guarnição....pois estou gravida e meu marido quer ser transferido pra essa cidade....aí poder me responder agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim.
      Cartão Fusama da marinha

      Excluir
  18. Alguém sabe me dizer a militar da marinha recebe tb 20%? E como seria o trabalho já que sou da saúde e não tem hospital bem policlinica da marinha

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Comente Aqui!
Não esqueça de se identificar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog. Se achar que algo seja impróprio ou ilegal, denuncie para a administração.