RIO GRANDE DO SUL - São Leopoldo

São Leopoldo - RS

        É uma cidade bem aconchegante e com uma boa infraestrutura. A Cidade possui cerca de 210 mil habitantes, fica localizada na região da encosta inferior do nordeste do Rio Grande do Sul, faz parte da Grande Porto Alegre, estando a 32 km da capital gaúcha, sendo vizinha das cidade de Sapucaia do Sul e Novo Hamburgo e a 84 km de Gramado, uma das principais cidades turísticas do RS. É guarnição comum, nenhum adicional. A voltagem na maior parte da cidade é 220 V, mas em alguns lugares encontra-se 110 V.
ClimaFrio no inverno e quente no verão. Período de chuvas em setembro, outubro.
Vista aérea
Custo de Vida: Tem um custo de vida não muito alto.
Serviços - Bancos: Banco do Brasil, Caixa Econômica, Bradesco, Itaú, HSBC, Santander e Banrisul.
Internet: Oi, Net em alguns bairros, Gvt.
Telefonia:
Mercados: Boas opções de mercado, BIG, da rede walmart; Bourbon, mais caro, mas com mais opções; Atacadão na cidade vizinha Sapucaia, que fica a 5 km do centro de São Leopoldo.
Comércio: Tem lojas como Renner no shopping, Marisa no centro, Ponto Frio, Magazine Luiza. O resto que não tem aqui, tem em Poa. E Novo Hamburgo por ser maior que São Leopoldo, tem mais coisas, como Outlet para compras de roupas e calcados (15 km).
Transporte Público: Distancia até Porto Alegre é de uns 35 km, porém em certos horários levamos 1 hora em razão do transito. Tem como ir de Trem (trensurb), de São Leopoldo ao centro de Porto Alegre são 17 estações e o trajeto demora em torno de 45 min, com trens partindo em média a cada 10/15 min.
Trânsito: Nada muito complicado. Só no fim de tarde perto do centro e escolas que demora um pouco. Ou indo para capital e voltando no horário de rush. Gasolina em torno de R$4,20.
Rodoviária / Aeroporto: A rodoviária tem pouquíssimos destinos pois a maioria dos ônibus saem de Porto Alegre para todos lugares do Brasil. O aeroporto mais próximo é o Salgado Filho, na capital. Dá para ir de trem (Trensurb) de São Leopoldo para o aeroporto e também para a rodoviária em PoA.
Educação: Tem pelo menos três escolas particulares na região central (São Luis, São José e Sinodal). Tem umas escolas públicas que falam que são boas mas a espera por vaga é grande. Várias crianças estudam no Colégio Militar em POA, sai uma van todo dia 5 e pouco da manhã, passa em Sapucaia e mais alguma cidade e vai para o colégio. Retornam entre 13h e 14h.
Curso preparatório para vestibular PV Sinos. Cursos profisisonalizantes tem Microlins, Senai, etc. Cursos de línguas tem Fisk, Yázigi, Wizard, ...
Ensino Superior: Possui uma das maiores universidades particulares do Rio Grande do Sul, a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Além dela, tem faculdade à distância, como a Unisul (inclusive com provas dentro do batalhão) e fiquei sabendo que tem pólo da Uninter na cidade. Universidade pública só em Porto Alegre.
Emprego:
Saúde: No 19 BIMTZ tem dois dentistas e 3 médicos. Tem o Hospital Militar em Porto Alegre. A maioria das pessoas que conheço e usa o fusex vai até o Hospital Militar em Poa, ou a Policlínica Militar (depois de abrir prontuário, dá pra marcar pela internet). Temos Clínicas particulares, (algumas conveniadas ao FUSEX), no caso a Doctor Clin, Hospital Centenário, postos de saúde. Caso precise de consulta meio urgente, é necessário se deslocar para o HGePA em Porto Alegre, pois a agenda de consultas na rede conveniada abre apenas dois dias no mês. E caso tenha que levar exames para o médico ver, tem que avisar logo, senão já te dizem que não tem agenda.
Aluguel: em torno de R$1200,00 pra um dois quartos com garagem em bairros bons. Mas, se quiser morar mais afastado, dá pra pagar menos. Cuidado pois muitos prédios principalmente da região central não possuem garagem. Tem alguns bairros perigos que não são indicados morar por serem bem violentos e cuidar a proximidade com o rio, pois, em dias de chuvas, há alguns alagamentos. Via de regra, todos bairros perto do quartel (19º BIMtz) são bons.
Os melhores bairros para se morar são: Centro, Morro do Espelho, São José, Rio Branco, Fião, Jardim América e Vila Batista.
Imobiliárias: AG3, SauthierDuplo EsseSão LuizVila RicaNilo Uebel e Muck.
PNR: De oficiais: 1 prédio ao lado do 19 BIMTZ com 6 apartamentos e 1 apartamento de solteiro. Porém esses apartamentos são divididos com o 16 GAC, então são 3 apartamentos de oficiais e mais 1 de solteiro pra o 19, e 3 apartamentos pra o GAC. A fila é grande, mas como muitos não querem ocupar, as vezes a fila anda. Conheço quem chegou um ano antes de nós e pegou apartamento de oficial com 1 ano.
Os apartamentos são grandes. 3 quartos e 1 banheiro, mais uma dependência de empregada com banheiro e uma lavanderia enorme. Os apartamentos são bem arejados, mas, como prédio é antigo, carece de algumas reformas. Tem armários embutidos nos 3 quartos e uma pia de concreto na cozinha. Tem pátio com parquinho e casa na arvore.
De sargento: se não me engano são 2 prédios, ao lado do 19 BIMTZ também, mas a fila esta em torno de 2 anos para mais. Tem um prédio que é novo os apartamentos parecem ser bons e grandes. Tem um pátio com parquinho e uma piscina.
Lazer: Possui um shopping, cinema, restaurantes, lanchonetes, bares, churrascarias e pizzarias. Tem o museu do trem,  o Parque do Trabalhador e tem duas ciclovias, uma na Av. Mauá e outra na Av. Imperatriz Dona Leopoldina. Em julho, tem a São Leopoldo Fest com atrações musicais a nível nacional. Não tem clube militar nem circulo militar, só em Porto Alegre e como fica praticamente do lado contrario pelo qual acessamos a capital, é inviável.
Outras informações: É uma cidade tranquila e boa pra se morar, exceto pra quem não gosta do frio, o inverno aqui é muito rigoroso, mas com um tempo você se acostuma. No geral, é uma cidade boa, perto da capital. A violência não é tão exorbitante como em alguns lugares no país, mas também não é uma cidade tão tranquila, principalmente os entornos.
Hotel de Trânsito: dentro do batalhão, com 4 apartamentos. Telefone (51) 3592-0911 - E-mail: hoteltransito@19bimtz.eb.mil.br
Quarteis: 16º GAC/AP e BIA Cmdo AD/6ª DE no bairro Cristo Rei e o 19º BIMtz no bairro Fião.
São Leopoldo é considerado de difícil recompletamento. O 19 é FAR (força de ação rápida), então o ritmo é intenso.

Fonte: https://www.facebook.com/notes/cidades-interesse-militar/s%C3%A3o-leopoldo/883995201703135/
 ~ ATUALIZADO EM 09/03/2018 ~ 

4 comentários :

  1. Corrigindo os melhores bairros de São Leopoldo são: Cristo Rei, Padre Réus, Centro, Fião, Morro do Espelho e São José.

    ResponderExcluir
  2. oi, eu e meu marido estamos indo pra lá inicio do ano, alguem pra ajudar, dar dicas?

    ResponderExcluir
  3. O 16 GAC AP não está mais situada na cidade, foi transferido para Formosa, então, por conta disso, o 19 BIMTZ deslocou uma cia para lá, assim tem-se duas guardas. PNR: 6 anos para Sgt e 1 Ano para Oficial. Clima do quartel bom. Fusex tem vários convênios com clínicas muito boas. Emprego para esposa muito fácil de conseguir independente da área de atuação.

    ResponderExcluir
  4. É possível que um 3sgt de artilharia sirva neste batalhão?

    ResponderExcluir

O que achou da postagem?
Comente Aqui e não esqueça de se identificar!

(Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog. Se achar que algo seja impróprio ou ilegal, denuncie para a administração.)

* AO COPIAR, DÊ OS CRÉDITOS DEVIDOS.