PARÁ - Belém

Belém  - PA

      A capital paraense possui cerca de 1,4 milhões de habitantes. É conhecida como "Metrópole da Amazônia", e uma das dez cidades mais movimentadas e atraentes do Brasil. A cidade de Belém, considerada a maior da linha do equador, é também classificada como a capital com melhor qualidade de vida do Norte do Brasil. A cidade é grande, desenvolvida, mas desestruturada. O povo é bastante receptivo. É Guarnição Comum Categoria B, tem adicional de 10%. A voltagem é 110 V.

Clima: muito quente e, no inverno amazônico, chove todo dia, mas, quando chega maio-junho e acaba o inverno, chove bem pouco. Temperatura média anual de 33ºC.
Custo de vida: caro como toda a Selva. Aluguéis exorbitantes, ainda mais devido ao estados dos imóveis. Alimentação também não é muito barata.
Serviços - Bancos: Banco do Brasil, Caixa Econômica, Bradesco, Itaú, HSBC, Santander, Banco da Amazônia e Banpará.
Internet: Na maioria dos bairros próximos aos quartéis já é possível ter internet em torno de 20GB da Net, o que é bom. Tem Oi Velox, tem 3G da Tim (aquela “banda larga” que põe o Chip no roteador), ORM cabo, 3G da Vivo (também “banda larga”).
Telefonia: Pega todas as operadoras,mas a mais utilizada é a TIM (dependendo da região que você for morar, outras operadoras dão de 10 à 0 em sinal).
Mercados: Há os supermercados Líder, Formosa e Nazaré. Agora o Grupo Mateus está chegando na cidade e logo logo irá inaugurar alguns supermercados nos bairros de Belém, por enquanto só tem o MIX (que é atacado e varejo) e fica um pouco afastado e um supermercado em Ananindeua. Tem Makro, Atacadão e outras lojas que vendem tanto em atacado quanto varejo.
Comércio: Há muitas lojinhas no centro ou próximo ao Ver-o-Peso com preços muito bons, tanto roupas como utensílios para casa. Percorrendo a cidade você pode encontrar também na Pedreira, Marambaia etc. Os shoppings também são uma boa opção de comprar roupa, eletrônicos, guloseimas, porque tem a lojas de nível nacional (Americanas, Riachuelo etc.) e sempre tem promoção.
Transporte Público: Péssimo, más condições dos ônibus e sempre cheios, com o calor daqui fica muito ruim. E não têm horário, nem nos pontos iniciais dos ônibus eles têm horário para sair, você não consegue se programar, então evite de sair nos horários de pico.
Trânsito: caótico, ainda mais no horário de pico. Só há um entrada e saída da cidade.
Aeroporto Internacional de Belém fica a 12 km do Centro.
Saúde: tem o HGeBe (Umarizal) com diversas especialidades e muito bom, fora que encaminha muitas consultas e cirurgias para hospitais e clínicas excelentes.O FuSEx funciona muito bem! Mas tente marcar a sua consulta logo quando abrir a agenda, pois se deixar para última hora, a agenda lota e você perde a vaga.
Aluguel: é bem caro, ainda mais pro que é. Não se encontra apartamento por menos de R$800,00 perto dos quartéis e para morar em um imóvel bom e bem localizado é mais de R$1.500,00. Casas só valem a pena dentro de condomínios, pois há bastante assalto em casas de rua.
Os bairros bons perto do BIS são Souza, Marambaia, Marco, Marex e Médici. Tem também Cidade Nova que fica em Ananideua, um município vizinho que não é tão longe e tem de tudo lá, mas pega um trânsito enorme na BR para ir e voltar da capital (se você for sair depois das 06h morando lá, dependendo do trânsito, você chega em Belém umas 09h, 10h ou até mais tarde). Evite os bairros Guamá, Jurunas, Cremação (algumas partes), Condor, Cabanagem, Castanheira, Terra Firme, Telégrafo (algumas partes), Canudos e São Brás (próximo à rodoviária). Os bairros nobres e com o custo elevado são Batista Campos, Nazaré, Campina (entorno shopping) e Umarizal (até a Praça Brasil).
Imobiliárias:
PNR: Há uma vila militar que fica no bairro do Souza, onde podem morar sargentos e subtenentes. Há casas e prédios. Em 2015/2016 foram inaugurados dois prédios. E há a vila dos oficiais,que se eu não me engano fica na Cidade Velha.
Educação: Ensino público não é bom. Há escolas tanto públicas quanto particulares próximas aos quartéis e vilas militares, mesmo se não for nos bairros próximos aos quartéis, há muita variedade de colégios e escolinhas para os seus filhos. O Colégio Militar já começou suas atividades em local provisório (ainda com poucas vagas) e a sede deverá ficar pronta em 2020. Mas tem várias escolas particulares para todos os gostos e bolsos.
Ensino Superior: faculdades públicas como UFPA, IFPA, UEPA e UFRA. E várias particulares, como CESUPA, FAP, FABEL e muitas outras, inclusive com EAD. Há muito lugares onde oferecem cursinhos e ficam próximos aos quartéis também. Ah, tem particular e um cursinho oferecido pelo governo que é gratuito, mas é só você dar uma pesquisada e ver os requisitos para poder participar dele.
Emprego: o estado como um todo é bastante carente de profissionais. É relativamente fácil de conseguir, mas depende da área. Na área da saúde não paga bem nem técnico nem enfermeira, tanto que a maioria das militares do hospital são esposas de militares.  A dica é ficar sempre de olho nos jornais que vendem nos sinais, nos sites dos jornais regionais e nos grupos que oferecem vagas de emprego no facebook daqui de Belém, sempre há vagas boas.
Lazer: Festa é de segunda a segunda. Shoppings, bares, praças, danceterias... uma infinidade de opções. Tem também as praias de rios e vários pontos turísticos como: Estação das Docas, Casa das Onze Janelas, Forte do Castelo, Mangla das Garças, Casa do Governador, Bosque Rodrigues Alves, Museu Emílio Guedes, Teatro da Paz, Praça da República, Praça Batista Campos. Se você enjoar de ficar na cidade, vale à pena tirar uma semana e guardar um pouquinho de paciência para viajar de carro para as “praias” mais próximas (de preferência em um mês que não seja de férias e nem feriado), demora um pouco para chegar, mas é bem legal (Sugestão: Marudá). Ah, procure também por balneários, há muitos balneários próximos de Belém e as entradas são bem baratinhas, é até mais vantajoso que viajar se você quiser ter um lazer diferente. Mas atenção nos dias, horários e locais que você escolher, às vezes, é melhor ficar em casa.
Pontos Negativos: Fila de PNR é devagar quase parando. Violência como de toda cidade grande. Custo de vida elevadíssimo, os 10% que pagam não compensa nada! Trânsito caótico. Não existe rede de esgoto, energia elétrica é uma das mais caras do Brasil, fora o baixo padrão do serviço oferecido, vira e mexe a luz cai, água fornecida pela concessionária não é boa, se quiser beber água boa só comprando garrafão e ainda assim tem que verificar se é boa, lixo fica no meio da rua mesmo e chove quase todo dia.
Tem Hotel de Trânsito de Oficiais com 26 apartamentos no bairro Cidade Velha, telefones: (91) 3223-5082 - (91) 3224-3091 / Fax: (91) 3212-0428. E de ST/SGT com 8 apartamentos na Vila Duque de Caxias, contato: (91) 3243-3483 ou por e-mail: hts.belem@bol.com.br.
Quarteis: 2º BIS e 8ª ICFEx no bairro Souza; 5ª Cia G e PQ R MNT / 8ª RM no bairro Marambaia; 8º D Sup em Bernardes; 28ªCSM em Nazaré; 41º CT e CMDO 8ª RM / 8ª DE em Campina; CIA CMDO 8ª RM / 8ª DE e CRO / 8ª RM no bairro Comércio.


*AERONÁUTICA
- Quartéis: 1º ETA, 1º/8º GAV, 3º/7º GAV, BABe, BINFAE-Be, COAGB, COMARA, DTCEA-BE, EscolaTenRegoBarros, I COMAR, PABe e SERIPA I.
- Hotel de Trânsito: da Base, telefone: (91) 3213-6103, com 31 unidades para oficiais e 28 para SO e SGT.
- Hospital: tem o HABe.
- Vila:


*MARINHA
- Quartéis: Base Naval de VAL-DE-CÃES, CeIMBe (Val-de-Cães), CPAOR (Reduto), CIABA (Pratinha), ERMBe (Nova Marambaia), GptFNBe (Marambaia), SSNN e 4º DN.
- Hotel de Trânsito: São 2, um do Com4DN com 12 apartamentos e um do Espadarte com 4 apartamentos. Telefone: (91) 3216-4029.
- Hospital: HNBe, na Cidade Velha.
- Vila:

Fonte: https://www.facebook.com/groups/cidadeinteressemilitar/doc/189390404496955/
 ~ ATUALIZADO EM 16/07/2018 ~ 

20 comentários :

  1. Alguns erros. o profissional é bem remunerado dependendo da profissão.Sem um curso superior não é possível ganhar bem em lugar nenhum. Supermercado e alimentação é carrissimo, pnde se pode pechinchar são nos mercados meio a meio, onde se compra em atacado, no mais é caro.Existe sim escola Militar, da Aeronáutica, o Rego Barros, muito rígido por sinal. Com relação a lazer, não é variado,realmente festa é de segunda a segunda, mas não vou levar meu filho de 8 nos pra balada, e depois que a pessoa visita todos os lugares que foi citado, fica sem opção nos demais fins de semana, pois a praia fica a 300Km. Faltou o item segurança! que por sinal aqui é péssimo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. brincar de ser feliz
      A alimentação está quase equiparada ao Rio de janeiro(em mercado sem promoções e mais em conta que o Zona Sul).
      há praias de rio e balneários, e são cerca de 150 Km para praias de mar.
      tem ainda o portal da Amazônia para passeios, pic nic etc, tem tb o clube sede de s ten/sgt.
      acredito que nem em cidades como o Rio de Janeiro a família militar consegue fazer coisas todos os fds (com excessao de shoppings que lá tem 5) Isso é relativo. Para filhos de 8 anos há opções diversas, mas pergunto, aonde no RJ, RS, SP, Nordeste levaria uma criança de 8a que nao seja parques, shopping, praias etc?

      Quanto a segurança e saneamento realmente deixa a desejar

      Excluir
    2. Só acrescentar ao comentário do amigo: Praias de água doce ficam 70 km de Belém, tal como Mosqueiro. Sem contar que cidades vizinhas, tais como Castanhal e Santa Izabel, fornecem excelentes balneários e no caso de Castanhal oferece uma noite muito agradável e tranquila para se aproveitar, como praças, bares de requinte e baladas de qualidade.

      Excluir
  2. Esse Blog tá ajudando uma força especifica?

    ResponderExcluir
  3. hoje belem do para esta fazendo 397 ano a cidade das mangeiras a
    eu adoro aminha ciadade so qui que tei toró toda tarde bs minha
    cidade amanda cidade querida que eu a amor e tv cm belem belem cm vc bjs te amorrrrrrrrr

    ResponderExcluir
  4. Existe um discriminação em relação as pessoas que não são de BELÈM, apesar da mão de obra não ter qualificação, existe sim uma resistência com o profissional que vêm de fora, a população local rejeita com o intuito de manter o emprego para os nascidos da terra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ta cheio de maranhenses, amapaenses, goianos e cearenses, ja viu, muita gente imigrando a cidade vira uma merda mesmo, como e RJ e SP

      Excluir
  5. Não é verdade, tem muita gente de fora bem empregada em Belém e se a pessoa tiver boas qualificações, conseguirá um bom emprego sim!O povo é super caloroso e prestativo. A violência realmente tem crescido, assim como em todas as grandes capitais! A cidade tem 4 grandes shoppings e o 5º em construção!

    ResponderExcluir
  6. Voces estao de sacanagem, so Paraense defende Belém, a cidade é imunda, o aluguel e insanamente caro, principalmente levando em consideraçao que voce tem que morar num cubiculo com cheiro de mofo e sem iluminaçao natural pagando no minimo R$800,00. O 2Bis e uma porcaria de quartel, tudo da errado, milhoes de missoes, PEF (obrigatorio praticamente, 2 meses da vida perdido no meio da selva), formaturas desnecessarias, demora meses pra pagar qualquer diaria ou 2% de missao de fronteira, apoia tudo e todos na regiao. Pontos turisticos uma droga, voce vai uma vez e nao tem motivo pra voltar, simplismente nao há nada para se fazer na cidade, praias? 300km ou praia de rio (sujissima com as piores companias do mundo), 4 grandes shoppings? ta de sacanagem, castanheira nao presta, nao tem nada ou e tudo insanamente caro, fora q e muito mal frequentado, na verdade so tem 1 shopping decente que é o boulevart o resto nada tem. Cinema? gosta de filme dublado? aqui e seu lugar, so tem filme legendado no boulevart e veja logo que sair pois o filme sai de cartaz muito rapido so tendo sessao 3d. Pra dizer a verdade, Belem e MUITO ruim so tem uma vantagem: PNR (fila media de 2/3 anos e vai diminuir pois estao construindo + 4 predios de 24 apartamentos para St, Sgt) oficial demora aproximadamente 1 ano. Resumo: se for pra vir pra regiao norte, venha pra guarniçao especial cat A e nao para capitais.

    Ps: nem levei em consideraçao a populaçao que e MUITO mal educada (nas lojas eles pensam q estao te fazendo um favor ao te atender), porcas (tudo jogam no chao) e tem o pior transito que eu ja vi no país pela impericia dos motoristas.

    ResponderExcluir
  7. A fila de dois anos de PNR é para praças ou oficiais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oficiais, praças sao minimo 3a

      Excluir
  8. gostei da cidade, fiz faculdade federal nos 4a que fiquei, e curti as coisas boas.
    aluguel é a média do RJ.
    mas falta saneamento e segurança. principalmente saneamento pois a cidade é boa mas fede.
    PNR? Mínimo de 3a

    ResponderExcluir
  9. não recomendo, a cidade é até boazinha e atende bem, mas o custo de vida está altíssimo e 4a (QUATRO ANOS) para pegar PNR.

    ResponderExcluir
  10. A cidade e feia e suja,e o pessoal vive querendo lhe passar a perna.Não recomendo.

    ResponderExcluir
  11. Algum bizú sobre a 8ª Região Militar? Localização, PNR, etc...

    ResponderExcluir
  12. "só Paraense defende Belém", é a mais pura verdade. Se puder, não venha. A cidade lhe cobra caro $$$ e não lhe oferece nada em troca. PNR? Esquece, mínimo 3 anos. A violência assola a cidade.

    ResponderExcluir
  13. Boa noite alguem sabe informar como eo mercado de trabalho pra fisioterapeuta? ? Obg.

    ResponderExcluir
  14. Não sou militar, Mas estava justamente buscando um grupo que compartilhe das minhas indignações em relação a cidade: Cara, hostil, suja e insana. Se não tiver muita criatividade e habilidade pra miltoplicar o salario este lugar enlouquece. Aonda digo mais aos que tem filhos,: muito cuidado pois discriminam até as crianças. Tive de fazer malabarismo pra manter minha filha feliz neste lugar horrível e q so paraense se orgulha.

    ResponderExcluir
  15. Morei em belém por 5 anos,cidade terrivel concordo com tudo que falaram, que deus nós guarde e nunca mais queremos voltar... Pará só pro paraense mesmo...

    ResponderExcluir
  16. Meu esposo está há 3 anos, e eu estou há 2 anos, é o nosso último ano aqui. Ele atua no 2° bis, escala apertada, conhecido como caranguejão, só vai pro lado ou pra trás, nunca vai pra frente. Muita formatura, toda missão que vem pro CMN só vai pro 2° bis, hora pra entrar e não tem pra sair. Teve umas 10 missões ano passado, ele não participou de todas, entre elas Tiriós(3 meses no meio da selva, esposas vcs não vão!), uma ação contra a dengue, eleição. Os 2% demora muito a cair na conta. Assim que cheguei fiquei tentando achar coisas e lugares como no RJ, fiquei tentando comparar mas Isso é impossível. Odiei a princípio depois fui me acostumando. Tem certas coisas que vc vai penar pra achar,pois aqui não tem tantas lojas que vendem de tudo, e eu sou da área da beleza, tive que me acostumar a comprar pela internet. PNR, até agora não saiu, casas é difícil achar uma boa com um valor em conta, consegui uma "legal" por $580, a 10 min do aeroporto, a 30 min do quartel de ônibus, de carro é 15 minutos. Consegui pela olx, perto do quartel é de $800 pra cima, aluguem casa com contrato e caixa d'água, pois falta muita água, a maioria das casas são kitinets, as casas de dois andares ou uma casa em cima da outra é chamada de apartamento rs. Eles dão preferência para militares, aliás o militar aqui pode andar tranquilamente fardado, tem desconto nas academias, faculdades. As pessoas são bem receptivas, a culinária é muito boa, o açaí excelente, prove o guaraná da Amazônia. A conta de luz é cara, o trânsito horrível, tem faixas de pedestres que dá passagem pra dentro do posto de gasolina, em vez da calçada, a gasolina é cara, não tem GNV. Transporte público, já matei 3 baratas no ônibus, a passagem aumentou para $3,10 e nem tem ar condicionado, não peguem as vans ao menos que queira ser assaltado, o BRT está em obras já tem 100 anos, colocaram os ônibus "expresso"na pista do BRT, pra enganar o povo dizendo que o BRT está funcionando. Segurança pública, terrível pior que o RJ, uma amiga foi assaltada 4 vezes ano passado, matam muito policial aqui, cuidado com os caras de moto. Clima, de outubro a março é o inverno, chove o dia todo, alugue casa com laje, junho e julho é a época de praia, faz calor mas não é tão insuportável quanto o RJ. Ilha de Cotijuba é a praia de rio mais perto, é boa porém suja, a exploração do turismo é muito fraco. Pontos turísticos, depois que vc conhece todos, não tem mais onde ir. Lazer o melhor shopping é Bosque Grão Pará, tem algumas boates, algumas casas de show, atração cultural tem no SESC, theatros porém não tem tanta divulgação. Internet (wifi) muito difícil de achar uma que tenha sinal onde vc mora. Cursos, CCAA, senac, Prepara, minds. Faculdade, UNOPAR, UNIP, Estácio de Sá, UEPA, Ipiranga, UFPA... Mercado, os mais em conta são " meio a meio" , o melhor é co Armazém na travessa Vileta, difícil encontrar algumas marcas e produtos. Bem não posso dizer que amei Belém, mas ela é bem bem melhor que as cidades do interior tipo Marabá, Santarém. Mas se puder ir pra outro estado, vá!

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Comente Aqui!
Não esqueça de se identificar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog. Se achar que algo seja impróprio ou ilegal, denuncie para a administração.