PARÁ - Santarém

Santarém - PA

     Santarém é  o segundo município mais importante do Pará e o principal centro financeiro e econômico do oeste do estado. Situa-se na confluência dos rios Tapajós e Amazonas. Localizada a cerca de 800 km das metrópoles da Amazônia (Manaus e Belém) e com população de aproximadamente 300 mil habitantes.
Alter do Chão (Rio Tapajós)
Guarnição Especial Categoria A, adicional de 20%. A voltagem é 110V, DDD 93. A região não conta com estradas, por isso a única forma de sair daqui é de avião ou barco até Belém ou Manaus.
Clima: calor insuportável durante todo ano, quente mesmo e com muitas chuvas (mais frequentes de dezembro a maio).
Custo de vida: alto. Frutas,verdura (de baixa qualidade) e carne bem caras. Aluguel também.
Serviços - Bancos:
Internet:
Telefonia:
Mercados:
Comércio:
Transporte Público:
Trânsito: péssimo, ruas esburacadas e quando chove tudo piora, até porque nem toda a cidade é asfaltada.
Rodoviária / Aeroporto: Tem um aeroporto com vôos diários pra qualquer lugar do Brasil, o problema é que pela distância o voo fica muito caro.
Saúde: Não tem hospital militar, mas tem médico no quartel (o básico: clínico, dentista e enfermeiro). Mas na cidade tem médico de toda especialidade, só que demora, às vezes, 3 meses pra conseguir uma consulta de minutos.
Ensino: precário, o público fica vários meses em greve e o particular deixa a desejar.
Há também cursos técnico do Sesi, Senai, Sebrae, Sesc, Senac e Senar. Ensino Superior: tem a UFOPA e campus da UEPA (públicas) e mais nove particulares, dentre estas, a melhor é a FIT (Faculdades Integradas dos Tapajós).
Aluguel: de 700 pra cima, várias imobiliárias inclusive com site na net (Estrutura, Raimundo Aquino e Coimbra).
Bons lugares pra morar: Avenida Ruy Barboza, Av Mendonça Furtado, Av São Sebastião, Av Presidente Vargas, Av Cuiabá, todas asfaltadas e de fácil acesso ao Centro.
Imobiliárias:
PNR: Sgt pega com 1 ano, se chegar bem cedo (novembro) pode pegar antes. São 37 casas sendo 30 localizadas dentro do batalhão que fica cerca de 13 km do centro da cidade, são boas e espaçosas. E 7 casas no centrão, mas essas são de madeira, muito antigas e com grandes problemas. Em volta do BEC, há apenas selva, então, quem mora lá, depende de transporte pra ir a cidade buscar tudo o que se precisa ou levar filhos na escola, o que torna um pouco oneroso.
Para oficiais, são boas as casas (2 salas, 1 cozinha , 3 quartos com armários embutidos, 2 banheiros - 1 social e outro de empregada -, 1 quartinho de empregada, quintal enorme), também ficam dentro do BEC, ao lado da vila de sgt (não me recordo quantas casas são) mas creio que também são 30 ou mais um pouco.  Às vezes sobra casa, mas, se não, não passa de 1 ano na fila.
Lazer: são as praias de água doce, bonitas porém sem infraestrutura e algumas delas bem sujas. Tem uma orla bonita, onde você pode ir no final do dia apreciar o pôr do sol, o encontro das águas, barcos atracados, botos, é bonito de se ver. Também bares, restaurantes, lanchonetes pra todo gosto, tem casas de forró, pagode, muitos shows durante todo o ano. Tem uma galeria de lojas que eles chamam de shopping.
Pontos Negativos: a cidade ainda tem muitas ruas de barro,só o centrão mesmo é asfaltado, na época das chuvas quem mora nas ruas de terra sofre com a lama. Saneamento bem precário, esgoto a céu aberto na cidade toda. As casas costumam ter poço, pois a água cedida pela companhia de água ainda falta muito, algumas ruas ficam semana sem água. O atendimento é péssimo.
Hotel de Trânsito: misto, telefone: (91) 3524-4005.
Quartel8º BEC, no bairro Cipoal.


*AERONÁUTICA
- Quartel: DTCEA-SN, no Aeroporto.
- Hotel de Trânsito: não tem.
- Hospital: não tem Hospital da Aeronáutica.
- Vila:


*MARINHA
- Quartel: Capitania Fluvial de Santarém. Telefone: (93) 3522-2870
- Hotel de Trânsito: não tem.
- Hospital: não tem Hospital da Marinha.
- Vila:

Fonte: https://www.facebook.com/groups/cidadeinteressemilitar/doc/198661930236469/

10 comentários :

  1. Só não concordo em falar que carne é cara e aluguel tem pra todos os bolsos...Estou aqui tem 4 anos e pago 16 reais no kg da picanha e alugueu vc paga ap bom de 2 qtos 500 a 600 reais..

    ResponderExcluir
  2. Alguém pode informar como está a cidade atualmente? Temos a possibilidade de ir pra lá no final de 2016 e gostaria de saber, principalmente, sobre saúde, educação, aluguel e deslocamento(aeroporto e barcos).

    ResponderExcluir
  3. Meu camarada sou da região e muito que esse comentário postado não condiz atualmente.
    Hoje Santarém não é mais aquela dos anos anteriores, hoje está mais desenvolvida com novo saneamento básico, infraestrutura, educação infantil, fundamental, técnico e superior. Ótimas opções de lazer como as praias de água doces, casas de shows, a noite santarena propiciar muita diversão.
    O aluguel varia do local onde for morar, quanto mais perto do centro comercial mai caro é em torno de R$ 700,00. Há um bosque da cidade onde é tranquilo de se morar, aluguel barato em torno de 500 reais, com bom espaço para caminhada e diversão para crianças.
    Possuir dois shopping center e o comércio local é sortido de materiais de venda.
    Conheça antes para falar, assim não terá outras visões.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. legal. valeu pela atualização da city.

      Excluir
    2. Cidade é maravilhosa!(2017)tem de tudo.
      E este comentário NÁO CONDIZ nada.

      Excluir
  4. Alguém sabe se o pnr de oficiais é fácil e conseguir? Nome do meu marido saiu hoje pra esta cidade

    ResponderExcluir
  5. Aaaf só li coisas ruins sobre a cidade. O editor desse site não gosta de Santarém? É isso. Gostaria mto de saber a realidade da cidade. Pois pretendo ir passear por aí.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado, o "editor desse site" não tem condições de morar em todas as cidades do país que tenham quartel para poder fornecer informações das mesmas.
      Assim sendo, DEPENDEMOS DE COLABORADORES que moram, moraram ou sejam naturais das cidades para que tenham a BOA VONTADE de falar sobre elas e nos mandar para que possamos repassar para os demais.
      Infelizmente não podemos fazer nada se quem se prontifica a fazer isso não teve boas experiências em determinado local. Tampouco podemos ficar obrigando as pessoas a comentarem e menos ainda de comentarem de alguma forma específica.
      Portanto, seguimos na espera de novos comentários para atualização das informações.

      Excluir
  6. É possível o acesso a Santarém por rodovia? Compensa levar a mudança? Alguém que levou poderia me falar em quanto ficou?

    ResponderExcluir
  7. Há possibilidades de servir como médico na aeronáutica?

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Comente Aqui!
Não esqueça de se identificar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog. Se achar que algo seja impróprio ou ilegal, denuncie para a administração.