MATO GROSSO - Rondonópolis

Rondonópolis - MT

     Essa cidade mato-grossense fica no entroncamento das rodovias BR-163 e BR-364, a aproximadamente 210 km da capital, Cuiabá. É Guarnição Especial Categoria B, adicional de 10%. Possui cerca de 250 mil habitantes e a voltagem é 110 V.
Vista aérea da cidade
Custo de vida: um pouco alto em relação a algumas coisas e barato em outras.
Clima: Bastante calor o ano todo (média de 27ºC), com quedas de temperatura no meio do ano (em julho pode chegar a menos de 15ºC). Grande volume de chuvas de outubro a março, no resto é seco.
Serviços - Bancos: Banco do Brasil, Caixa Econômica, Bradesco, Itaú, Santander e Banco da Amazônia.
Internet: Claro Virtua, Oi Velox, Vivo, Tw Telecom, Interfobras e Brava.
Telefonia: Claro, Oi, Vivo e Tim.
Mercados: a rede de Supermercados Real é o lugar onde os produtos são mais baratos, mas as melhores frutas e verduras estão no Supermercado Modelo. Tem ainda Atacadão e Assaí, ótimos para compras grandes.
ComércioTem muitas lojas de roupas na cidade, grandes redes e também feiras, com bons preços. Há várias lojas de móveis e eletro também, tem a Casas Bahia, Pontofrio, Gazzin, Romera, Eletrocasa, os preços são como de outras cidades. A gente encontra de tudo por aqui, o comércio é bem variado. 
Transporte PúblicoO transporte coletivo é feito por uma única empresa, a Cidade de Pedra.
Trânsito: A cidade é um interior de médio porte, não tem engarrafamento. Possui locadoras de carros: Unidas, Localiza, Podium e Rio Grande.
Rodoviária / Aeroporto: Tem o Terminal Rodoviário Alberto Luz e O Aeroporto Municipal Maestro Marinho Franco, que se localiza a 16 km do centro da cidade, e possui duas linhas aéreas ativas (Azul e Passaredo), onde saem voos diários para Cuiabá e São Paulo (a maioria faz escala em algum desses dois lugares), mas normalmente se encontra melhores preços em Cuiabá.
Saúde: Não tem hospital ou posto médico militar, e no quartel tem médico e dentista apenas para o básico. Aqui temos um hospital regional que é o centro de referencia em trauma ortopedia, mas que atende outras especialidades médicas. Doenças do coração, os pacientes são encaminhados para a Santa Casa. Estes hospitais somente recebem pacientes regulados pela central de regulação do sus. Para atendimento de emergência tem o P.A. Hospital particular tem a Materclin e a Somed (consultas ambulatoriais), ambos atendem pelo FuSEx.
Educação: Escolas particulares tem Adventista, Khalil Zaer, CIE, Escola Cecília Meireles (pré escola ao 5° ano). Existe uma creche que fica com crianças de berçário até 9 anos, meio período, chama Toy Kids.
Ensino Superior: tem a Universidade Federal de Rondonópolis com vários cursos, um núcleo da UNEMAT com os cursos de Direito, Computação e Letras e um campus do IFMT, com cursos técnicos na área de Química, Secretariado, Informática e Alimentos e curso superior de Ciências Natureza e Tecnologia de Sistema. De faculdade particular, cidade conta com dois campus da UNIC, FASIPE, e muitos polos virtuais, como da Anhanguera, Unopar, UniCesumar e Unisul.
Tem ainda cursos profissionalizantes, como o Cebrac, além de SENAI e SECITEC de ensino técnico.
Emprego: O mercado é melhor para saúde e comércio. Há um grupo no facebook onde aparecem diversas vagas. O Sesi está sempre realizando processo seletivo e a Prefeitura também, é bom ficar de olho.
PNR: A vila de Oficiais fica na região central da cidade (na Av. Pres. Médici, que fica a uns 10 min de carro do quartel), são 4 casas para oficiais superiores (uma pro cmte), 16 para cap/ten, normalmente pega assim que chega, se não der sorte, no ano seguinte pega com certeza. A vila de SGT/ST fica próxima do quartel, no bairro Vila Goulart, mais afastada do Centro, são 50 casas e o tempo médio de espera na fila é 1 ano, no máximo 2 anos. A vila tem uma boa área de lazer, com churrasqueira e quadras.
Aluguel: Você acha casas a partir de R$800,00, mas uma casa de 3 quartos e mais próxima do Centro sai por volta de R$1.400,00. Acho aluguel um pouco caro para o porte da cidade, vendo direto com o proprietário sai mais em conta. O quartel não fica no centro, fica na BR na entrada da cidade. Próximos a ele tem Vila Goulart, os condomínios fechados e já do outro lado do rio Cidade de Salmem. Um bairro bom, não tão longe e mais perto do Centro é a Vila Aurora.
Imobiliárias:
Lazer: Tem um shopping, cinema, rodeios, barzinhos, ótima gastronomia (tem comida para todos os  gostos e preços). Na região, há muitas cachoeiras (cerca de 70km), águas termais e pesque e pague. Possui o Club Caiçaras que dá desconto para quem quiser ser sócio. Tem também a área de lazer no quartel, que tem campo de futebol (onde os homens jogam futebol todo sábado e as esposas ficam batendo papo enquanto as crianças ficam na piscina), tem duas piscinas, quadra de vôlei, pesqueiro, área pra churrasco, TVs com sky e área coberta para fazer eventos. Tem o Horto Florestal onde as pessoas vão para passear e fazer caminhadas, tem um ótimo parquinho para as crianças e uma área para piquenique.
Pontos Negativos:
Hotel de Trânsito: não tem.

Quartel: 18º GAC (bairro Vila Goulart).

*Todas as informações aqui disponíveis são frutos de comentários colaborativos.
 ~ ATUALIZADO EM 18/06/2020 ~ 

10 comentários :

  1. Quais bairros são bons de morar?Nas proximidades do quartel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Proximo ao quartel nenhum bairro é bom, os melhores e mais seguros bairros são longe do quartel, de 10 a 20min de carro.

      Excluir
  2. Escala de serviço é qualidade de vida e é isso que define se o quartel é bom ou ruim em roo a escala é apertada, só faxina e no mínimo 03 missões de 30 até 90 dias no mato (alta floresta pra lá, divisa com porto velho/bolívia), a cidade quem faz somos nós, então dei sorte de encontrar um carioca do brejo (JF) e sempre tinha um pagode arrumado ou um lugar pra ir.
    Pontos negativos: A maioria dos bares só vende cristal ( um lixo, aguada e vc fica com uma dor de cabeça e de barriga imensa, porém por incrível que pareça a população local já se acostumou a beber isto. Em roo skol, Antartica e brahma são cervejas de 2ª linha, acreditem é real senhores). E na região não existe cachoeira como diz o texto acima, a cachoeira mais próxima da cidade de rondonópolis fica a 70 km em jucimera e ourta a 80 km em jaciara. Feriados, domingos e todas as noites as praças do centro ficam totalmente desertas, pois a população local gosta muito de ficar em casa. Gasolina cara.

    Pontos positivos: Se vc rodar os 70 ou 80 km até as cidades de jucimeira ou jaciara vc irá visualizar um espetáculo a parte, pois as cachoeiras são muito lindas, quedas de até 30 metros. As pessoas são bem legais, gostam de receber pessoas de outros estados. Nas casas de show só sertanejo sertanejo sertanejo, quando toca um funk é bonde do tigrão que já não toca no rio a 200 anos, sertanejo até que é legal mas uma pessoa bamba um pagodeiro acaba enjoando ficando os 2 anos lá, bizu levem o máximo de pagodes e funks em mídia, sempre terá uma festa ou uma cachoeira para vc ouvir ( as pessoas de lá se amarram em ouvir um pagode ou funk que esteja bombando no rio). Outro bizu é o bar copacabana em frente ao shopping, muito padrão, na minha época o pagode rolava domingo a noite. A comida da cidade é gostosa
    Bom morei lá por 2 anos no primeiro paguei um aluguél de 450 merréis com garagem aguá e tv a cabo da cidade e estou casado com uma rondonopolitana.

    ResponderExcluir
  3. Melhor cidade que conheci até hoje! Não tenho o que reclamar. E só tenho a elogiar em todos os sentidos.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Alguém sabe informar sobre a fila de espera do PNR para sargento? E se tem internet e sinal de celular no local?

    ResponderExcluir
  5. Olá! Estamos aqui em Rondonópolis há 3 anos. A fila de espera geralmente não passa de 1 anos, porém, quem chegou este ano, já foi direto para o PNR. Se vc está acostumada com as cidades bem desenvolvidas da região Sudeste do Brasil, como eu, no começo vai estranhar um pouco. Mas logo se acostuma, porque, se tem uma coisa que a cidade não é nem um poco deficiente é na gastronomia e no comercio. Quanto a internet, tem varias. Nós usamos pacote da Oi: TV, Net 10M e Tel. Somos muito bem servidos e não temos do que reclamar.

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde, saiu nossa transferência agora, vale a pena ir antes para conseguir PNR? Se não conseguir PNR qual bairro bom para morar? Outra coisa estou grávida como é o Hospital usando Fusex? Vale a pena levar mudança do RJ?

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde. Vou me mudar para a cidade em agosto, mas ainda não sei onde morar. Qual o melhor bairro para morar que seja perto da penitenciária e seja fácil de chegar lá através de transporte público?

    ResponderExcluir
  8. Eu morei em Rondonópolis 2 anos e a experiência foi ótima, morei 10 meses de aluguel no centro pagava 600 reais de aluguel (2014), logo depois fui para o PNR.
    Dei sorte, meu PNR era uns dos mais novos é pertinho do batalhão, eu ia andando.
    a cidade é ótima, tem tudo e o custo de vida é parecido com a do Rio, não senti muita diferença!
    Voltaria pra lá com certeza.

    ResponderExcluir

O que achou da postagem?
Comente Aqui e não esqueça de se identificar!

(Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog. Se achar que algo seja impróprio ou ilegal, denuncie para a administração.)

* AO COPIAR, DÊ OS CRÉDITOS DEVIDOS.