RIO GRANDE SUL - Jaguarão

Jaguarão - RS

    Jaguarão tem cerca de 30 mil habitantes faz fronteira com Rio Branco (Uruguai), é uma cidade bem pequena e, pra quem não tem carro,  é uma boa, porque é tudo perto. Fica a cerca de 400 km da capital Porto Alegre e a voltagem é 220 V. É Guarnição Especial Categoria B, adicional de 10%.
Ponte Internacional Mauá
Clima: é bem frio e temos o famoso vento minuano que chega a doer na pele, já tivemos temperaturas de -6°C, o calor começa mesmo em setembro por ai começa a melhorar a temperatura aqui no verão é bem quente e abafado a máxima é de 43°C por ai.
Custo de vida: um pouco alto.
Serviços - Bancos:
Internet:
Telefonia:
Mercadossó tem supermercado e não hipermercado, então eu faço as minhas compras de alimentação em Pelotas, que fica a cerca de 130 km, vale muito a pena, pois nós economizamos muito comprando lá e ainda já garante um passeio.
ComércioPossui vários free shop onde você encontra de tudo para comprar:  calçados, eletrônicos, perfumaria, roupas, eletrodoméstico, bebidas em geral e vários outros de tipos de mercadoria e os preços são ótimos tudo barato, o Uruguai é livre de imposto, então é muito bom pra quem deseja montar uma casa!
Transporte Público:
Trânsito:
Rodoviária / Aeroporto: Não tem aeroporto, só uma pequena rodoviária.
A segurança daqui é bem tranquilo dá pra andar sozinha na rua a noite sem preocupação. Não tem muito movimento de carro, é uma cidade bem calma até demais, para criança é uma maravilha de viver.
Educação: tem bastantes escolas públicas, mas só uma escola particular para ensino fundamental e médio. Tem uma faculdade Federal, a UNIPAMPA, com cursos de:  pedagogia, letras, turismo, história e só. Por ter poucos cursos, a maioria do pessoal vai pra Pelotas estudar, fazer faculdade e cursos técnicos e tem Van que levam e trazem todos os dia.
A saúde é precária, temos só um Hospital que não atende a maioria dos casos a maioria dos procedimento é encaminhado para Pelotas.
Aluguéis são bem caros,aqui as casas de aluguéis a maioria é por imobiliária,aqui e maioria da cidade é centro temos poucos bairros.
PNR : tem muito PNR, tempo de espera em média um ano.
Lazer: Como é uma cidade pequena todo mundo conhece todo mundo aqui o pessoal é bem simpático e acolhedor, o problema é que não tem muita coisa pra fazer, não tem shopping, tem cinema, mas nunca esta aberto e o teatro também a mesma coisa. Toda semana tem baladas, mas são sempre a mesma coisas. Tem uma praça que todo final de semana as pessoas se reúnem pra tomar uns mates, tomar uma cerveja e por som alto no carro.
Turismo: Aqui tem muitos turistas toda semana vindo visitar Jaguarão e ir no Uruguai.
Emprego: Emprego é bem difícil, é bom pra conseguir quando é em dezembro que o pessoal pega pra natal, mas a maioria do pessoal trabalha no Uruguai e pagam bem, só que o trabalho é de domingo a domingo e não assinam a carteira!
Quartel12º RCMec. Como é fronteira, tem muita missão no quartel, meu marido passa no campo  aproximadamente 8 a 10 campos por ano e o regimento é divisionário.

8 comentários :

  1. Nossa tive o desprazer de morar em Jaguarão! Nunca mais coloco meu pé aí! Meu filho praticamente emburreceu na "melhor escola da cidade"! Tivemos a maior dificuldade pra colocá-lo na linha de novo!
    Quem mora aí precisa de auxílio anti depressivo pra viver!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Reclamar de escola é facil, colocar culpa na escola, mas teve um ano todo pra trocar de escola e não fez.. eu estudei em escola publica ai, garanti vaga pra faculdade e estou a 7 anos exercendo medicina em São Paulo. ..

      Excluir
  2. Já servi em Jaguarão, só tenho boas recordações da cidade e dos amigos que deixamos na cidade, o carnaval é ótimo, baste ver no youtube. Para quem é do cavalo a OM é excelente, com boa estrutura, Vtr Carga Viva, Pólo e CCE não é a praia da OM. Para quem é da guerra a OM tb atende as expectativas, com várias missões ao longo do ano. Quanto aos estudos para as crianças a cidade não tem muito a oferecer, mas não é assim como o companheiro falou, se os pais forem participativos até o 9º ano dá pra encarar, tenho um amigo que o filho saiu de Jaguarão, foi para o CMCG e não ficou reprovado. Se o destino permitir voltarei um dia . Maj Georgelem

    ResponderExcluir
  3. Qual o valor em media dos alugueis,quantos pnr tem e eles atendem as necessidades sao bons.

    ResponderExcluir
  4. Estou para ir a cidade de Jaguarão e tenho as melhores informações da cidade. Sou do Rio de Janeiro, moro atualmente no Rio Grande do Sul e no retorno estarei informando o que achei de Jaguarão, mas de antemão já sei que vou gostar, visto que Jaguarão tem uma história. Cel. por Decreto Antonio Silva

    ResponderExcluir
  5. Uma coisa importante a se falar, é a precariedade na área da saúde. A cidade possui poucos médicos, maioria vindo de outras cidades a cada 15 dias para atender particular, nem todos aceitam fusex, então maioria das especialidades, como pediatra, gastro, oftalmo etc, precisa ir até Pelotas, inclusive para emergências e pré natal.

    ResponderExcluir
  6. Trabalhei na Receita Federal de Jaguarão 5 anos. Trabalhava com o EB nas operações "fronteira blindada". Adorei a cidade e seu povo. Simpáticos e acolhedores. O ensino tanto público quanto privado não é dos melhores. Mas até o 9o EF atende e recupera depois no EM. Meu filho hj com 18 anos sente mt saudade da cidade e dos amigos que lá fez. E eu tb.

    ResponderExcluir

O que achou da postagem?
Comente Aqui e não esqueça de se identificar!

(Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog. Se achar que algo seja impróprio ou ilegal, denuncie para a administração.)

* AO COPIAR, DÊ OS CRÉDITOS DEVIDOS.