MATO GROSSO - Cáceres

Cáceres - MT

     Cáceres é um município ao sudoeste de Mato Grosso, localizado no Alto Pantanal e fazendo fronteira com a Bolívia. Tem uma população de cerca de 90 mil habitantes e dista 215 km de Cuiabá. Sua principal atividade econômica é a pecuária, principalmente a pesca. Guarnição Especial Categoria A, adicional de 20%. A voltagem é 110 V.
Vista aérea
Clima: quente, muito quente, quase não faz frio, só no meio do ano quando vem uma frente fria, mas logo passa. Possui duas estações bem definidas, o "inverno" de maio a setembro caracterizado pelo clima mais seco, e o verão entre outubro e abril caracterizado pelo clima mais chuvoso.
Custo de vida: médio a alto. Alugueis são caros, ainda mais para o padrão dos imóveis e das ruas, mercado também não tem muita diferença pros preços dos grandes centros, só o que é da terra que é mais em conta. Luz também é caro, e ar condicionado é artigo de necessidade!
Serviços - Bancos: Banco do Brasil, Caixa Econômica, Bradesco, Itaú e Banco da Amazônia.
Internet: Seeg Fibras, Oi Velox e Claro Virtua.
Telefonia: Claro, Oi, Tim e Vivo.
Mercados: mercado carne muito barato, verduras e legumes tem o mercado do produtor e feira da praça aos domingos, tudo baratinho, agora o que precisa de frete já é carinho, principalmente frutas como pêssego, ameixa, morango. Um mercado barato é o Nossa Senhora Aparecida, mas não tem muita variedade. O maior mercado é o Juba, que tem 2 lojas e também o Atacado Pantanal.
Comércio: tem tudo do básico, existem algumas lojas grandes, como concessionárias, lojas de materiais de construção. Para móveis tem as lojas City lar, Gazim, Romera. Tem também a Pregão, uma loja de móveis usados que muitos militares compram quando não conseguem com quem está saindo da cidade. Roupa aqui acho caro, isso porque muitas lojas vendem roupa de marca, mas têm loja como Avenida, Oba Oba, Mega modas, que encontra mais barato.
Trânsito: a cidade é pequena, não tem engarrafamento. Mas muitas ruas ainda não são asfaltadas.
Transporte público: não tem, Cáceres é a cidade das bicicletas, mas tem mototáxi.
Rodoviária / Aeroporto: Possui duas rodoviárias. O aeroporto mais próximo é em Cuiabá.
PNR: fila de oficiais normalmente 1 ano, para praças vária em torno de 3 anos. As vilas são coladas no batalhão e os clubes também, no centro da cidade.
Aluguel: acho muito caro para o padrão da cidade (casa de 2 quartos já começa em R$800,00). Muitas casas velhas e poucas ruas asfaltadas e com saneamento básico. Tem algumas imobiliárias, mas ainda é muito comum alugar no "boca a boca" (o que sai mais barato e mais fácil de rescindir). É bizu ver com alguém que esteja desocupando.
A melhor região é o Centro, próximo ao quartel e à vila militar, bairro Monte Verde também é bom, mas também carinho, já no bairro Vila Mariana encontra imóveis mais em conta (só conferir se não alaga). Cuidado com os bairros que alagam quando chove muito (Cohab Velha, Cidade Alta e perto da Praça da Feira) e também com os bairros que têm histórico de invasão a casas (como o bairro do Trevo).
Imobiliárias: Site, MKF, Contar e Direcional.
Saúde: Não tem hospital ou posto militar, na cidade temos apenas o Hospital São Luiz (particular) e o regional (público do SUS). O FuSEx tem convênio com o Hospital São Luiz e com alguns médicos da cidade, o que não tiver aqui, vai para Cuiabá.
Educação: tem várias escolas particulares de educação infantil ao ensino médio, as melhores são: QI (tem desconto para militar, a maioria opta por ela), CEAF, CIC, ISM e Adventista. Não sei como é o ensino público.
Ensino Superior: tem a UNEMAT, universidade estadual vários curso de graduação e pós, tem também um campus do IFMT (cursos técnicos integrados ao ensino médico e curso superior de Engenharia Florestal). Faculdade particular tem a FAPAN (tem menos cursos que a estadual) e polos de ensino a distância da Unopar.
Emprego: é relativo, alguns conseguem logo e outros vão embora sem conseguir, depende da área e das oportunidades. A cidade não é muito grande, mas a prefeitura abre processo seletivo todo ano (essa é a melhor chance). Se a pessoa tiver pós graduação, pode tentar dar aula na FAPAN.
Lazer: existe cinema, boliche, alguns bares e restaurantes e também bastante coisa para se fazer ao ar livre, como por exemplo: ponta do morra, dolina, cachoeiras, lago azul, e outros passeios que dá para fazer quando se está aqui!
Segurança: não é uma cidade insegura, mas também não é super tranquila. Tem sim muitas invasões a casas e roubos de carros, tem que tomar cuidado.
Hotel de Trânsito: são 5 apartamentos para oficiais e 5 para praças. Contato (65) 3223-4413 / 3223-4713 e e-mail: comsoc2bfron@hotmail.com
Quartel: 2º Batalhão de Fronteira. O quartel é bom, mas tem bastante missão. Existe a possibilidade de fazer COS, EOPan, NavFlu, CexPant e o estágio de Cerrado. Possui alguns destacamentos (vão apenas voluntários pros PEFs e ganha 2% ao dia).

*MARINHA
- Quartel: 
Agência Fluvial de Cáceres.
- Hotel de Trânsito
: não tem.
- Hospital: não tem hospital da Marinha.
- Vila:

*Todas as informações aqui disponíveis são frutos de comentários colaborativos.
 ~ ATUALIZADO EM 18/06/2020 ~ 

5 comentários :

  1. Essa é a vida de esposa de Militar. temos q acompanha,lo Sempre
    Por onde andarem, nosso novo Lar... Familia Espindola, vamos nos.....Mato Grossoo, CÁCERES..

    ResponderExcluir
  2. Excelente guarnição pra se servir, lá os militares podem conseguir fazer o COS, EOPan, NavFlu, CexPant e o estágio de Cerrado, muito boa guarnição, alugueis baratos, comida tbm, etc...

    ResponderExcluir
  3. Cáceres, uma cidade muito boa, mas o clima é super quente, nunca passei tanto calor na vida, ar condicionado não é acessório de luxo, é essencial. As ruas tem muitos buracos e não achei fácil arranjar trabalho na minha área, só consegue por indicação na maioria das vezes. Mas dentro das guarnições especiais, são consideradas umas das melhores.

    ResponderExcluir
  4. Uma cidade antiga e sem planejamento. A maioria das ruas não possui asfalto e saneamento básico parece que não existe aqui. Faz um calor infernal..kkkk custo de vida de médio para alto.PNR demora de 3 a 4 anos. Quartel tranquilo e a cidade ainda é tranquila no quesito segurança.

    ResponderExcluir
  5. Oi, poderia atualizar as informações?

    ResponderExcluir

O que achou da postagem?
Comente Aqui e não esqueça de se identificar!

(Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog. Se achar que algo seja impróprio ou ilegal, denuncie para a administração.)

* AO COPIAR, DÊ OS CRÉDITOS DEVIDOS.