GOIÁS - Formosa

Formosa - GO

    Formosa é uma cidade goiana situada a 75 km de Brasília e a 282 km de Goiânia. A população do município é de cerca de 98 mil habitantes. É Guarnição Comum Categoria B, tem adicional de 10%. A voltagem é 220 V.
Poço Azul, Formosa / GO
Clima: é bem seco e quente, chove de meados de novembro a março, às vezes, até abril. O resto do ano é muito seco e aquela poeira vermelha.
Custo de Vida: não é tão alto como Brasília, mas, por estar na região (e muita gente trabalhar na capital, fazendo-a de cidade-dormitório), também não é totalmente barato.
Serviços - Bancos: Banco do Brasil, Caixa Econômica, Bradesco, Itaú, HSBC e Banco de Brasília.
Internet: tem internet a rádio (dependendo do bairro o sinal chega muito fraco), Oi Velox (inconstante, varia muito de dia pra dia), a Sky Banda Larga (que ultimamente tem havido muita reclamação do serviço deles) e recentemente chegaram as opções de fibra ótica na cidade, como a Brava, Hubtel Telecom, Netvia Telecom e Vivo, mas ainda não cobre todos os bairros.
Telefonia: Telefone Fixo tem a opção de OI e Vivo Fixo. No caso da telefonia móvel tem as 4 operadoras mais comuns, Tim, Vivo, Oi e Claro. Alguns militares contratam a Nextel em Brasília e conseguem usar normalmente aqui a cidade.
Mercados: O mais conhecido aqui é o Hipermercado Bretas, mas tem também o Leão, o Smart e alguns de menor expressão que tem preços competitivos. Muitos militares aproveitam as idas a Brasília para fazer as compras do mês por lá, nas diversas redes de hipermercados existentes e também nos atacadões.
Comércio: O comércio aqui é bem deficitário, muitas lojas não tem um bom atendimento, o que acaba nos “obrigando” a comprar esses itens na internet ou então em Brasília.
Transporte Público: Tem apenas uma viação que faz o transporte urbano, se for para deslocamento até Brasília-DF é melhor ir no próprio carro, o ônibus é caro e se for comparar sai quase o mesmo gasto de gasolina.
Trânsito: motoristas que não respeitam as sinalizações, motociclistas que sempre comentem erros na condução da motocicleta. E muitos condutores não possuem CNH.
Aeroporto / Rodoviária: Aeroporto mais próximo se localiza em Brasília-DF a aproximadamente 85 km, a cidade tem uma rodoviária que tem ônibus para vários estados, principalmente Bahia, Minas e Rio Grande do Sul.

Saúde: Os hospitais deixam muito a desejar, laboratórios conhecidos tem o da rede Sabin, pediatria difícil, pré-natal aconselhável fazer em Brasília por segurança, pois aqui não tem UTI. As farmácias agora ficam abertas até as 22h00, sempre tem alguma de plantão, além de outras 5 que são 24 horas. É bizu ir o quanto antes em Brasília e abrir prontuario no HFA (Hospital das Forças Armadas) e no HMAB.
Aluguel: pelas localizações e pelo que a cidade tem a oferecer, é caro.
PNR: São 39 ( 15 casas e 24 apartamentos) PNR para S Ten/ Sgt, 1 casa para Of Superior, e 14( 2 casas e 12 apartamentos) para Cap/Ten. A fila andou bastante esse ano com a entrega dos apartamentos, mas agora vieram muitas unidades para a cidade.
Educação: as escolas públicas não são boas, a maioria dos militares prefere colocar os filhos nas escolas particulares da cidade.
Ensino Superior: tem um campus da UEG (Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Química) e do IFG (cursos técnicos e cursos superiores de Engenharia Civil, Ciências Biológicas, Ciências Sociais e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) e as particulares IESGO, FAEL e UniRV (curso de medicina apenas), além de UNOPAR, Unicesumar e Unip de ensino a distância.
Emprego: Depende muito da área, mas o mercado no geral não é bom.
Lazer: Na cidade tem um cinema (muito caro e pequeno) e não tem shopping. Nos fins de semana, tem a AABB (clube da cidade) de noite, não se tem muito o que fazer, as coisas aqui são caras. No final de julho a início de agosto, tem a festa agropecuária, é uma semana de festa com shows. Aqui tem muitas fazendas e área de voo livre.
Hotel de Trânsito: não tem, mas tem uma casa de hóspedes, que fica dentro do próprio quartel localizado a 10 km da cidade na zona rural (apesar de ser estrada asfaltada, é fora de mão por causa do deslocamento e ter que passar pelas 2 guardas do quartel).
Quartel: O 6º Grupo de Mísseis e Foguetes era o quartel principal da Guarnição, quartel grande e que tem durante o ano vários exercícios de demonstração do material ASTROS, tendo me vista ser a única unidade com o referido material, além dos diversos cursos ministrados no Centro de Instrução de Mísseis e Foguetes para oficiais e sargentos. Em jan/2020 foi inaugurado o Comando de Artilharia do Exército, composto pelo 6º Grupo de Mísseis e Foguetes, pelo 16º Grupo de Mísseis e Foguetes, pelo Centro de Instrução de Artilharia de Mísseis e Foguetes, pelo Centro de Logística de Mísseis e Foguetes e pela Bateria de Comando de Artilharia do Exército.
*Todas as informações aqui disponíveis são frutos de comentários colaborativos.
 ~ ATUALIZADO em 15/06/2020 ~ 

7 comentários :

  1. ola,estou indo transferindo para Formosa-Go,e estou em duvidas quanto a alguns bairros para alugar casa la,achei boas casas com preços acessiveis e muito boas,nos setores nordeste e bela vista,alguem pode me informar sobre esses bairros?

    ResponderExcluir
  2. Setor Nordeste é melhor que o Bela Vista. Mas os dois são periferia.

    ResponderExcluir
  3. Olá, ótimas as informações!
    Gostaria de saber os melhores bairros para morar em Brasília, pra quem vai servir em formosa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se vai servir em Formosa é melhor morar por aí, em Brasília o aluguel é muito caro, com o valor que vc aluga uma kit em Brasília, você consegue uma boa casa em Formosa.

      Excluir
  4. Gostaria de sugestões de bairros bons para se morar, de preferência que não seja na periferia

    ResponderExcluir
  5. Olá,em relação a localização pra morar em formosa, qual bairro é melhor? Encontrei aptos no laguna II e setor de chácaras abreu qual desse é melhor pra morar?

    ResponderExcluir
  6. Os melhores bairros pra morar são o centro; formosinha; vila Bela e jardim califórnia

    ResponderExcluir

O que achou da postagem?
Comente Aqui e não esqueça de se identificar!

(Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog. Se achar que algo seja impróprio ou ilegal, denuncie para a administração.)

* AO COPIAR, DÊ OS CRÉDITOS DEVIDOS.