Colégios Militares

A postagem de hoje vai falar de um dos aspectos fundamentais para quem busca transferência e tem filhos em idade escolar: COLÉGIO MILITAR.

O Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB) é formado por, atualmente, 13 Colégios Militares, distribuídos em 11 estados, que oferecem o ensino fundamental II (do 6º ao 9º ano) e o ensino médio.
São eles:
Colégio Militar de Belém (CMBel)
Bom, além de ser um excelente colégio, ele é super barato (com o preço da mensalidade paga ao CM jamais o militar conseguiria pagar um colégio tão bom quanto, em qualquer lugar). O que encarece são os livros e uniformes (que são bem carinhos), mas há políticas de auxílio para os alunos que precisem.
Outro grande motivo é o fato dos conteúdos dados nas unidades ser praticamente o mesmo, fazendo com que a mudança de estado não prejudique a sequência de estudos do aluno.

Como entrar em um CM?
Há duas formas de ingresso nos Colégios Militares: por concurso público ou por amparo regulamentar. Os concursos são realizados, anualmente, para o 6º ano do ensino fundamental e para o 1º ano do ensino médio. O ingresso por amparo, especificado em regulamento, destina-se a atender os dependentes de militares, que sofrem os reflexos das obrigações profissionais dos pais em razão das peculiaridades da carreira.

Como é o concurso para o ingresso em um CM?
Os concursos são organizados por cada Colégio, assim como a quantidade de vagas também é disponibilizada por eles. As inscrições e tudo mais deve ser acompanhado no site de cada instituição. Tem que fazer prova de português e matemática, além de exame médico. As provas são únicas, elaboradas pela DEPA.

Quem pode estudar em Colégio Militar?
Qualquer pessoa pode fazer o concurso, filhos de civis e de militares. Na hipótese de amparo, devem ser preenchidos os requesitos do Regulamento. Filhos de militares da Marinha, da Aeronáutica e das Forças Auxiliares também podem estudar em Colégio Militar (que tem  como foco o Exército), desde que dentro do limite de vagas fixados e cumpridas as demais exigências.

Clique aqui e veja o Regulamento dos Colégios Militares (R-69).

Além das unidades, há também o Ensino a Distância do CMM, que atende alunos em 38 localidades na Amazônia e  mais 32 países, com aulas virtuais, material didático, orientadores e provas presenciais nas OMs. Veja mais AQUI.

Outra alternativa também são os Colégios das Polícias e dos Bombeiros Militares. Eles também são ótimos estabelecimentos de ensino, também em conta para o bolso dos militares e estão em alguns lugares em que não há CM.
O Colégio do Corpo de Bombeiros tem 2 unidades até então: uma em Brasília e outra em Fortaleza.
Já os Colégios das Polícias Militares têm várias unidades (dependendo de cada estado, claro), mas não são todos os estados que têm CPM. Os que eu achei foram: AlagoasBahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, PernambucoRio de JaneiroSanta Catarina e São Paulo.


Fontes: http://www.depa.ensino.eb.br/images/legislacao/R69.pdf
http://www.depa.ensino.eb.br/pag_sistemaCM.htm

23 comentários :

  1. Maceió-AL tb tem um colégio da PM.

    ResponderExcluir
  2. Meu filho é enteado de um militar. Ele tem direito ao ingresso no Colégio Militar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se ele for dependente do militar, sim.
      Obviamente, preenchidos os demais critérios.

      Excluir
  3. A pessoa que não é dependente de militar e nem de civil pode ingressar no colegio militar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, uma criança ou um adolescente tem que ser dependente de alguém. Se o responsável legal for militar, uma vez preenchidas as demais exigências, terá direito a vaga por amparo. Se o responsável for civil (ou seja, não militar), o ingresso só poderá se dar por meio de aprovação no concurso de admissão.

      Excluir
  4. Filho de militares temporários podem estudar no Colégio Militar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ju DF, de acordo com o art. 2º, §2º, I do Regimento dos Colégios Militares (R-69), os CMs destinam-se a atender os dependentes dos militares de carreira que se enquadrarem nas situações de amparo e os candidatos aprovados em processo seletivo.
      Assim sendo, os filhos de militares temporários deverão fazer concurso para ingressar nos CMs.

      Excluir
  5. W







    Eu sou sobrinha de militar, Eu tenho direito ao ingresso no Colégio Militar?





    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apenas dependentes de militares podem ser amparados, se preenchidos os demais requisitos. Os demais, podem ingressar mediante concurso.

      Excluir
  6. Marido foi transferido para Brasilia Df. Estamos em cidade que tem colegio militar. Ele pode estudar aqui no cm até liberarem o pnr para nossa trabsferencia ?

    ResponderExcluir
  7. Meu pai é policial, então meu filho pode estudar na escola Militar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Karol, não sabemos como funcionam os Colégios das Polícias Militares. Aconselhamos que procure informações diretamente no Colégio do seu estado. Boa sorte!

      Excluir
  8. Porto Alegre-RS também tem Colégio da Polícia Militar (Colégio Tiradentes da Brigada Militar).

    ResponderExcluir
  9. Atualmente já existem 13 colégios militares do exército (Belém é o mais recente), e já está em vias da criação do 14° (São Paulo).

    ResponderExcluir
  10. Moro em Bagé,sou civil e minha filha quer ingressar na carreira militar,quer ir estudar no CMSM . O valor da mensalidade para quem e civil é o mesmo de quem é militar ou é mais caro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O valor é o mesmo.
      No entanto, destaco que os Colégios Militares não são de carreira militar.

      Excluir
  11. olá. Gostaria de saber se é possível estudar na escola militar sem pagar mensalidades, pois tenho dois filhos e não teria condições para pagar essa mensalidade e taxas; desde já eu agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Como sabido, há uma mensalidade a ser paga, muito embora ela seja bem baixa. Para os alunos com dificuldades financeiras, em cada CM há uma instituição chamada APM (Associação de Pais e Mestres), a qual os auxilia.

      Excluir
  12. sou filho de coronel mais não moro com meu pai.eu posso entra sem fazer o concurso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Morar com o militar não é requisito para o amparo em um CM, tampouco a guarda exclusiva do mesmo. Assim, filhos de militares divorciados também têm direito ao amparo. Se você morar na mesma cidade em que seu pai serve e ele ter sido transferido para a mesma há, no máximo, 3 anos, terá direito. Se morar em uma cidade diferente com sua mãe, poderá solicitar a vaga até 4 anos após a sentença do divórcio.
      Todos os requisitos você encontra no regulamento: http://www.depa.ensino.eb.br/images/legislacao/R69.pdf

      Excluir
  13. Olá! Sou dependente do meu pai que é da reserva da Aeronáutica, logo, meu filho(neto do militar) tem direito a ingressar no CMBH sem ser via concurso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O aluno tem que ser dependente de militar (e preencher os demais requisitos) para ter direito ao amparo e entrar sem fazer o concurso.

      Excluir

O que achou da postagem? Comente Aqui!
Não esqueça de se identificar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog. Se achar que algo seja impróprio ou ilegal, denuncie para a administração.