RIO GRANDE DO SUL - Santa Maria

Santa Maria - RS

     Santa Maria é uma cidade de médio porte, com cerca de 300 mil habitantes e fica a 290 km de Porto Alegre. É uma cidade universitária e de grande importância para a região central do estado. É guarnição normal e a voltagem é 220V.
Clima: absurdamente quente no verão (dias em torno dos 40 ºC e noites em torno dos 30 ºC) e muito frio no inverno (com dias em torno dos 0 ºC).
Custo de vida: médio. Algumas coisas são caras e outras mais em conta. Encontra-se de tudo!
Serviços - Bancos: Banco do Brasil, Caixa Econômica, Bradesco, HSBC, Itaú, Santander e Banrisul.
Internet:
Telefonia:
Mercados: Tem o Big, Carrefour, Nacional, o Maxx.. enfim, vários supermercados.
Comércio:
Transporte Público:
Trânsito:
Rodoviária / Aeroporto: Tem rodoviária e aeroporto, mas muitos ainda optam por ir até Porto Alegre para conseguirem melhores preços nas passagens.
PNR:
Aluguel: caro (média de 600 a 1000 reais um apartamento com 2 dormitórios), isso nos bairros um pouco mais baratos!
Bairros bons: Centro, Nossa senhora de Lourdes, Dores e Medianeira são os melhores. Um bairro bairro que não recomendo é o Rosário, que é próximo ao centro mas tem acontecido muitos assaltos nos apartamentos. Os melhores são os próximos ao Centro, os que ficam mais próximos às vilas são um pouco perigosos.
Saúde: Não conheci ainda o HGu, mas dizem que sempre é cheio e a consulta demora.
Educação: Tem muitas escolas, para todos os bolsos e é uma cidade universitária. Tem Colégio Militar, que dizem que é um dos melhores e fica no bairro Juscelino Kubitschek.
Ensino Superior: tem a Federal (UFSM) e particulares (UNIFRA, ULBRA, etc). Sempre ouço elogios quanto a esse quesito na região, é umas das maiores (se não a maior) cidade universitária do estado.
Lazer: Para aqueles que gostam de sair, aqui tem muitas boates (Absinto, Ballare...) de segunda a segunda e bares ótimos (Paiol, Biroska, Confraria, etc.). Tem alguns clubes, a maioria vai para o Tênis Clube e Clube Dores (esse o preço é meio salgado). No quesito shopping esse deixou a desejar, pelo menos pra mim, há sim 3 shoppings, mas de porte pequeno, mas também tem o centro com várias lojas, mas por favor não comprem na Ponto Frio daqui, é dor de cabeça na certa, demora pra chegar, demora pra vir montar e ainda temos que ficar ligando enchendo o saco pra eles virem, enfim, atendimento e prestação de serviço nota zero.
Segurança:
Hotel de Trânsito: o Hotel de Trânsito da 3ª DE, misto, com 9 apartamentos e 14 suítes. E o HT do DSSM também misto e com 2 apartamentos.
QuarteisBoi Morto: 1º RCC, 4º BLog, 6º EsdqCMec, 29º BIB, CISM, CIBldCentro: 3ª Cia Com Bld, 3ª DelSM/10ª CSM, 6ª Bda Inf Bld, 26º PelPE, 3ª DE, DSSM; Juscelino KubitschekPqRMnt/3Passo da Areia: 3º GAC / AP, HGuSM; Perpétuo Socorro: 6ª BIA A AAE.

12 comentários :

  1. Sobre emprego? É bom ou ruim de conseguir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende da qualificação. Empregos nível Ensino Médio e algumas carreiras de nível Superior estão saturadas. O que sobra é comércio mesmo.

      Excluir
  2. Bairro Juscelino Kubitschek é bom? Obrigada muito útil seu blog. 😊👍👍👍

    ResponderExcluir
  3. pra chegar de avião em santa maria , só partindo de porto alegre?

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. No inverno faz muito frio,nao tem lazer aos sabados e domingos a cidade é morta,o quartel nao fica muito longe do centro sobre PNR nao sei informar.Cidade bem parada...

    ResponderExcluir
  6. Santa Maria é maravilhosa de se viver. Quem criou o post sobre a cidade foi muito infeliz nas colocações, talvez seja aquela pessoa que nunca acha nenhum lugar bom.
    No coração do estado, a no máximo 3 horas e meia de carro da capital, Santa Maria tem tudo que precisa ter. O hospital atende muito bem, o Colégio Militar é excelente, comércio pujante, aeroporto muito bom é rodoviária com muitas opções de destino. Estradas de acesso em excelente estado de conservação, moradia a 1200 reais o aluguel para apartamento de 2 quartos bem localizado. Imóveis à venda a partir de 120.000 reais.
    Venham sem medo, não vão se arrepender

    ResponderExcluir
  7. Alguém sabe o tempo médio PNR , praça ?

    ResponderExcluir
  8. Bairro bom para morar é Camobi e fica bem afastado dos quartéis, não morem nos bairros próximos se quiserem qualidade e segurança.

    ResponderExcluir

O que achou da postagem?
Comente Aqui e não esqueça de se identificar!

(Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog. Se achar que algo seja impróprio ou ilegal, denuncie para a administração.)

* AO COPIAR, DÊ OS CRÉDITOS DEVIDOS.