CEARÁ - Fortaleza

Fortaleza - CE

       A capital cearense é um dos principais destinos turísticos do nordeste e é uma cidade ótima de se morar, apesar de alguns pontos negativos que toda cidade grande tem hoje em dia, como a violência (não é nada de outro mundo, apensa não se pode dar bobeira em certos pontos da cidade) e o trânsito (praticamente toda a cidade está em obras por conta da copa e outros eventos, o que torna o trânsito meio ruim nos horários de pico e alguns lugares com buracos no asfalto). É guarnição comum e a voltagem é 220 V.
Clima: Sol o ano inteiro, época de chuvas começa em março mas não dura muito...o resto do ano dá uma chuvinha ou outra mais à noite. Nada que vá atrapalhar sua praia... É quente e úmido, mas a brisa do mar deixa tudo mais suportável.
Fortaleza / CE
O custo de vida eu diria que é de médio pra alto.
Serviços - Bancos:
Internet:
Telefonia:
Mercadosem todos os supermercados grandes e outros milhões regionais médios e pequenos, daí a oferta é grande. A alimentação é em conta.
Comércio:
Tem rodoviária e o aeroporto Pinto Martins, que está ficando pequeno pro número de desembarques, razão pela qual entrou em obras para a Copa do Mundo, só que não ficará pronto a tempo...
Transporte: O transporte público é ruim, com uma passagem só você anda na cidade inteira se quiser usando o sistema de terminais (Paga uma passagem num ônibus, desce num terminal, pega outro ônibus e desce em outro terminal e assim vai...). Os ônibus, na sua grande maioria, não são velhos, mas no horário de pico alguns lotam. 
A gasolina tá mais ou menos R$2,60 atualmente e o trânsito em determinados pontos tá bastante ruim.
Aluguel: Pode-se morar de aluguel por 300,00 reais ou 3.000,00, vai depender do bairro que escolher...
Imobiliárias:
PNR: Lá tem vila militar sim, as casas são bem localizadas e bem amplas, apesar de antigas. Conheço (de passar em frente) a vila militar que fica do lado do 23º Batalhão de Caçadores e as casas parecem ótimas. Já o tempo de espera é que não é muito bom... Dizem que é uns 5 anos para conseguir. Mas, como eu disse antes, dependendo do bairro você consegue um aluguel que cabe no seu bolso.
Educação também tem bastante opção...Uma Faculdade Federal, um Instituo Tecnológico Federal, uma Estadual e infinitas particulares (a mais renomada é a UNIFOR). Colégios pra criança também tem muita opção, inclusive Colégio Militar, mas sugiro educação particular porque escola pública não é das melhores, os colégios mais renomados são Ari de Sá e Farias Brito. A RM tem convênio com o Colégio Batista, com a Creche Escola Gira Mundo e com o UNS Idiomas, além de várias faculdades particulares.
Saúde: FUSEX o atendimento no HGeF também é muito bom... Fora isso, tem muita opção de plano de saúde e médicos particulares. Agora, se for depender do SUS já viu, é aquilo que passa nos jornais todo dia. Demora, descaso, espera...
Lazer é a parte melhor de lá... Muitas praias conhecidas internacionalmente, boates, barzinhos, restaurantes, show de humor, centro de convenções, cinemas, shoppings... TUDO de segunda à segunda pra todo gosto.
Mercado de trabalho: Dependendo da área é mais difícil ou mais fácil arrumar emprego. Como é uma grande metrópole, só fica desempregado quem quer, mesmo que o salário não seja lá essas coisas nas áreas de comércio e telemarketing, por exemplo. Para mulheres de militar, acredito que o mais vantajoso é apostar numa educação superior e um concurso público nas nossas áreas.
Quartéis: Os quartéis de lá são bem tranquilos, com escalas frouxas. São eles:  23º Batalhão de Caçadores (quartel de Infantaria que a principal atividade é a formação básica da EsSA, CPOR e recrutas), Parque de Manutenção, Base Aérea, Escola Naval, 10ª CiaG, 10º DSup, 10ª ICFEx, 10ª RM, 25ª CSM e 52º CT. A maioria dos quarteis fica no Bairro de Fátima, a RM fica no Centro e o DSup no bairro Dias Macedo.
Hotel de Trânsito: de Oficiais no Círculo Militar, com 12 apartamentos. Tel: (85) 3242-2266 / 3242-4306 e E-mail: htofortaleza@hotmail.com. E Hotel de Trânsito de SGT/ST, com 3 apartamentos, no Clube de Sargentos e Subtenentes. Tel: (85) 3444-7482 e E-mail: htsfortaleza@hotmail.com - hts@pqrmnt10.eb.mil.br.


*AERONÁUTICA
- Quartéis: 1º/5º GAV, 5º/1º GCC, BAFZ, DTCEA-FZ e PAFZ.
- Hotel de Trânsito: da Base, em Aerolândia, telefone (85) 3216-3111, com 58 aparatamentos para oficiais e 42 para SO e SGT.
- Hospital: 
- Vila:


*MARINHA
- QuartéisEAMCE (Jacarecanga) e CPCE (Mucuripe).
- Hotel de Trânsito: da Escola de Marinheiros, com 5 unidades, telefone: (85) 3288-4798 / 4702.
- Hospital: não tem hospital da Marinha.
- Vila:

Fonte: https://www.facebook.com/groups/cidadeinteressemilitar/doc/195131593922836/

13 comentários :

  1. nao concordo que o transporte coletivo seja ruim morei em fortaleza a minha vida toda e os coletivos sao bem acessiveis e novos,ruim é onde estou morando os tranpostes coletivos sao imundos, sao pouquissimos, nao ah sequer ponto de ônibus decente como abrigo se proteger do sol ou da chuva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você é de Pacatuba ou de Guaíuba? Em Fortaleza, o transporte público é ruim e os terminais não estão dispostos para uma boa mobilidade.

      Excluir
  2. Fiquei 8 anos em Fortaleza, amei, mas nada de PNR. Vamos ver se agora q fui promovido 2° Ten QAO a fila ande melhor.
    Agora ñ precisa ir aos terminais pra trocar de bus só com uma passagem. O novo prefeito lançou o bilhete único, pode trocar de ônibus em qq ponto dentro do prazo de 2 horas.

    ResponderExcluir
  3. Amo fortaleza. É perfeita para se morar... Era 80 pnr para sgt/st aumentou agora tem 80 apt totalizando 160 mais algumas unidades mais afastada...tempo de espera ta em 2 anos... Dependo do que escolher apt ou casa. Supermercado grandes do lado. Colégios ensino fundamental perto bem em conta e de qualidade. Fica 15 minutos do Colégio Militar de carro. Hgf aonde meu esposo serviu é muito bom e tranquilo. Se eu fosse reclamar de algum seria da violência e o trânsito grande demais.Alugueis na região da Vila é em torno 900.00. Indico morar um por mais afastado. Se quiserem mais informações... Só falar comigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. queria iformaçoes sobre a cidade chama la no face book eduardo alcantara

      Excluir
    2. Oi juliana farias, o seu esposo era oficial ou praça...? Pergunto por causa do perfil de dicas...

      Excluir
    3. OI Juliana. Vc sabe me informar sobre escolinhas para criancas? As publicas sao muito ruins? Esse preco que vc falou e de apto? É possivel conseguir casas por esse valor (mesmo que seja mais afastada). Obrigada

      Excluir
  4. Sou Sgt e estou no terceiro ano em Fortaleza. A fila dos PNR é gigantesca, sem previsão de vaga pq os militares não pedem movimentação.
    Quanto aos quartéis, o 23º BC está longe de ser "tranquilo e com escala frouxa", muito pelo contrário, agitado o ano todo, muitas missões e escala apertada. A escala de Adjunto é a melhor, com vinte e poucas folgas, mas só a partir do CAS há possibilidade de concorrer a essa escala, e as vezes, nem depois do CAS.
    Pra morar razoavelmente bem e próximo do 23ºBC e Parque de Mnt irá pagar aproximadamente R$ 1.000,00.

    ResponderExcluir
  5. gostaria de saber a fila de pnr para oficial superior. obrigada

    ResponderExcluir
  6. Quanto tempo leva, em média, para ocupar PNR de Cap/Ten?

    ResponderExcluir
  7. Boa noite.

    Ref aos PNR-Sgt, construíram mais, melhorou, piorou? Qual valor do aluguel de casa, 2 qtos, próxima do 23?

    ResponderExcluir
  8. Ola, alguém poderia falar como está a fila do pnr p sgt atualmente.

    ResponderExcluir

O que achou da postagem?
Comente Aqui e não esqueça de se identificar!

(Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog. Se achar que algo seja impróprio ou ilegal, denuncie para a administração.)

* AO COPIAR, DÊ OS CRÉDITOS DEVIDOS.