BAHIA - Salvador

Salvador - BA

     Salvador é a capital do estado da Bahia e é notável pela sua gastronomia, música e arquitetura. A influência africana em muitos aspectos culturais da cidade torna o centro da cultura afro-brasileira. Isso reflete uma situação em que se celebram práticas culturais afro-brasileiras. O Centro Histórico de Salvador, iconizado no bairro do Pelourinho, é conhecido pela sua arquitetura colonial portuguesa com monumentos históricos que datam do século XVII até o século XIX e foi declarado como Patrimônio Mundial pela UNESCO. A capital baiana possui mais de 2,7 milhões de habitantes, sendo o município mais populoso do Nordeste. É guarnição comum, 110 V e DDD 71.
Elevador Lacerda e Mercado Municipal
Clima: O clima da cidade é úmido, tem muita maresia para quem mora próximo à praia, porém é muito bom. Os meses mais chuvosos são de maio a julho. A temperatura chega a extremos de 17 °C no inverno e a 32 °C no verão.
Custo de vida em geral: Comparado a Rio de Janeiro e Brasília (meus parâmetros) o custo de vida em Salvador é melhor (mais baixo), em termos de aluguel e mercado, já vestuário não tanto.
Transporte: Ônibus é muito complicado, pois frequentemente ocorrem assaltos. Metrô quando saí de lá estava quase pronto, mas não liga nada a lugar nenhum. rs O trânsito é horrível, muito engarrafamento nos horários de pico!
Tem Aeroporto internacional e rodoviária com vários destinos.
Saúde: O HOSPITAL DE GUARNIÇÃO é muito bom! Os públicos são horríveis.

Valor do aluguel: Depende muito do bairro onde for morar, um bairro bom fica em torno de 1.200,00 a 1.400,00 reais com 2 quartos.
Tempo médio de espera para entrar para o PNR:  Depende muito do quartel, são disponibilizadas duas Vilas: a de Campo Grande (aptos pequenos no Corredor da Vitória) e a Vila da Pituba (condomínio fechado, amplas casas com quintal). A fila do PNR da EsFCEx (na Pituba também) é menor, os aptos são ótimos e bem ventilados. A fila do quartel do Cabula (Engenharia) também é um pouco menor, conheço uma pessoa que pegou casa assim que chegou. Mas isso muda muito de ano para ano. No DSup o tempo médio para ocupação de PNR para Of Sup é 3 anos, Cap/Ten 5 anos e ST/Sgt 5 anos.
Pelourinho
Educação: Para cursinhos lá (concursos), o melhor é o Ímpar no Rio Vermelho.
Ensino Fundamental/ Médio: Escola perto do Corredor da Vitória a melhor é o Vieira, colégio católico muito bem conceituado e caro também. Outros conceituados são o Marista e o Oficina. Perto da Pituba os melhores são Anchieta e Modulo. Mas tem também o Colégio Militar.
Ensino Superior: UFBAUNEB e IFBA públicas. Particulares são várias: Faculdade Ruy Barbosa, FCS, UCSal, Universo, UNIRB, e várias outras.
Turismo: A maioria dos pontos turísticos são gratuitos ou cobram barato.
Segurança: A cidade é muito perigosa, nas áreas de turismo existem muitos roubos, até a Orla é perigosa pela noite (no Guia 4 Rodas saiu uma ressalva para turistas não andarem à noite pela orla).
Hotel de Trânsito são 3. Um só de Oficiais, na Vila Militar da Pituba, com 16 habitações. Um misto em Amaralina, com 25 habitações. E outro misto também, do 19ºBC, HT Pirajá, com 7 habitações.
OM: No 4ª Cia de Gd é tranquilo. Outros quartéis: 6ªRM, 6ºD Sup, 17ªCSM, 18ªCSM, 19ºBC, 51ºCT, EsFCEx e Parque de Manutenção.


*AERONÁUTICA
- Quartéis: 1º/7º GAV, BASV, CASSAS, DTCEA-SV e PASV.
- Hotel de Trânsito: da Base, telefone: (71) 3377-8353 ou 8356, com 18 unidades para oficiais e 11 para SO e SGT.
- Hospital: 
- Vila:


*MARINHA
- Quartéis: BNA (na península do Paripe, na baía de Aratu), CPBA, DepNavSa, GptFNSa, GptNeste, SSN-2, CFSF, ERMSa e 2º DN.
- Hotel de Trânsito: Tem o Hotel do Distrito, na Barra, telefone: (71) 3320-3771; e também o Hotel da Base de Aratu, com 16 unidades, telefone: (71) 3307-3610.
- Hospital: Tem o HNSa.
- Vila:

Fonte: https://www.facebook.com/groups/cidadeinteressemilitar/doc/204043863031609/

12 comentários :

  1. Tem a Vila Militar de SGT de Matatu proximo ao Hiper Extra.

    ResponderExcluir
  2. Por favor, gostaria de informações atualizadas de Salvador, alguém tem?

    ResponderExcluir
  3. No cabula não é engenharia é o 19 BC infantaria, E no Cabula tem a vila de aptos da região para ST/SGT além da vila do 19 BC, para of e st/sgt.
    O tempo medio para as praças é de 3 anos.

    ResponderExcluir
  4. A fila de PNR ta em torno de 3 a 4 anos...
    Trânsito caótico, muito engarrafamento, SMU (Setor Militar Urbano) bem melhor de servir, mas aluguel nas proximidades é impagável por qualquer Sgt com empréstimo no FAM, cidade muito conturbada, perigosa e cara. Quer um conselho ? NÃO TRAGA SUA FAMÍLIA PARA SALVADOR. A única vantagem é o Colégio Militar, o resto... Fuja !!! é só pra gringo no carnaval. Aliás, é a única coisa bem organizada em Salvador, tire como exemplo o metrô, que tem mais de 14 anos que não ta pronto. Ame sua família, não peça, pergunte a quem serve lá e tire suas conclusões.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Silva Depois pelo que vc escreveu EU tô ferrado pois fui transferido pra salvador.

      Excluir
    2. Foi transferido para Salvador e estou desesperado. Tenho dois filhos pequenos e não sei o que fazer. Vou tentar a reversão!

      Excluir
  5. falam mal de salvador mesmo

    ResponderExcluir
  6. Alguém sabe o tempo de espera para PNR no CMS?

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde pessoal. Na EsFCEx, quanto tempo de espera pelo PNR Sgt? Assim como no CIGS, existe PNR funcional para monitores? Obrigado!

    ResponderExcluir
  8. Querem um conselho de um baiano,nascido e criado em salvador? Escolham cidades que dêem qualidade de vida a vocês e suas famílias e salvador infelizmente não é a cidade que irá oferecer isso aos senhores. Tanto que estou em Uberlândia e nem me vem a cabeça um retorno à Salvador, devido a grande violência que está tomando conta dá cidade,há lugares onde o tráfico já é muito forte e isso acaba se alastrando pra toda cidade.
    Em termos de moradia, acredito que as PNRs dá Pituba sejam as melhores, devido a localização do bairro, por ser área nobre , corredor dá vitória também deve ser um local agradável de morar.Mas os entornos são perigosos.
    Questão do trânsito... As linhas do metrô que nao ligavam nada a lugar nenhum GRACAS A DEUS estão em construção e ano que vem já será uma mão na roda pra desafogar o trânsito horrível que temos aqui.
    Em relação a lazer, tem 5 a 6 grandes shoppings, o teatro castro Alves, o parque de Pituaçu , toda a orla ( conselho, procurem praias fora da cidade de salvador, procurem praias do litoral norte, ou as dá ilha de Itaparica) muitas festas pra serem curtidas, bons restaurantes de comidas típicas.
    Particularmente prezo pela qualidade de vida minha e da minha família, então onde estou me sinto tranquilo e confortável de sair sem elevada preocupação, que ocorre quando estou aqui em SSA.

    ResponderExcluir
  9. morei 3 anos de aluguél em salvador e depois 1 ano no PNR da via naval da barragem .. quando estava no aluguél, morei nun bairro chamado PARIPE(subúrbio ferroviário) paga 450 de aluguem numa casa com 2 quartos grandes, sala,cozinha,varanda,1 banheiro e garagem... nunca tive nenhum problema referente a assalto no bairro q morei...tem muitos assaltos sim mas é nos pontos turísticos e nas áreas nobres de salvador como barra,comercio,ondina,pituba,rio vermelho... o barro paripe é próximo da vila naval da barragem e é perto da base naval de aratu onde meu esposo ainda está servindo embarcado na Cv Cabolclo... o metro de salvador ja está funcionando a 1 ano, liga varios pontos da cidade... o comercio é muito bom, tem de tudo que vc precisa.. o custo de vida é baixo..o clima é verão quase o ano todo e o inverno só chove a noite e quando chove de dia alaga tudas as ruas do centro da cidade q ninguém consegue nen ir trabalhar kkk... enfim, não achei salvador esse monstro todo que as pessoas falam nao.. esses 4 anos q estou aqui foi muuuuito tranquilo de viver.. Terrivel pra im é ter q ir pro Rj, ali sim é um inferno de se viver!!... atualmente estou morando na vila militar da barragem aqui em salvador,para cabos e sgt e estou amando morar aqui! lugar extremamente tranquilo, cheio de arvores de frutas,terreno a vontade pra minha cadelinha,estacionamento em cada prédio.. ficamos no térreo de um apartamento,todo bonitinho,bem pintado, com dois quartos,sala cozinha,area para mesa de jantar,varanda e lavanderia... quem tiver pra vir morar em salvador posso passar o contato do senhor que alugava casas onde morávamos..bem tranquilo e era 450,00 1º andar,casa toda gradeada...esse senhor tinha 4 casa q ele alugava.. se tiverem mais alguma duvida referente a salvador, podem me perguntar por e-mail ... thayse.ibgm@gmail.com

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

O que achou da postagem?
Comente Aqui e não esqueça de se identificar!

(Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog. Se achar que algo seja impróprio ou ilegal, denuncie para a administração.)

* AO COPIAR, DÊ OS CRÉDITOS DEVIDOS.