O que procurar em uma cidade?

     Olá a todos!
     A postagem de hoje, apenas pelo título, pode deixar a entender que iremos te convencer o que é importante e o que não é em uma cidade. Mas não se deixe levar pelas aparências. Temos plena consciência que cada um tem seus próprios almejos, parâmetros etc. e tal, então não tem como a gente te dizer tudo e apenas o que você deve procurar na hora de pedir transferência, assim como não podemos dizer que a cidade X é melhor que a cidade Y, é tudo muito subjetivo - tal qual a impressão das pessoas com determinado local varia de acordo com suas experiências e vivências, e você encontra pessoas amanda e odiando um mesmo lugar. Mas, afinal, quem está certo? A melhor resposta é que todos, ou ninguém. Só nós sabemos o que nos é essencial e como as respostas das pessoas ao nosso redor influenciam nossa vida. Além disso, muitas das vezes, deixamos que nossas frustrações pessoais ou profissionais influenciem nossa opinião sobre a cidade, nos tornando totalmente imparciais.
     Aí você deve estar se perguntando: "então que raios essas pessoas estão falando?". Ou melhor, "do que irão falar, então? Aonde querem chegar?". Pois bem, o que iremos abordar hoje é fazer um "check list" de pontos importantes e que, normalmente, são levados e conta por uma boa parte da comunidade antes de escolher qual o próximo destino. E como acabamos de ver que opinião sobre cidade é mais que relativa, vamos aqui apontar apenas critérios objetivos. Até porque acreditamos que uma cidade ser "boa" ou "ruim" nada mais é do que a forma como alguém a enxerga (cada um sabe seus parâmetros e desejos, lembra?).
     Na verdade, o post de hoje é para mostrar a vocês como procuramos as informações quando não temos nenhum morador para nos ajudar. Então vamos lá!


Aspectos geográficos da cidade: retiramos muitas informações, tais como número de habitantes, clima, e informações gerais da Wikipédia. É sempre bom dar uma olhada por lá antes de tudo para ter uma noção básica do lugar.
Custo de vida: Esse é um dado bem relativo. Até porque quando alguém diz que o custo de vida de determinado lugar é "alto" ou "baixo", tem como referência para comparação as cidades pelas quais já morou. Assim, para uma pessoa a cidade pode ser cara, já para outra ser média ou barata. Contudo há sites como o "custo de vida" que trazem números (o que pode ser mais objetivo), só ressaltamos que esses números são calculados a partir da média de contribuições de diversas pessoas em um período de tempo, dessa forma essas médias podem estar desatualizadas.
Distâncias entre cidades: No site distância entre cidades (uau, que nome criativo) obtemos a distância em linha reta e por estrada.
Bancos: Para descobrir quais bancos existem em cada cidade, usamos o site Agências Bancárias.
Aeroportos: O principal canal para obter informações sobre os aeroportos é o site da Infraero. Só destacamos que alguns aeroportos pequenos não constam no site.
PNR: Aqui não tem jeito, precisamos da ajuda dos moradores da cidade para nos passarem informações como tipo e quantidade de PNR, localização e infraestrutura da vilas e, claro, do tempo de fila de espera.
Aluguel: Existem vários sites de aluguel e compra de imóveis, os mais conhecidos são OLX e ZAP. Mas pode ser uma boa procurar os sites das imobiliárias da cidade para onde está indo, certamente encontrará mais opções.
Educação: Nosso foco aqui é informar se a cidade sedia algum dos 13 Colégios Militares, bem como recomendações de escolas. No campo do ensino superior, pesquisamos a existência de universidades e institutos federais e estaduais, além de algumas instituições de ensino privadas.
Saúde: Infelizmente precisamos da ajuda de moradores para afirmar acerca da funcionalidade do FuSEx na localidade. Portanto nos limitamos a procurar a existência de Hospital Militar ou Posto Médico de Guarnição.
Hotel de Trânsito: Retiramos do site do EB todos os locais que têm hotel de trânsito, assim como seus contatos. Além disso, temos também nossa postagem exclusiva sobre o tema, no qual temos o arquivo com todos os hotéis das três Forças.
Quartel: Também no site do EB (assim como no da FAB e da MB), você pode consultar quais as OMs de cada lugar do país. E quando o quartel tem um site próprio, conseguimos ainda mais informações.
Aeronáutica e Marinha: Infelizmente, não obtemos muitas informações de amigos das outras Forças, então as informações objetivas que achamos são as encontradas nos sites das instituições.


      Bom, essas são as nossas "dicas" de onde procurar informações objetivas das cidades que se esteja pesquisando. A maioria dessas informações já constam nos arquivos das cidades que temos aqui no blog. Mas como sabemos que somos humanos e podemos ter nos equivocado ou esquecido algo, fizemos esse post para "ensinar o caminho das pedras" que nós usamos.
      Por fim, ressaltamos - mais uma vez - a importância da colaboração da família militar para deixarmos o blog cada vez mais completo e, com isso, podermos ajudar melhor a maior quantidade de pessoas possível. Contamos com a sua ajuda com informações atuais da cidade onde está morando! Obrigado por nos ajudar a ajudar! :)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O que achou da postagem?
Comente Aqui e não esqueça de se identificar!

(Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog. Se achar que algo seja impróprio ou ilegal, denuncie para a administração.)

* AO COPIAR, DÊ OS CRÉDITOS DEVIDOS.