O Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB) é formado por, atualmente, 13 Colégios Militares, distribuídos em 11 estados, que oferecem o ensino fundamental II (do 6º ao 9º ano) e o ensino médio.
São eles:
Colégio Militar de Belém (CMBel)
Passagem de Comando do CMC. Fonte: Google. |
Colégio Militar de Brasília (CMB)
Colégio Militar de Campo Grande (CMCG)
Colégio Militar de Curitiba (CMC)
Colégio Militar de Fortaleza (CMF)
Colégio Militar de Juiz de Fora (CMJF)
Colégio Militar de Manaus (CMM)
Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA)
Colégio Militar de Recife (CMR)
Colégio Militar do Rio de Janeiro (CMRJ)
Colégio Militar de Salvador (CMS)
Colégio Militar de Santa Maria (CMSM)
Por que muitos militares optam por colocarem seus filhos em Colégios Militares?
Bom, além de ser um excelente colégio, ele é super barato (com o preço da mensalidade paga ao CM jamais o militar conseguiria pagar um colégio tão bom quanto, em qualquer lugar). O que encarece são os livros e uniformes (que são bem carinhos), mas há políticas de auxílio para os alunos que precisem.
Outro grande motivo é o fato dos conteúdos dados nas unidades ser praticamente o mesmo, fazendo com que a mudança de estado não prejudique a sequência de estudos do aluno.
Como entrar em um CM?
Há duas formas de ingresso nos Colégios Militares: por concurso público ou por amparo regulamentar. Os concursos são realizados, anualmente, para o 6º ano do ensino fundamental e para o 1º ano do ensino médio. O ingresso por amparo, especificado em regulamento, destina-se a atender os dependentes de militares, que sofrem os reflexos das obrigações profissionais dos pais em razão das peculiaridades da carreira.